Nas últimas décadas, um bom carro se tornou praticamente indispensável para a locomoção em cidades de médio e grande porte. Talvez isso ajude a explicar a grande quantidade de indústrias automotivas existentes em todas as partes do mundo. Sem muitas surpresas, o setor automobilístico é um dos setores econômicos mais importantes do mundo. Para se ter uma ideia, bilhões de dólares são gerados anualmente em todo o mundo apenas no setor automotivo.

Mas entre todas as empresas automobilísticas existentes, algumas conseguem se destacar mais que suas rivais quando os seus lucros e volume de produção são colocados em comparação. Por isso, listamos aqui as sete marcas de carro mais valiosas do mundo, lembrando que essas empresas foram classificadas de acordo com o valor de sua capitalização de mercado. Confira!

7. Nissan

marcas de carro mais valiosas do mundo 7

Abrindo a nossa lista temos a Nissan, empresa automobilística fundada há mais de 85 anos no Japão. A empresa tem um valor de mercado atualmente estimado em mais de US $ 12,2 bilhões e tem aumentado consideravelmente o seu patrimônio nos últimos anos.

Como uma empresa mundial, a Nissan atende a um mercado bem diversificado, o que explica a sua oferta variada de produtos e a enorme quantidade de receita que recebe todos os anos. Basicamente, a empresa produz qualquer coisa, desde picapes a veículos elétricos e, graças a sua engenhosidade, a marca provavelmente vai continuar inovando nos próximos anos.

6. Hyundai

marcas de carro mais valiosas do mundo 6

Além de ser um orgulho nacional da Coreia do Sul, a Hyundai é uma das empresas de automóveis que mais crescem no mundo, o que explica o fato de ela ser uma das mais populares em todo o mundo nos dias de hoje. Seja na Europa, nas Américas, na África ou na Ásia, sempre há uma boa chance de você encontrar alguém dirigindo um Hyundai em algum lugar.

Vale destacar que seus carros são bastante acessíveis em termos de preços e também são muito eficientes, o que certamente ajuda a propaganda da marca e reflete nos números de vendas. De fato, essas são algumas das razões pelas quais a empresa vale mais de US $ 13,5 bilhões.

5. Ford

marcas de carro mais valiosas do mundo 5

Talvez não exista uma marca de carro mais clássica que a Ford. Fundada por Henry Ford em 1903, esta é uma empresa que fará com que você tenha dificuldades em encontrar uma pessoa em qualquer lugar do mundo que nunca tenha ouvido falar dela. Para se ter uma ideia, essa fabricante é tão popular que muitas pessoas conseguem até imaginar o som de um motor Ford ganhando vida.

Além de toda a sua fama, a Ford tem uma capacidade de produção incrível, já que a empresa chegou a produzir mais de 6,6 milhões de veículos apenas no ano de 2017. Por isso, não é surpresa para ninguém que essa montadora americana seja uma das empresas mais valiosas do mundo, tendo um capital equivalente a aproximadamente US $ 14 bilhões.

4. Honda

marcas de carro mais valiosas do mundo 4

A quarta colocada da nossa lista é a Honda, mas o número aqui pode ser um pouco distorcido porque essa montadora japonesa não fabrica apenas carros. Na verdade, ela ganha muito dinheiro com motocicletas, scooters e até motores a jato! No entanto, a Honda é uma marca mundial e vale a pena mencionar que ela registra um valor de mercado de aproximadamente US $ 23,6 bilhões.

Todo mundo já sabe que a Honda produz muitos carros, mas o que pouca gente sabe é que, quando se trata do futuro da humanidade, a Honda também está bem na fita. Isso porque a empresa costuma focar em áreas tecnológicas muito interessantes e promissoras como a inteligência artificial e a robótica.

3. BMW

marcas de carro mais valiosas do mundo 3

Finalmente chegamos aos três primeiros colocados da nossa lista e eles não poderiam ser diferentes. A maioria das empresas nesta lista possui origem alemã ou japonesa e as três primeiras colocadas não fogem dessa regra. Pois bem, a terceira colocada é alemã BMW. Fundada em 1916, essa gigante do setor automotivo tem um valor de mercado de incríveis US $ 41 bilhões.

Pouca gente sabe, mas a BMW foi inicialmente criada para fabricar motores de aviação. No entanto, as sanções aplicadas contra Alemanha no fim da Primeira Guerra Mundial fizeram com que a empresa fosse obrigada a mudar o seu foco para o setor automobilístico. E, convenhamos, isso deu muito certo, já que a BMW é conhecida nos dias atuais pela qualidade dos seus carros voltados aos motoristas mais exigentes.

2. Mercedes-Benz

marcas de carro mais valiosas do mundo 2

A empresa vice-campeã da nossa lista também é de origem alemã, mas a diferença de valor entre a terceira colocada é uma loucura. Quando cito “loucura”, quero dizer que é uma diferença de quase US $ 8 bilhões em valor de mercado. Estou falando da famosa Mercedes-Benz, uma das marcas de carro mais valiosas do mundo, com um valor de mercado que gira em torno de US $ 48,6 bilhões.

Apesar de ser uma marca que é sinônimo de classe e conforto, a Mercedes teve que percorrer um longo caminho para se tornar a gigante que é hoje. De fato, muitos especialistas sugerem que boa parte do sucesso da Mercedes está altamente relacionado às boas gestões em tempos de crise e aquisições bem-sucedidas de empresas menores. Indiscutivelmente a marca que mais vende veículos premium do mundo, a Mercedes existe há mais de 90 anos no mercado.

1. Toyota

marcas de carro mais valiosas do mundo 1

Se você é do tipo de pessoa que gosta de olhar o mundo ao seu redor quando está andando ou dirigindo pela rua, você provavelmente já tinha uma boa ideia de que o número um dessa lista iria, sem dúvidas, para a Toyota. Essa empresa japonesa é uma das marcas mais acessíveis e produz alguns dos melhores carros do mercado.

Fundada em 1937, a Toyota recentemente se tornou a líder mundial em vendas de veículos híbridos, além de ser uma das empresas que mais incentivam a adoção de veículos desse tipo, o que ajuda a explicar os seus investimentos voltados a novas tecnologias. Atualmente, a empresa vale mais de US $ 53,4 bilhões e é de longe a fabricante de automóveis mais rica do mundo.

E você, tem alguma preferência pelos carros de alguma das marcas citadas? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!