Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

O que é displasia cleidocraniana?

O que é displasia cleidocraniana?

Com tantas pessoas espalhadas no mundo, dentre elas, existem aquelas que são portadoras de alguma doença ou síndrome. Atualmente, com a ciência bastante avançada, temos tratamento para quase tudo, além disso muitas novidades acabam surgindo de acordo com o decorrer do tempo, o que nos deixa cada vez mais esperançosos.

Desde 2016, a série Stranger Things é um verdadeiro sucesso e se você a assiste, certamente conhece o personagem Dustin, Gaten Matarazzo é o ator que dá vida a ele e é portador da displasia cleidocraniana, mas você sabe o que é isso? Não precisa de preocupar, pois iremos explicar bem agora mesmo.

O que é displasia cleidocraniana?

O que é?

A displasia cleidocraniana (DCC), também conhecida como disostose cleidocraniana é uma doença genética muito rara que acaba atrasando o desenvolvimento dos ossos do crânio e da região do ombro da criança. Para se ter ideia, essa doença é tão rara que acomete 1 em cada  1 milhão de pessoas no mundo.

Ela é causada por mutações no gene CBFA1 (RUNX2), isso faz com que se ative a diferenciação osteoblástica que é localizada no cromossomo 6p21. A DCC foi descrita primeiramente em 1898, ou seja, já foi descoberta há um bom tempo.

O que é displasia cleidocraniana?

Características

Os portadores da DCC de maneira geral apresentam uma baixa estatura e as clavículas podem estar sem muito desenvolvimento ou completamente ausente, permitindo assim que os ombros se aproximem da linha média. A face do paciente também pode parecer pequena quando comparada ao crânio, isso por conta da hipoplasia do crânio.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Os pacientes portadores da DCC costumam não trocar a dentição decídua (dentes de leite) pela permanente, mantendo assim muitos dentes inclusos. Além disso os pacientes possuem dentes extranumerários e mesmo que ocorra a perda dos dentes de leite, eles não costumam tomar o lugar, dando assim a falsa impressão de falta de dentes.

O que é displasia cleidocraniana?

Quem pode ter?

A displasia cleidocraniana é mais comum em crianças, onde na maioria das vezes um ou ambos os pais possuem a síndrome. Porém como ela é provocada por uma alteração genética, a DCC pode surgir em filhos de pessoas que não possuem a síndrome. A DCC não apresenta predileção por sexo, logo pode afetar tanto homens quanto mulheres.

Diagnóstico

A síndrome não pode ser identificada em bebês, pelo fato de afetar principalmente a dentição permanente, além disso, a hipoplasia do terço médio da face costuma ser mais evidente somente durante a puberdade. Geralmente a DCC é completamente desconhecida pelo paciente ou familiares até que o médico identifique.

O que é displasia cleidocraniana?

O pediatra após observar características da displasia cleidocraniana, solicita exames como raio X, por exemplo para poder confirmar se realmente existem alterações dos ossos no crânio ou no tórax e assim dar um diagnóstico definitivo.

Tratamento

Em grande parte dos casos não é necessário fazer qualquer tipo de tratamento para corrigir as alterações que são provocadas pela DCC, já que elas não impedem o desenvolvimento da criança e nem mesmo a boa qualidade de vida.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O que é displasia cleidocraniana?

Por outro lado, existem casos quando a malformação é maior, o médico recomenda algumas cirurgias dentárias para colocar ou até mesmo remover dentes, assim adequando a estrutura da boca ao seu desenvolvimento natural, como foi o caso do ator Gaten Mtarazzo que fez a cirurgia em abril de 2017.

Gostou de saber mais sobre a DCC? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!

Leia Mais

Curiosidades

As mitologias estão espalhadas por  toda parte, em todas as culturas e cada uma tem sua identidade. Atualmente, existem pessoas que acreditam em alguma...

Curiosidades

Existem diversos animais domésticos espalhados pelo mundo e a maior parte deles, como bem sabemos são cães e gatos. Mas também sabemos que cuidar...

Curiosidades

Não é novidade para ninguém que o Brasil é enorme e cheio de diversidades culturais. Cada região do nosso país possui histórias fascinantes e...

Curiosidades

Sabemos que tudo que existe possui um propósito, certo? Por exemplo, a água existe para que possamos saciar nossa sede, regar as plantas, suprir...

Curiosidades

Acho difícil alguém não conhecer o salgadinho Doritos, famoso no mundo inteiro por possuir um sabor impressionante que se destaca no meio de seus...