Curiosidades

Afinal, os peixes realmente gostam de comer minhocas?

Afinal, os peixes realmente gostam de comer minhocas?

As minhocas são de longe as criaturas mais utilizadas pelos pescadores amadores na hora de tentar a sorte grande de pescar algo relevante em lagos e rios mundo afora. No entanto, o que pouca gente para pra pensar é que as minhocas não vivem e nunca chegaram a viver na água. Então, se as minhocas não vivem na água, por que elas são largamente usadas como iscas para pegar peixes? E, afinal, os peixes realmente gostam de minhocas? Para responder essas perguntas, vamos explorar alguns tópicos ao longo desse post que ajudam a nos dar uma ideia de como se popularizou toda essa cultura em torno da relação entre minhocas e peixes.

Analisando o habitat e estilo de vida das minhocas

De fato, a razão de você poder ver tantas minhocas no chão durante os períodos de fortes chuvas é porque, quando elas ficam presas em um solo que está muito molhado, essas criaturas não conseguem respirar adequadamente e precisam sair desesperadamente em busca de oxigênio, apesar de todos os riscos externos que essa fuga possa trazer para a sua vida. Como as minhocas não têm pulmões, mas ainda assim precisam de oxigênio, elas acabam adquirindo-o através de sua pele. Desse modo, durante as fortes chuvas, o alto teor de água do solo não permite que os gases se difundam pela pele, assim elas devem enfrentar o mundo da superfície ou morrer.

Bem, se você for para qualquer lago aleatório em alguma região do mundo, as chances de que os peixes que vivem por lá encontrem com frequência algum tipo de minhoca são bem pequenas. Claro, em alguns casos as tempestades podem até ajudar a levar algumas minhocas para lagos e lagoas ou alguns pescadores que capturam e liberam essas criaturas como iscas podem ajudar a criar uma pequena colônia em certos locais. Mas, o fato é que, na maioria dos casos, as minhocas não são algo que os peixes realmente podem encontrar naturalmente. Então, por que essa é a isca mais usada para pegar peixes?

Uma questão de semelhanças e praticidades

Embora seja totalmente verdade o fato de que é bem improvável que boa parte dos peixes encontrem alguma minhoca durante toda a sua vida, o fato é que é bem provável que elas se deparem algo muito parecido com uma. Alguns deles também podem comer coisas como sanguessugas e larvas de insetos, que se você analisar de perto poderá ver que se parecem com as minhocas propriamente ditas. O peixe-gato também come alguns tipos de vermes aquáticos, que são relativamente semelhantes às minhocas, embora sejam espécies mais distintas em termos comportamentais. Além disso, muitos peixes não costumam ser muito exigentes quanto aos alimentos que comem. Por exemplo, um bagre tem um apetite tão amplo que é capaz de comer insetos mortos, plantas, caracóis, ovos de peixe e até mesmo outros peixes.

Também vale destacar que, como qualquer pescador experiente poderá dizer, os peixes são geralmente atraídos pela isca por dois motivos: cheiro e movimento. Por exemplo, os peixes que habitam o oceano (ou pelo menos os peixes que habitam os oceanos que as pessoas geralmente desejam capturar) se alimentam principalmente de peixes menores ou carniça. Como tal, a isca cortada (como por exemplo pequenos pedaços de outros peixes) é geralmente a melhor escolha, já que o cheiro de sangue geralmente leva a melhor através do oceano e costuma atrair as presas com mais facilidade. No entanto, em lagos e lagoas, onde a dieta principal dos peixes é tende a ser pouco mais variada, as opções de isca são bem mais amplas. Por exemplo, peixes em lagoas ficam muito felizes e satisfeitos em comer insetos que caem na água enquanto comem pedaços de plantas mortas. Então, nesses casos, você pode pescar usando coisas como grilos, abelhas e até mesmo pedaços de pão. Você pode até mesmo comprar uma pasta especial que você pode esfregar na isca desejada para torná-la mais deliciosa e atraente para certas espécies de peixes. Muitos pescadores também costumam usar iscas que são projetadas para saltar ao longo da superfície da água, o que os levam a pensar que são pequenos insetos ou alguma outra coisa viva.

Com tudo isso em mente, podemos chegar a uma conclusão de que os peixes não são necessariamente grandes fãs das minhocas propriamente ditos. Na verdade, esses animais costumam comer qualquer coisa, sendo as minhocas uma boa escolha porque são fáceis de encontrar e costumam apresentar movimentos (ao ficarem asfixiadas na água) que atraem os peixes com facilidade. Os peixes em geral adoram o movimento, de modo que a maioria dos pescadores costuma dizer que você pode ser capaz de pescar muito mais com uma isca viva do que com uma morta.

Uma característica potencialmente evolutiva

Curiosamente, alguns cientistas também acreditam que algumas espécies de peixes já nascem com algum tipo de predisposição evolutiva para gostar de vermes. Em um experimento conduzido pelo Berkley Fish Research Center, alguns robalos que literalmente nunca tinha visto qualquer tipo de minhoca ou qualquer coisa que se parecesse com um verme na vida, foram colocados em tanques especiais onde os pesquisadores puderam fornecer pedaços de iscas plásticas penduradas que se pareciam com a comida que eles tinham recebido durante a vida toda. Para surpresa dos cientistas, os peixes simplesmente não pareciam estar interessados em morder as versões de plástico de sua comida normal. Posteriormente, os pesquisadores penduraram um outro tipo de isca de plástico que parecia com uma minhoca. Surpreendendo a todos mais uma vez, os robalos reagiram fortemente à isca, tentando morder todas as que foram usadas no teste. De fato, no final do teste descobriu-se que os robalos eram 10 vezes mais propensos a tentar comer iscas de plástico em forma de minhocas do que as iscas de plástico na forma de sua comida habitual.

Os pesquisadores ainda não conseguiram encontrar uma razão para explicar esse comportamento, especialmente considerando o fato de que os peixes gostavam do plástico em forma de minhoca mesmo quando a isca ficava imóvel. Seria essa uma predisposição evolutiva para gostar de vermes? Bem, essa continua sendo até hoje uma nota de rodapé interessante e exige que mais pesquisas na área sejam feitas. Além disso, essa pesquisa também levanta a questão de saber se a mesma coisa se aplica a outros peixes. Mas o fato é que os robalos realmente parecem gostar de coisas que se parecem com minhocas, ainda que elas sejam feitas de plástico puro.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!

Leia Também: