Hoje, cerca de 60 milhões de carros são produzidos por ano, o que já é um número surpreendente por si só. Mas apesar dos veículos serem tão comuns nos dias atuais, pouca gente conhece a história por trás das marcas de automóveis que vemos nas estradas todos os dias. De fato, cada marca de carro conta com a sua própria história cheia de detalhes interessantes, ou até mesmo inusitados, em alguns casos.

Na lista a seguir, você vai descobrir quais são as marcas de carro mais antigas do mundo. Cada uma delas já ultrapassou facilmente a marca dos 100 anos, tornando-as merecedoras de uma menção honrosa, já que não é nada fácil sobreviver por tanto tempo em um mercado tão competitivo como o setor automobilístico. Confira!

6. Renault

marcas de carro mais antigas do mundo 6

Fundada como Société Renault Frères, esta famosa montadora foi lançada pelos irmãos Louis, Marcel e Fernand Renault. Louis, um engenheiro, era o responsável pela elaboração dos protótipos antes mesmo da fundação da empresa em 1899, enquanto que seus irmãos lidavam com a parte administrativa.

A Renault começou a produzir seus próprios motores de forma independente em 1903. A empresa também expandiu a sua produção para a construção de caminhões, ônibus e veículos de carga antes mesmo da Primeira Guerra Mundial, o que impulsionou um rápido desenvolvimento em um espaço de tempo relativamente curto.

Hoje, a Renault é uma das montadoras mais reconhecidas do mundo, produzindo desde automóveis pequenos até caminhões. Também vale destacar que a Renault já conquistou muitos prêmios internacionais, além de ter sido bicampeã na Fórmula 1.

5. Land Rover

marcas de carro mais antigas do mundo 5

Originalmente fundada em 1896 como Lancashire Steam Motor Company, esta marca inglesa passou por muitas mudanças de nome ao longo dos anos, embora a sua essência automobilística tenha sofrido poucas alterações. Curiosamente, essa empresa inicialmente produzia cortadores de grama a vapor e, eventualmente, resolveu fabricar a sua primeira van a vapor pouco tempo depois.

Na década de 1980, a Land Rover percebeu que a fabricação de carros de luxo estava se tornando uma tendência no mercado automobilístico, o que a fez mirar os seus esforços de uma forma ainda mais agressiva nesse nicho bastante lucrativo. De lá pra cá, a empresa tem buscado atender uma crescente demanda por carros utilitários esportivos na Europa com designs bastante atrativos, o que ajuda a consagrá-la como um verdadeiro ícone britânico.

4. Škoda Auto

marcas de carro mais antigas do mundo 4

A montadora Škoda Auto foi fundada como Laurin & Klement em 1895 e inicialmente fabricava bicicletas, motocicletas e carros em Mladá Boleslav, no antigo Reino da Boêmia. Desde que começou a produzir carros, a empresa rapidamente se tornou a maior fabricante de automóveis de toda a Áustria-Hungria. Em 1925, a empresa foi adquirida pelo conglomerado industrial Škoda Works e por isso acabou sendo renomeada para Škoda Auto. Em 2000, a empresa tornou-se uma subsidiária do Grupo Volkswagen.

Hoje, a Škoda é a maior e mais popular marca de carros da República Tcheca, uma popularidade que reflete na sua participação em pesquisas tecnológicas e em competições de automobilismo. De fato, um modelo de carro especial desta montadora chegou a quebrar o recorde mundial de carro mais rápido do mundo com um motor de até dois litros em 2011, atingindo a velocidade de 365 km/h.

3. Opel Automobile GmbH

marcas de carro mais antigas do mundo 3

Mais conhecida simplesmente como Opel, esta marca de automóveis foi fundada 21 de janeiro de 1862 como uma fabricante de máquinas de costura. A empresa começou a fabricar bicicletas em 1886 e deu início a fabricação do seu primeiro carro em 1892. A Opel estreou oficialmente o seu primeiro automóvel no Salão Automóvel de Hamburgo de 1902, mas só mudou o foco apenas para a produção de automóveis quando a  sua fábrica sofreu um incêndio alguns anos mais tarde.

Depois do trágico evento, a empresa decidiu se reconstruir ao fabricar apenas carros, abandonando o antigo negócio de máquinas de costura. Em 1913, a Opel se tornou a maior empresa automobilística da Alemanha e em 1930 já liderava a produção em toda a Europa.

Vale destacar que a Opel não fabricou apenas automóveis com a sua própria marca, mas também chegou a vender alguns veículos sob as marcas Vauxhall, Buick e Holden. A Opel é agora uma subsidiária do Groupe PSA. A montadora também participa constantemente de competições de automobilismo ao redor do mundo.

2. Tatra

marcas de carro mais antigas do mundo 2

Fundada como Ignatz Schustala & Company, A Tatra foi inicialmente criada para fabricar carruagens puxadas por cavalos. No entanto, em meados de 1891, o então diretor técnico da Tetra, Hugo Fischer von Roeslerstamm, resolveu usar o seu amor pelos automóveis como inspiração para fabricar o primeiro carro da empresa, chamado Präsident, no final daquele ano.

A popularização da Tatra veio com a produção de motores e caminhões-tanque para os militares alemães durante a Segunda Guerra Mundial. A empresa deixou de produzir carros de passageiros oficialmente em 1999, mas continua no mercado automotivo até hoje fabricando caminhões. Karel Loprais, um renomado corredor de caminhões da República Tcheca, venceu o Rally Dakar seis vezes com um veículo Tatra.

1. Peugeot

marcas de carro mais antigas do mundo 1

A Peugeot abriu suas portas em 1810, inicialmente como uma empresa familiar de moagem de café. No entanto, Armand Peugeot, fundador da empresa, sempre foi um empresário visionário que logo se interessou pela fabricação de automóveis, o que levou a companhia a experimentar novos ares.

O primeiro carro da Peugeot foi lançado através de uma colaboração com o industrialista Leon Serpollet no ano de 1889, três anos após o início das operações automobilísticas da empresa. O problema era que esse veículo apresentava um motor a vapor que não era muito confiável para a produção em massa. Por isso, no ano seguinte, Armand Peugeot decidiu investir na produção de um melhor carro de combustão interna ao contar com a ajuda dos motores produzidos pela Panhard-Daimler.

Ao longo dos anos, a Peugeot conseguiu se firmar entre as montadoras mais bem-sucedidas do mundo. O seu maior sucesso comercial foi o Peugeot 206, que até hoje figura na lista dos carros mais vendidos da história. Além disso, a Peugeot tem investido na participação de campeonatos esportivos, especialmente no Rally, como uma forma de desenvolver novas tecnologias ao mesmo tempo em que promove a marca. Ao longo de sua história, a Peugeot Sport chegou a vencer cinco Campeonatos Mundiais de Rally.

E você, já conhecia todas as montadoras mencionadas na lista? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!