Boa parte da história humana pode ser facilmente retratada através das estátuas que vários povos resolveram construir para personificar emoções, histórias e experiências. Mas embora o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a Estátua da Liberdade nos Estados Unidos e o Exército de Terracota na China dominarem as atenções quando se trata de estátuas famosas, existem outras muito menos conhecidas que ainda assim são capaz de ocupar um lugar importante na imaginação humana. Confira a seguir algumas estátuas incríveis que você provavelmente nunca ouviu falar!

8. Estátua Colossal de Sapor I (Irã)

estatuas incriveis que voce nao sabia que existem 8

Escondida em uma caverna nas Cordilheira de Zagros do Irã, esta estátua retrata Sapor I, um governante da dinastia sassânida do século 3 dC. A estátua mostra Sapor I andando pela caverna e é muitas vezes reconhecida como uma das mais belas esculturas criadas pelo povo do Império Sassânida, principalmente pelo milagroso fato de que grande parte dela tenha sobrevivido para os visitantes de hoje apreciarem. Nas fotos, é difícil analisar o tamanho real da estátua, já que ela parece ter a mesma altura de um ser humano comum, mas na realidade, a estátua tem cerca de 6,7 metros de altura.

7. The Awakening (Estados Unidos)

estatuas incriveis que voce nao sabia que existem 7

Esta estátua, criada por J. Seward Johnson Jr., mostra um gigante lutando para se libertar e emergir das areias de uma região portuária em Maryland, nos Estados Unidos. O rosto do gigante com a boca aberta ecoando um grito silencioso, assim como seus membros agitados, são visualmente dramáticos, demonstrando o desespero que ele deve sentir durante sua luta. O tamanho enorme do gigante também é impressionante, já que tem mais de 21 metros de comprimento e um dos seus braços conta com 5 metros de altura.

6. Pequena Sereia (Dinamarca)

estatuas incriveis que voce nao sabia que existem 6

Esta estátua de bronze, baseada no conto de fadas de uma sereia que decide se tornar humana para ficar com o príncipe que ama, talvez seja uma das mais famosas desta lista. A história da estátua é tão impressionante quanto a própria figura. Construída há mais de cem anos, a história conta que Carl Jacobsen contratou um escultor para criar a estátua depois de se apaixonar pela personagem da Pequena Sereia durante uma apresentação de balé do conto. Infelizmente, a estátua sofreu uma série de ataques de vandalismo ao longo dos anos, perdendo a cabeça duas vezes e ficando sem um braço em uma ocasião. No entanto, ela foi recuperada em todos os casos e continua a olhar ansiosamente para a praia enquanto espera que seu príncipe apareça.

5. O Homem Pendurado (Tchéquia)

estatuas incriveis que voce nao sabia que existem 5

Esta estátua, relativamente simples em seu design, é realmente mais incrível por causa de sua localização, uma vez que fica bem acima de uma rua histórica em Praga, capital da Tchéquia (antiga República Tcheca). A estátua retrata Sigmund Freud (médico neurologista criador da psicanálise) e parece tão real que vários turistas já chegaram a acreditar que uma pessoa realmente estava pendurada e correndo risco de vida. O artista que criou a estátua, David Černý, tem obras espalhadas por toda a cidade, mas essa é geralmente considerada a “mais provocativa”, já que promove uma espécie de reflexão sobre o intelectualismo no século XX. Quando vista de perto, a estátua mostra Freud de um jeito muito indiferente, colocando uma das mãos no bolso enquanto olha para baixo, o que chama a atenção para o fato de que a nossa crença em algo é uma questão de perspectiva.

4. Przejście (Polônia)

estatuas incriveis que voce nao sabia que existem 4

O nome desta escultura, que inclui estátuas de 14 pessoas, significa algo como “Monumento dos Passageiros Anônimos”. Essas estátuas com formas humanas se afundam no concreto da calçada, desaparecendo lentamente de um lado da rua, enquanto ressurgem no lado oposto. O artista e diretor de cinema Jerzy Kalina decidiu criá-las para representar o período da lei marcial na Polônia, uma época em que muitos cidadãos foram forçados a ficar no subsolo para evitar serem presos ou tirados de suas casas no meio da noite. O poder visual da estátua é muito impressionante e conhecer a sua história torna toda a experiência ainda mais impactante para aqueles que a visualizam.

3. Appennine Colossus (Itália)

estatuas incriveis que voce nao sabia que existem 3

A estátua Appennine Colossus conta com cerca de 10,5 metros de altura e pode ser encontrada nos arredores de Florença, na Itália. Ela mostra uma figura humana que demonstra uma profunda conexão do homem com a cordilheira dos Apeninos, sugerindo um limite impreciso entre os humanos e a natureza que eles habitam. O gigante homem-montanha aparenta ser um homem velho de barba grande com a sua mão esquerda pressionando a cabeça do que parece ser um grande felino (talvez um tigre ou leão), que por sua vez jorra água da boca para um lago localizado logo abaixo. Em resumo, é uma incrível obra de arte que nenhum visitante de Florença deve perder.

2. Grande Buda de Leshan (China)

estatuas incriveis que voce nao sabia que existem 2

Maior estátua desta lista e maior estátua de Buda do mundo, o Grande Buda de Leshan é uma obra verdadeiramente incrível. A estátua retrata Maitreya e foi esculpida na pedra vermelha de um penhasco há mais de 1000 anos. A estátua é encontrada em um local onde três rios se conectam, adicionando uma profunda consciência da natureza ao seu design. O Grande Buda de Leshan tem cerca de 71 metros de altura. Para colocar isso em perspectiva, basta nos atentarmos ao fato de que os ombros da estátua poderia segurar uma quadra de basquete, inteira. Ou seja, essa enorme estátua de tirar o fôlego é certamente uma visita obrigatória para todos aqueles que viajam para a região de Leshan, na China.

1. Estátua dos cinco Budas (Tailândia)

estatuas incriveis que voce nao sabia que existem 1

Esta incrível estátua, como parte do templo Wat Pha Sorn Kaew, ainda não possui um nome próprio, mas é conhecida entre os turistas como “a estátua dos cinco Budas”. Representando cinco Budas de porcelana branca alinhados e cada vez maiores até alcançarem o maior e mais impressionante Buda, a estátua lembra um conjunto de bonecas russas matrioscas, pois imita a ideia de que cada segmento fica cada vez maior. Todo o local está situado no topo de uma montanha, a cerca de 800 metros acima do nível do mar e a paisagem circundante confere um lindo visual à estátua, que já é incrível por si só.

Qual das estátuas você achou a mais incrível? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!