Não é surpresa para ninguém o fato de que os seres humanos absolutamente adoram um bom festival. Reuniões comunitárias para celebrar coisas variadas, como uma boa colheita ou até mesmo datas religiosas, ocorrem em todo o mundo desde que o homem aprendeu a festejar. De fato, muitos desses eventos são tradições consagradas pelo tempo e que acabaram ficando impregnadas na cultura e nos costumes locais.

Os festivais modernos geralmente celebram coisas como comida, música e tradições culturais, sendo realizados a todo momento em algum lugar do mundo. No entanto, há também alguns festivais verdadeiramente bizarros que são capazes de deixar qualquer pessoa de boca aberta. O mais interessante é que alguns desses festivais incomuns são baseadas em cerimônias tradicionais, enquanto outros são realizadas em prol de uma boa causa.

Seja com objetivos como saltar sobre bebês ou tocar instrumentos debaixo d’água, listamos aqui alguns dos festivais mais incomuns de todo o mundo. Confira!

6. Festival de pistolas de água (Coreia do Sul)

conheca os festivais mais bizarros do mundo 6

Não há nada como uma boa guerra de pistolas de água com os amigos para se refrescar em um dia quente de verão, não é mesmo? Pois bem, existe um festival no distrito de Sinchon, em Seul, capital da Coréia do Sul, que levou essa diversão a um nível totalmente novo. O Water Gun Festival originou-se como um evento de verão para que os estudantes universitários locais pudessem vencer o calor de alguma forma. No entanto, o Water Gun Festival acabou ganhando tanta popularidade que se tornou um dos festivais de verão mais populares de Seul.

Os frequentadores desse festival também podem vestir fantasias especialmente confeccionadas enquanto guerreiam com armas de todas as formas e tamanhos ao som de músicas eletrônicas. Também é importante destacar que, caso algum turista entre na zona de batalha de água sem uma pistola, ele pode comprar uma no local e participar da diversão sem problemas.

5. Festival de música subaquático (Estados Unidos)

conheca os festivais mais bizarros do mundo 5

Cantar no chuveiro até pode ser um passatempo popular, mas o que você acha de um festival de música inteiramente realizado debaixo d’água? Pois bem, esse festival existe e acontece anualmente no estado americano da Flórida! O Underwater Music Festival foi criado na década de 1980 para promover a conscientização das pessoas sobre questões envolvendo a preservação dos recifes de coral.

Os fãs desse evento se reúnem debaixo d’água todos os meses de julho, muitas vezes vestidos de peixe e tocando instrumentos especialmente decorados com temas náuticos. As pessoas que preferem ficar em terra firme desfrutam de músicas com temas oceânicos que são transmitidas pela estação de rádio local por meio de alto-falantes. Os participantes do evento ainda podem desfrutar de uma série de atividades do festival na praia.

4. Festival da lama (Coreia do Sul)

conheca os festivais mais bizarros do mundo 4

Turistas e moradores locais da cidade de Boreyong, na Coreia do Sul, são felizes como porcos na lama durante o mês de julho. Durante duas semanas, o Boryeong Mud Festival atrai milhões de visitantes de todas as partes do mundo. Nesse evento, qualquer pessoa pode mergulhar na lama ao longo da costa e aproveitar os supostos benefícios cosméticos das qualidades minerais da argila.

Esse curioso festival teve início no final dos anos 90 para promover os produtos cosméticos à base de lama da região, mas acabou se transformando em um grande evento turístico. Caminhões cheios de lama são dispostos na praia Daecheon, onde os apreciadores promovem competições bizarras como lutas e esqui na lama, sem falar na pintura corporal com lama especialmente colorida. Além disso, também é possível desfrutar de uma massagem de lama rejuvenescedora.

3. Festival internacional de captura de minhocas (Inglaterra)

conheca os festivais mais bizarros do mundo 3

Capturar de minhocas pode até não ser a coisa mais divertida a se fazer no tempo livre, a menos que você seja um grande pescador à procura de iscas frescas. No entanto, centenas de pessoas participam todos os anos de um festival de captura de minhocas realizado na pequena cidade de Blackawton, no condado inglês de Devon. O objetivo é simples: coletar o maior número de minhocas em 15 minutos.

Os competidores podem usar qualquer meio para pegar as minhocas, incluindo o uso de garfos e até mesmo pássaros devidamente treinados! Vale destacar que a competição costuma acabar em pouco tempo, mas os moradores locais sempre promovem várias outras atividades ao longo do dia para entreter os frequentadores do festival.

2. Guerra do esterco de vaca (Índia)

conheca os festivais mais bizarros do mundo 2

Por mais bizarro que isso possa parecer, ser atingido por um cocô de vaca voador é considerado um sinal de boa sorte em uma aldeia na região de Pradesh, na Índia. A cada mês de abril, os moradores de Kairuppala jogam esterco de vaca uns nos outros como parte de uma tradição que se tornou um festival bem inusitado (e fedido).

Os moradores locais acreditam que essa guerra bizarra tem a capacidade de trazer saúde, prosperidade e chuva a qualquer um que tenha a “sorte” de ser atingido pelos estercos voadores. Por isso, se algum dia acontecer de você acabar sendo acertado por um pedaço de esterco de vaca voador, não se preocupe, já que além da suposta boa sorte, alguns indianos dizem que ele contém qualidades curativas especiais.

1. Festival de salto sobre bebês (Espanha)

conheca os festivais mais bizarros do mundo 1

Você já deve saber que existem algumas tradições de batismo bem incomuns em todo o mundo, mas o festival de saltos sobre bebês realizado anualmente na cidade de Castrillo de Murcia, na Espanha, é um forte candidato para ganhar o título de cerimônia de batismo mais bizarra do mundo ocidental. Desde os anos 1600, os moradores locais levam seus bebês para serem abençoados durante a Festa de Corpus Christi, realizada em junho.

Durante o El Salto del Colacho, homens vestidos como o Diabo (vestindo ternos vermelhos e amarelos) pulam sobre os bebês, que ficam deitados em colchões espalhados pelas ruas. Depois do salto do tal “Diabo”, os bebês recebem um banho de pétalas de rosa. Embora isso originalmente fosse apenas um costume local, pessoas de toda a região agora trazem seus bebês para serem abençoados nesse festival pra lá de bizarro.

Qual dos festivais listados você achou o mais bizarro? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!