Curiosidades

Saiba quem são os guitarristas mais ricos do mundo

Saiba quem são os guitarristas mais ricos do mundo

Se você já se pegou cantarolando um solo de guitarra extraído da sua música favorita, saiba que você certamente não está sozinho! De fato, os guitarristas são músicos tão talentosos que são capazes de criar as partes mais reconhecíveis e cativantes de boa parte das canções de rock, o que ajuda a explicar a sua importância para a devida coesão do som de uma banda.

No entanto, embora muitos guitarristas tentem ganhar a vida tocando o seu instrumento, apenas alguns realmente conseguem alcançar um grande nível de sucesso. E como sucesso e dinheiro são coisas que se combinam muito bem, resolvemos listar aqui no TriCurioso os guitarristas mais ricos do mundo, lembrando que todas as fortunas mostradas aqui estão estimadas em dólares americanos. Confira!

7. Brian May (US $ 177 milhões)

Brian May ficou famoso por ser o guitarrista do Queen, se transformando desde então em uma referência do rock internacional. Após a morte do vocalista Freddie Mercury, o Queen entrou em hiato até que ele e o baterista Roger Taylor começaram a se apresentar anos depois com Adam Lambert nos vocais.

Pouca gente sabe, mas Brian May também é astrofísico! Ele atuou como chanceler da Universidade John Moores de Liverpool até 2013 e também é ativista dos direitos dos animais, criando a Save Me Foundation em 2010, uma instituição que combate a caça às raposas e o abate de texugos. Estima-se que a sua fortuna gire em torno de US $ 177 milhões.

6. Bob Dylan (US $ 180 milhões)

Bob Dylan tem estado ativo no mundo da música desde os anos 1960, no qual ele criou seus álbuns mais conceituados até hoje, o que ajuda a explicar a sua fortuna acumulada de aproximadamente US $ 180 milhões. Embora ele tenha começado como um artista acústico, ele adotou a guitarra elétrica em 1965 para a alegria de muitos fãs.

A revista Rolling Stone já nomeou Dylan como o segundo melhor artista da música de todos os tempos, na frente até mesmo de Elvis Presley (que ficou na 3ª posição) e ficando atrás somente dos Beatles. “Like a Rolling Stone”, uma canção que ele escreveu em 1965, foi escolhida pela revista como a maior canção de rock de todos os tempos.

5. Dave Grohl (US $ 280 milhões)

Ao longo de sua carreira, Dave Grohl já esteve envolvido em muitos projetos musicais, mas os dois que mais contribuíram para o a sua fortuna avaliada em US $ 280 milhões são as bandas Nirvana e Foo Fighters. No caso do Nirvana, Dave Grohl ficou envolvido como baterista da banda até 1994, quando o projeto acabou por conta da morte do vocalista Kurt Cobain.

Quando o Nirvana acabou, Grohl decidiu criar o seu próprio projeto, o Foo Fighters, que continua produzindo álbuns e lotando estádios até hoje. O Foo Fighters já vendeu mais de 12 milhões de álbuns e ganhou quatro Grammys, incluindo o de melhor álbum de Rock!

4. Eric Clapton (US $ 200 milhões)

Um dos maiores e mais influentes artistas de todos os tempos, Eric Clapton também detêm a façanha de ser o único guitarrista a ser introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll por três projetos diferentes: pelo Cream, pelo Yardbirds e por sua sua carreira solo. Só por conta disso já dá para entender como ele conseguiu reunir uma fortuna de aproximadamente US $ 200 milhões, não é mesmo?

Clapton ainda se apresenta nos dias atuais e está programando uma grande turnê para o mês de setembro. Um de seus locais mais tocados é o Royal Albert Hall, onde ele se apresentou pela primeira vez em 1964 e retornou 200 vezes depois! Outro fato curioso sobre Eric Clapton é que ele prefere se apresentar com sua guitarra Stratocaster preta, carinhosamente apelidada de “Blackie”.

3. Bruce Springsteen (US $ 340 milhões)

Líder da E Street Band e reconhecido em todo o mundo por seus inúmeros prêmios recebidos, Bruce Springsteen tem um patrimônio líquido acumulado de US $ 300 milhões, o que não é nenhuma surpresa, dado o seu grande número de hits comerciais e tempo na indústria da música. Para se ter uma ideia, Bruce Springsteen já vendeu mais de 135 milhões de discos em todo o mundo, fazendo dele um dos artistas mais bem-sucedidos de todos os tempos.

Conhecido por suas performances ao vivo bastante empolgantes, Springsteen continua a lançar novas músicas e recentemente atuou na Broadway, tocando suas próprias canções e relatando anedotas de sua autobiografia, Born to Run, que foi lançada em 2016.

2. Keith Richards (US $ 340 milhões)

Keith Richards é o guitarrista dos Rolling Stones e um dos artistas de rock de maior sucesso da história da música, o que explica a sua fortuna estimada em US $ 340 milhões. O que é mais incrível que sua fortuna é o fato de que Richards está se aproximando do sexagésimo aniversário de sua carreira como guitarrista, já que ele começou a se apresentar por volta de 1960.

Além de seu trabalho com os Stones, Richards lançou seu próprio material solo em três álbuns e também participou de projetos paralelos como o X-Pensive Winos. Vale destacar que Keith Richards também é um vocalista muito talentoso, dividindo as funções com o vocalista principal Mick Jagger em várias músicas ao longo da discografia dos Rolling Stones.

1. Paul McCartney (US $ 1,2 bilhão)

Embora desempenhe a função de baixista na maioria das suas apresentações, Sir James Paul McCartney também é um exímio guitarrista, por isso figura na nossa lista. Por ter sido um membro dos Beatles, banda apontada pela revista Rolling Stone e outras publicações como a maior de todos os tempos, não é surpresa para ninguém o fato de que o patrimônio líquido de McCartney esteja avaliado na casa do US $ 1,2 bilhão.

Sua carreira solo também tem sido bastante proveitosa. Tanto é que Paul lançou um álbum, Egypt Station, no ano passado, que por sua vez foi o primeiro desde 1982 a alcançar o topo da parada da Billboard. Quanto a sua vida pessoal, ele é um ativista dos direitos dos animais, vegetariano assíduo e foi condecorado pela rainha Elizabeth II em 1997 por seu trabalho na indústria da música e do entretenimento.

E você, curte o trabalho de algum dos guitarristas mostrados aqui? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: