Curiosidades

Qual é a cidade que menos chove no Brasil?

Qual é a cidade que menos chove no Brasil?

Hoje aqui na cidade está um dia extremamente chuvoso, do tipo dilúvio… Já estou quase construindo minha arca. Toda essa água caindo me fez pensar: Qual é a cidade que menos chove no Brasil? Como deve ser a vida por lá? Vem comigo, vamos descobrir agora!

Canecas para Presente

A cidade que menos chove em todo o Brasil se chama Cabaceiras e ela faz parte da área geográfica de clima semiárido brasileiro segundo o Ministério da Integração Nacional. Esta delimitação indica que a região possui um alto índice de aridez e risco de seca, logo já se sabe que nesta região as chuvas são irregulares e esparsas, além disso a temperatura média desta localidade segue a média de 30º.

Certo, mas quanto chove em Cabaceiras?

A média de precipitações é de apenas 350mm durante O ANO INTEIRINHO! Além disso, essa pequena chuva ocorre apenas durante dois meses e dá vazão a grandes estiagens que duram de dez a onze meses em períodos mais secos. Em janeiro de 2004 as chuvas surpreenderam, sendo que houve um aumento de 500% no índice pluviométrico que fez com que os números subissem para 500 mm. Em 2008 também ouve um grande aumento onde choveu 398mm e retiro o município da área de aridez por um pequeno tempo.

Onde fica esta cidade?

Cabaceiras é uma cidade que fica na Paraíba, fazendo parte da Região Geogrática Imediata de Campina Grande. Ela está localizada a 300 metros acima do nível do mar na área mais baixa do chamado Planalto da Borborema que é chamada de Caririrs Velhos. Cabaceira fica há 180 km de João Pessoa, a capital do estado. Lá moram 5035 habitantes apenas em uma área de 400.222 km², o que torna a densidade da cidade em 12,58 hab/km². Seu IDH-M é médio, chegando a 0,682 segundo dados de 2000. Além disso, seu PIB é de R$21.039.077 mil, chegando ao PIB per capta de R$4.175,25.

Esta é uma cidade bastante ilustre, tendo como filhos Camille Cabral – política e médica transexual, Evilásio Cavalcante Farias – político, Félix Araújo – político, poeta e jornalista, e por último José Pessoa – Militar. Dentre suas atrações turísticas está seu título como ‘Roliúde Nordestina’ devido ao fato de mais de 25 filmes terem sido gravados na região. Inclusive, O Auto da Compadecida foi um dos mais emblemáticos que passou por lá. Também foram gravados ‘Cinema, Aspirinas e Urubus’ de Marcelo Gomes, ‘Romance’ de Guel Arraes e diversos outros. Devido a este fato, existe um grande Memorial Cinematográfico na cidade que com certeza merece ser visitado.

Temperatura e Precipitação

Voltando a falar de chuva, é muito interessante observar os dados climatológicos da cidade de Cabaceiras que chama atenção pelos períodos de estiagem e também das altas temperaturas. Confira a seguir a tabela disponibilizada pelo Departamento de Ciências Atmosféricas:

Como é possível ver, a temperatura oscila pouco por lá, estando sempre bem quente, entre 19,8 ºC e 30,8ºC. Além disso, o índice pluviométrico é realmente baixo o ano inteiro, chegando um período após o mês de agosto que chove muito, muito pouco. A água só volta no mês de fevereiro com índices muito menores do que os que eu tenho na minha cidade, por exemplo.

Você sabia de tudo isso? Comente!

Leia Também: