Se você é um entusiasta da tecnologia, certamente já deve ter ouvido falar bastante na Xiaomi. Nos últimos anos, essa marca de eletrônicos com sede em Pequim conseguiu construir uma sólida presença nos principais mercados consumidores de todo o mundo, graças principalmente aos seus produtos acessíveis que proporcionam um ótimo custo-benefício sem comprometer a qualidade.

Mais conhecida por ser uma das maiores fabricantes de smartphones do planeta, a Xiaomi foi fundada em 2010. Seus maiores mercados são a China e a Índia, onde a empresa conseguiu superar a poderosa Samsung, tornando-se a marca mais vendida no país. A Xiaomi também é muitas vezes referida como a “Apple do Oriente”, principalmente porque seus produtos se assemelham aos da fabricante do iPhone, incluindo funções parecidas.

Com todo esse sucesso alcançado em um período de tempo relativamente curto, nada mais justo que listarmos alguns fatos curiosos que você provavelmente não sabia sobre esta marca inovadora. Confira!

6. A Xiaomi já chegou a vender mais de um milhão de smartphones em um único dia

coisas que voce provavelmente nao sabia sobre a xiaomi 6

Ninguém pode negar o enorme apelo dos smartphones Xiaomi e os números provam isso! De fato, em 11 de novembro de 2014, a Xiaomi vendeu mais de 1,16 milhão de telefones em apenas 24 horas! Menos de um ano depois, a Xiaomi quebrou o seu próprio recorde, vendendo 2,1 milhões de smartphones on-line em apenas 12 horas durante uma promoção que festejava o seu quinto aniversário.

Sem muitas surpresas, todas essas vendas acabaram rendendo à fabricante chinesa um recorde mundial no Guinness de “mais telefones celulares vendidos em uma única plataforma on-line em um período de 24 horas.” Para se ter uma ideia, eram aproximadamente 48 telefones sendo vendidos a cada segundo! Incrível, não é mesmo?

5. A Xiaomi desenvolveu o seu próprio sistema operacional móvel

coisas que voce provavelmente nao sabia sobre a xiaomi 5

Um fator que diferencia muito bem os dispositivos móveis da Xiaomi é o seu sistema operacional próprio, o MIUI (Mi User Interface). Com base no sistema operacional do Google, o mundialmente famoso Android, a versão mais recente do MIUI foi projetada de modo a apresentar uma maior velocidade no carregamento dos aplicativos nativos do sistema e de terceiros, caso seja comparada ao Android “comum”.

Por outro lado, o sistema MIUI tem sido criticado por ser visualmente semelhante à interface do iOS, da rival Apple. Outra controvérsia relacionada ao sistema operacional tem a ver com o fato de que a Xiaomi já removeu certos serviços do Google dos seus dispositivos, o que pode ser visto uma como resposta aos desentendimentos do Google com o governo chinês.

4. Os seus smartphones supostamente podem fazer você parecer melhor em selfies

coisas que voce provavelmente nao sabia sobre a xiaomi 4

Embora os smartphones da Xiaomi não sejam comercializados exatamente como máquinas especialmente aperfeiçoadas para selfies, eles vêm com um recurso de embelezamento de rosto semelhante ao dos telefones de fabricantes como Oppo e Vivo (fabricante chinesa, não confundir com a Vivo brasileira).

Este recurso de “embelezamento integrado” nos smartphones Xiaomi ajusta as suas fotos com base na sua idade e gênero para torná-lo o mais fotogênico possível em suas selfies. Desse modo, alguns fãs mais assíduos da marca costumam dizer que, com tantas selfies boas tiradas com um telefone Xiaomi, existe uma dificuldade em escolher uma definitiva para usar como foto de perfil nas mídias sociais.

3. Ela já pagou US $ 3,6 milhões por um simples domínio na internet

coisas que voce provavelmente nao sabia sobre a xiaomi 3

A Xiaomi comprou o domínio de internet mi.com por US $ 3,6 milhões em 2014, substituindo o Xiaomi.com como seu site oficial. A empresa resolveu investir pesado nesse quesito porque queria expandir sua plataforma para mercados fora da China, onde as pessoas encontram uma certa dificuldade em pronunciar a palavra Xiaomi.

Pronunciar “mi” é muito mais fácil para a maioria das pessoas e também é mais fácil de ser lembrado, o que é importante para uma empresa que vende a maioria de seus produtos por meio de seu próprio website. De fato, se a Xiaomi tivesse esse pensamento anos antes, muito provavelmente teria economizado muito dinheiro.

2. O seu logo tem significados ocultos

coisas que voce provavelmente nao sabia sobre a xiaomi 2

O logotipo com as iniciais “MI” nos gadgets da Xiaomi aparenta ser algo bem simples, embora seja um tanto difícil de ser ignorado. Mas você já se perguntou o que ele realmente significa? Pois bem, chegou a hora de finalmente desvendarmos o mistério para você!

De acordo com a própria Xiaomi, o MI em seu logotipo significa “Mobile Internet”, que traduzido para o português significa “internet móvel”. Já os dois caracteres chineses na palavra Xiaomi (小米) se referem a um conceito budista muito famoso na China que simboliza a ideia de começar com humildade antes de visar coisas maiores. Além disso, se for virado de cabeça para baixo, o MI no logotipo da Xiaomi representa um caractere chinês que significa “coração”.

1. Ela não produz apenas smartphones

coisas que voce provavelmente nao sabia sobre a xiaomi 1

A Xiaomi é mais conhecida como uma fabricante de smartphones, mas além dos telefones celulares, você sabia que essa marca também fabrica produtos domésticos inteligentes?

Apesar de ser algo desconhecido para muitos, a Xiaomi também investe em produtos de estilo de vida focados na automação residencial. Basicamente, eles são dispositivos interconectados que você pode controlar com apenas um aplicativo de smartphone. A Xiaomi oferece TVs, panelas de arroz, purificadores de ar, bicicletas elétricas, scooters e muito outros “produtos inteligentes”.

Alguns dos produtos inteligentes mais famosos da empresa chinesa incluem:

  • MiJia Sphere Camera Kit – Uma pequena câmera (semelhante a uma GoPro) poderosa o suficiente para capturar momentos de aventura com fotos panorâmicas de 360 ​​graus;
  • Mi Home Security Camera – Uma câmera de vigilância inteligente para segurança doméstica que grava imagens de alta resolução diretamente em um cartão SD;
  • Mi Smart Scale – Uma balança inteligente que consegue medir dados específicos como o índice de massa corporal (IMC), metabolismo, massa óssea, massa muscular e outras estatísticas que podem ser analisadas na aplicação Mi Fit;
  • MiJia Robot Vacuum – Um aspirador a bateria que se conecta via Wi-Fi e que pode fazer a limpeza de um determinado local por mais de duas horas.

E você, já conhecia isso tudo sobre essa gigante da tecnologia? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!