Hoje aqui na cidade está um dia extremamente chuvoso, do tipo dilúvio… Já estou quase construindo minha arca. Toda essa água caindo me fez pensar: Qual é a cidade que menos chove no Brasil? Como deve ser a vida por lá? Vem comigo, vamos descobrir agora!

A cidade que menos chove em todo o Brasil se chama Cabaceiras e ela faz parte da área geográfica de clima semiárido brasileiro segundo o Ministério da Integração Nacional. Esta delimitação indica que a região possui um alto índice de aridez e risco de seca, logo já se sabe que nesta região as chuvas são irregulares e esparsas, além disso a temperatura média desta localidade segue a média de 30º.

Certo, mas quanto chove em Cabaceiras?

A média de precipitações é de apenas 350mm durante O ANO INTEIRINHO! Além disso, essa pequena chuva ocorre apenas durante dois meses e dá vazão a grandes estiagens que duram de dez a onze meses em períodos mais secos. Em janeiro de 2004 as chuvas surpreenderam, sendo que houve um aumento de 500% no índice pluviométrico que fez com que os números subissem para 500 mm. Em 2008 também ouve um grande aumento onde choveu 398mm e retiro o município da área de aridez por um pequeno tempo.

cidade menos chove brasil tricurioso 1

Onde fica esta cidade?

Cabaceiras é uma cidade que fica na Paraíba, fazendo parte da Região Geogrática Imediata de Campina Grande. Ela está localizada a 300 metros acima do nível do mar na área mais baixa do chamado Planalto da Borborema que é chamada de Caririrs Velhos. Cabaceira fica há 180 km de João Pessoa, a capital do estado. Lá moram 5035 habitantes apenas em uma área de 400.222 km², o que torna a densidade da cidade em 12,58 hab/km². Seu IDH-M é médio, chegando a 0,682 segundo dados de 2000. Além disso, seu PIB é de R$21.039.077 mil, chegando ao PIB per capta de R$4.175,25.

Esta é uma cidade bastante ilustre, tendo como filhos Camille Cabral – política e médica transexual, Evilásio Cavalcante Farias – político, Félix Araújo – político, poeta e jornalista, e por último José Pessoa – Militar. Dentre suas atrações turísticas está seu título como ‘Roliúde Nordestina’ devido ao fato de mais de 25 filmes terem sido gravados na região. Inclusive, O Auto da Compadecida foi um dos mais emblemáticos que passou por lá. Também foram gravados ‘Cinema, Aspirinas e Urubus’ de Marcelo Gomes, ‘Romance’ de Guel Arraes e diversos outros. Devido a este fato, existe um grande Memorial Cinematográfico na cidade que com certeza merece ser visitado.

Temperatura e Precipitação

Voltando a falar de chuva, é muito interessante observar os dados climatológicos da cidade de Cabaceiras que chama atenção pelos períodos de estiagem e também das altas temperaturas. Confira a seguir a tabela disponibilizada pelo Departamento de Ciências Atmosféricas:

clima cabaceiras tricurioso

Como é possível ver, a temperatura oscila pouco por lá, estando sempre bem quente, entre 19,8 ºC e 30,8ºC. Além disso, o índice pluviométrico é realmente baixo o ano inteiro, chegando um período após o mês de agosto que chove muito, muito pouco. A água só volta no mês de fevereiro com índices muito menores do que os que eu tenho na minha cidade, por exemplo.

Você sabia de tudo isso? Comente!