Os seres humanos interagem com os cavalos há pelo menos quatro mil anos. Ao longo da história, esses animais sempre foram usados para fazer o trabalho duro em fazendas, servir como meio de transporte, fornecer auxílio nos campos de batalha durante as guerras e também para servir como fonte de entretenimento em circos. Segundo os pesquisadores, essas proezas são decorrentes do fato de que os cavalos são altamente inteligentes e capazes de reconhecer as emoções humanas, de modo que eles podem aprender a se comunicar conosco muito facilmente.

Existem mais de 350 raças de cavalos e pôneis no mundo, sendo que cada uma delas conta com uma personalidade e um caráter individual. Mas entre todas essas raças, existem algumas que se destacam por determinadas razões (principalmente por questões de raridade) e que por isso acabam sendo vendidas por preços incrivelmente altos.

A seguir, você pode conferir uma lista com as seis raças de cavalos mais caras do mundo e o que o proprietário pode esperar de cada um delas. No entanto, antes de prosseguirmos, é preciso mencionar que os preços para cavalos da mesma raça podem variar muito dependendo de sua educação, idade e experiência em competições. Além disso, os preços dos cavalos de elite podem atingir preços ainda mais astronômicos. Sem mais rodeios, chegou a hora de conhecer as raças de cavalos mais caras do mundo!

6. Paint Horse (até $ 4.000 dólares)

saiba quais sao as racas de cavalos mais caras do mundo 6

O preço de um Paint Horse costuma ficar na casa dos $ 3.000 dólares, mas pode chegar até $ 4.000! Especialistas dizem que a raça é altamente valorizada devido à combinação de inteligência, refinamento e aparência. Vale destacar que esses cavalos sempre apresentam características físicas distintas, graças às grandes manchas brancas que contrastam com seu corpo preto ou marrom.

A raça Paint Horse também apresenta alta velocidade e resistência. Além disso, essa raça tem a reputação de ser usada em grandes espetáculos, especialmente em circos. A raça também é conhecida por sua amabilidade e inteligência, o que torna este cavalo muito fácil de treinar.

5. Mustangue (até $ 10.500 dólares)

saiba quais sao as racas de cavalos mais caras do mundo 5

Pouca gente sabe, mas o nome “Mustangue” é uma variação da palavra espanhola “mestengo”, que significa “animal vadio”. No entanto, o seu preço (que pode chegar até $ 10.500 dólares) está longe de representar algo minimamente “vagabundo”. Os cavalos desta raça espanhola são geralmente tratados como animais domésticos, mas é importante destacar que essas criaturas têm uma personalidade selvagem e são conhecidas por sua inteligência. Por causa disso, esses cavalos são frequentemente usados para fins de lazer e viagens.

Outro ponto que merece destaque é o fato de que esta raça tem a reputação de ficar atenta a tudo o que acontece ao seu redor, podendo cuidar de si sem grandes problemas. Além disso, os cavalos dessa raça são aprendizes muito eficazes e são fáceis de treinar, sendo que quanto mais cedo o treinador começar a treiná-los, melhores serão os resultados a longo prazo.

4. Frísio (até $ 25.000 dólares)

saiba quais sao as racas de cavalos mais caras do mundo 4

É difícil não ficar impressionado com esta imponente raça de cavalos conhecida por sua coloração negra. Também é difícil não ficar chocado ao saber quanto custa um animal desse: até 25.000 dólares! Esta raça elegante é conhecida por sua marcha de passo alto, além de ser muito leal, de modo que uma vez que você tenha estabelecido uma certa conexão com um cavalo desse tipo, ele será muito fácil de ser manejado.

No passado, os cavalos da raça Frísio eram frequentemente usados em guerras devido à força de seus corpos e também pela sua capacidade de manter a calma, mesmo se estivessem em pleno campo de batalha.

3. Quarto de milha (até $ 50.000 dólares)

saiba quais sao as racas de cavalos mais caras do mundo 3

A raça quarto de milha é uma das mais mais populares da América do Norte e também é uma das mais caras do mundo. Os cavalos da raça quarto de milha são conhecidos por sua força e velocidade, combinadas com uma personalidade muito adaptável. Isso significa que eles podem ser usados para diferentes propósitos, como trabalho, competição ou apenas para companheirismo em sítios e ranchos. Além disso, a raça quarto de milha é uma das mais rápidas do mundo!

O preço de um cavalo dessa raça costuma variar bastante, mas pode facilmente chegar a $ 50.000 dólares a depender da origem do animal. No entanto, os donos costumam ficar felizes em pagar um preço tão alto por esse animal. Isso porque eles são muito inteligentes e podem ser facilmente treinados para eventos de grande exigência física, como rodeios ou corridas de barril.

2. Puro-sangue inglês (até $ 100.000 dólares)

saiba quais sao as racas de cavalos mais caras do mundo 2

Há muito poucos animais no mundo que conseguem exalar tanta elegância, poder e graça como o cavalo puro-sangue inglês. Por conta disso, não é surpresa para ninguém que esta seja uma das raças de cavalos mais caras do mundo, podendo custar cerca de $ 100.000 dólares, embora o preço varie de cavalo para cavalo. Esses cavalos são geralmente muito inteligentes e têm uma personalidade adaptável.

O puro-sangue inglês também pode ser treinado para diferentes propósitos, incluindo corrida, salto ou adestramento. De fato, esta raça foi criada para apresentar altas velocidades, capacidade atlética e resistência, podendo atingir velocidades de até 65 km/h. No entanto, treinar estes cavalos exige paciência e experiência. Como eles são animais de “sangue quente”, é preciso saber como lidar com a sua personalidade ousada e cheia de energia.

1. Cavalo árabe (até $ 1 milhão de dólares)

saiba quais sao as racas de cavalos mais caras do mundo 1

O cavalo árabe é sem dúvidas o mais caro da lista, já que o seu preço pode chegar até $ 1 milhão de dólares! No entanto, é importante deixar claro que o preço dos cavalos dessa espécie costuma variar consideravelmente, de modo que alguns desses animais podem ser comprados por preços mais “acessíveis”.

O que torna o cavalo árabe tão valioso? Bem, eles são especialmente conhecidos por sua resistência e podem lidar muito bem com competições de equitação. Também vale destacar que esta é uma das raças mais antigas conhecidas. O povo beduíno já domesticava esses animais no passado, o que contribuía para que esses cavalos mantivessem uma relação próxima com os humanos.  Desse modo, o cavalo árabe também acabou ficando conhecido por sua bondade. De fato, até mesmo Napoleão usou um cavalo árabe!

E você, já conhecia alguma das raças de cavalo apresentadas? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!