Desde muito tempo a religião está presente na vida das pessoas e é comum encontrarmos várias delas espalhadas por aí, até porque todas arrastam fiéis e simpatizantes por onde passam. Não dá para saber o número exato de religiões que existem atualmente, porém boa parte delas são bem conhecidas, como é o caso do budismo e islamismo.

Cada religião possui uma forma de expressar a sua fé, boa parte delas oram ou rezam, mas afinal de contas, você sabe a diferença entre orar e rezar? Já teve ou tem essa curiosidade? Então você está no post certo, continue lendo pois temos a resposta.

Qual a diferença entre oração e reza?

Oração

Na maior parte das vezes, a oração é diretamente associada ao cristianismo protestante que surgiu lá no século XVI, porém é importante deixar claro que esse ato pode ser encontrado sendo praticado por qualquer outra religião.

O verbo “orar” se origina da palavra latina “oro” que significa “falar” ou “dizer”, ela se encaixa perfeitamente no ato de uma conversa com alguma divindade ou ser transcendente, isso de acordo com cada crença. A oração é espontânea, assim permitindo que as pessoas usem palavras próprias. Qual a diferença entre oração e reza?

Segundo líderes religiosos, existem vários tipos de oração, como a de súplica e agradecimentos, por exemplo, ou até mesmo a oração de adoração e louvor. A oração pode ser feita de forma individual ou em um grupo de pessoas reunidas.

Sempre que uma oração é iniciada, é comum que as pessoas fechem os olhos, isso serve para que elas consigam se desligar do mundo e se concentrem somente nas preces a serem feitas, afinal de contas, deve-se evitar ao máximo que se interrompa a oração.

Qual a diferença entre oração e reza?

Reza

Se por um lado a oração é associada ao cristianismo protestante, a reza é bastante associada ao catolicismo, porém pode ser realizada dentro de outras religiões também, embora não seja nenhum pouco comum encontrarmos o ato sendo feito em religiões protestantes.

A palavra “rezar” também vem do latim e quer dizer “recito”, “ler em voz alta” e até “apresentar lendo”. A reza nada mais é do que recitar algum texto ou escritura.

Qual a diferença entre oração e reza?

Diferente da oração, a reza não é tão espontânea, já que se aplica melhor às preces prontas que foram feitas por outras pessoas e foi passado como um ensinamento religioso. No geral pode-se dizer que boa parte dos cristão rezam, já que fazem o uso de textos bíblicos completos como base para algumas preces.

Uma das orações mais comuns utilizadas é a do “Pai Nosso” que muitas das vezes é referida como sendo uma reza, porém estudiosos afirmam que essa oração serviu como uma forma de exemplo e não necessariamente como uma ordem para reza.

Gostou dessa matéria? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!