A arte da culinária é incrível, ela nos dá inúmeras possibilidades de criação, além de proporcionar alimentos pra lá de deliciosos. Não dá para definir a quantidade exata, mas atualmente existem vários pratos culinários incríveis que já foram inventados, a maior parte deles caiu no gosto popular e são um verdadeiro sucesso.

Muitas pessoas amam doces e um dos mais populares aqui no Brasil, é sem dúvida alguma o brigadeiro que está presente em todas as festas, até porque festa sem brigadeiro, não é festa, não é mesmo? Afinal de contas, você sabe como surgiu esse delicioso doce? Não? Então continua conosco, pois iremos explicar agora mesmo.

Qual a origem do brigadeiro?

Origem do Nome

Bom, nem sempre o nome brigadeiro estava totalmente ligado ao doce, isso porque o termo é usado desde 1667 para um posto existente nas forças armadas e forças de segurança de diversos países. O termo surgiu na França, quando o general Turenne estabeleceu a brigada como unidade militar permanente no exército Francês. O posto era oficialmente designado como “Brigadeiro dos Exércitos do Rei”.

A passagem para o posto de brigadeiro acabou tornando-se obrigatória para os coronéis, antes que eles atingissem a categoria de oficial general. Os brigadeiros podiam comandar uma brigada que era composta por dois ou três regimentos, ou até mesmo comandar um único regimento. Aos poucos, o posto começou a ser espalhado para os outros países do mundo.

Qual a origem do brigadeiro?

Origem do Doce

Em 1945, após o fim da segunda guerra mundial, o Brasil estava entrando na época de campanha para eleição de um novo presidente. O Brigadeiro Eduardo Gomes estava concorrendo ao cargo e ele era um verdadeiro sucesso entre as mulheres, a prova disso é que o slogan de campanha dele era “Vote no Brigadeiro. Além de bonito, é solteiro”.

Heloísa Nabuco era membro de uma tradicional família carioca, ela apoiava a candidatura do Eduardo Gomes e torcia para que ele ganhasse as eleições. Ela acabou criando um tipo de doce que misturava leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate e começou a vender, como forma de arrecadar fundos para a campanha.

Qual a origem do brigadeiro?

O doce ficou tão popular que acabou ganhando o nome de “docinho do brigadeiro” e com o tempo passou a ser chamado somente de “brigadeiro”. O nome marcou tanto que quando o falamos, logo associamos ao doce. Com o passar do tempo, a receita do brigadeiro começou a ganhar outras versões e outros ingredientes e assim acabou fazendo ainda mais sucesso entre as pessoas.

Apesar da grande popularidade e do enorme sucesso do docinho na época, o Brigadeiro Eduardo Gomes perdeu as eleições para o então General Eurico Gaspar Dutra que governou o nosso país de 1946 até 1951.

Interessante, não acha? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!