O corpo humano é cheio de surpresas, ainda hoje existem fatos sobre ele que a ciência ainda não descobriu e que nos deixam bastante curiosos. Não podemos negar que tudo o que forma o nosso corpo é de fato bastante surpreendente, afinal de contas, ele já passou por muita evolução no decorrer do tempo.

Existem algumas coisas que acontecem no nosso corpo que acabam ficando fora da nossa compreensão, até tentamos entender, porém nem sempre conseguimos. Algumas reações como as aftas por exemplo acabam acontecendo constantemente, mas afinal de contas, o que são aftas? Qual a causa? Se você já teve essa dúvida, continue aqui, pois iremos responder agora mesmo.

O que são aftas?

O que são?

As aftas são pequenas lesões provocadas por processos inflamatórios geralmente são ovais, possuem uma coloração branca ou amarelada e é cercada por uma região avermelhada. As aftas ocorrem sempre na boa e apesar de não serem contagiosas, elas muitas vezes são confundidas com herpes.

Elas também são conhecidas como estomatite aftosa recorrente e dependendo do caso pode aparecer uma única afta, ou várias juntas. Elas sempre causam dor e desconforto e pode levar de dias até semanas para sarar completamente.

O que são aftas?

Quais são as causas?

Não dá para afirmar com toda certeza o que causa o surgimento das aftas, porém alguns fatores isolados ou em conjuntos podem ser levados em consideração. Pequenos machucados na parte interna da boca decorrente de acidentes ou escovação excessiva podem criar um ambiente ideal para o aparecimento das aftas.

Sistema imunológico debilitado, carência de vitamina B12, reações alérgicas à bactérias bucais, doenças inflamatórias no aparelho digestivo e até mesmo estresse emocional podem acabar contribuindo para o surgimento das aftas. Qualquer pessoa pode vir a ter aftas, porém elas são mais comuns em mulheres.

O que são aftas?

Qual o tratamento?

Não existe um exame específico para identificar uma afta, até porque nós mesmos conseguimos perceber a presença dela. Aftas pequenas não precisam de tratamento e desaparecem em até duas semanas, mas vale lembrar que todo cuidado é necessário para que não machuque a região onde ela se encontra, pois pode acabar atrasando o processo de cicatrização.

Se houver muita dor e a pessoa não está conseguindo se alimentar ou até mesmo falar direito, é necessário procurar um médico que irá receitar um analgésico e anti-inflamatório, além da aplicação de uma pomada com analgésico. Alimentos ácidos também devem ser evitados durante o processo de recuperação, além de que deve-se escovar os dentes com suavidade para não machucar mais.

O que são aftas?

Se após 3 semanas ainda houver afta, é importante que procure um médico para verificar que não existe algo a mais que necessite de tratamento, 3 especialistas podem ser procurados, são eles: clínico geral, odontologista e gastroenterologista. Vale lembrar que a afta em si não apresenta risco para a saúde.

Gostou de entender um pouco mais sobre as aftas? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!