Desaparecimentos em massa são extremamente bizarros, afinal, é surpreendente saber que grandes números de pessoas podem sumir repentinamente sem deixar vestígios e aparentemente por nenhuma razão. Às vezes, um avião cheio de passageiros desaparece para nunca mais ser visto, ou um navio fantasma aparece flutuando na água sem absolutamente nenhum sinal de sua tripulação. No entanto, embora casos assim sejam assustadores, eles nem chegam perto dos casos de desaparecimentos de civilizações inteiras.

Ao longo da história, cidades, impérios e civilizações relativamente grandes já desapareceram misteriosamente, fazendo com que os arqueólogos e pesquisadores de hoje em dia tentem refazer os passos de seus habitantes e reconstruam o que pode ter acontecido para ver se podemos encontrar uma causa e, mais importante, uma maneira de impedir que isso aconteça nas culturas atuais.

Pensando nisso, listamos aqui algumas civilizações que desapareceram misteriosamente sem deixar quaisquer vestígios, dando origem a várias especulações sobre o que realmente pode ter acontecido. Confira!

5. Civilização Minoica

civilizacoes que desapareceram misteriosamente 5

O povo minoico constituiu uma antiga civilização que existiu entre 3000 e 1000 aC, muito antes da Idade de Ouro de Atenas e de Alexandre, o Grande. Acredita-se que a Civilização Minoica tinha uma cultura muito pagã, praticando sacrifícios de animais, queimando oferendas, tendo muitos cultos diferenciados e promovendo festivais selvagens de canto e dança. Mas o que realmente chama a atenção é o seu misterioso desaparecimento.

A teoria mais conhecida a respeito dessa sociedade sugere que os minoicos podem ter sido dizimados por uma erupção vulcânica nas ilhas de Santorini, perto de Creta. Heródoto, o famoso historiador grego, forneceu uma outra tese ao escrever que os minoicos foram dizimados por pragas e doenças. No entanto, não existe até hoje uma explicação totalmente fundamentada em comprovações.

4. Rapa Nui

civilizacoes que desapareceram misteriosamente 4

Provavelmente a mais famosa das civilizações desaparecidas, o povo Rapa Nui foram os habitantes originais da Ilha de Páscoa, sendo os criadores das famosas estátuas de pedra. Ninguém sabe exatamente como o povo Rapa Nui original chegou lá e o mistério aumenta ainda com o seu misterioso desaparecimento.

A fome devido ao consumo excessivo de recursos naturais tem sido apontada como a principal culpada. Até mesmo a destruição do ecossistema da Ilha de Páscoa por ratos também já foi apontada como responsável pelo fim da sociedade.

Alguns pesquisadores também sugerem que os Rapa Nui podem ter viajado para uma outra ilha remota a milhares de quilômetros de distância com o objetivo de iniciar um novo assentamento. No fim das contas, a verdade pode muito bem ser uma combinação das várias explicações propostas.

3. Anasazi

civilizacoes que desapareceram misteriosamente 3

A cultura Anasazi, do sudoeste da América do Norte, deixou para trás muitas estruturas e artefatos a serem encontrados após o seu misterioso desaparecimento. Talvez tenha sido o clima brutal da região que tornou as condições locais inabitáveis, mas o sumiço dessa civilização ainda é um grande mistério.

Estruturas maciças construídas nos penhascos foram deixadas totalmente abandonadas e chegaram a ser encontradas em condições relativamente primitivas. Acredita-se que essas estruturas habitacionais eram perfeitas para afastar intrusos, já que caso uma guerra fosse declarada, os Anasazi poderiam subir em suas construções, levantar as escadas e ficar vários andares acima das tribos invasoras.

Curiosamente, algumas tribos nativas americanas, assim como alguns estudiosos, afirmam que os Anasazi nunca desapareceram necessariamente. Eles sugerem que essa sociedade pode ter se dividido em facções menores que deram origem a novos grupos de pessoas, muito parecido com o que aconteceu com a Roma antiga. Desse modo, eles acreditam que certas tribos que sobrevivem nos dias atuais são descendentes diretos do povo Anasazi.

2. Império Khmer

civilizacoes que desapareceram misteriosamente 2

Se formos analisar a linha do tempo da história, o desaparecimento do Império Khmer é um dos mais recentes a ocorrer. O império existiu entre 802 a 1431 no sudeste da Ásia, abrangendo a área que hoje corresponde a países como Tailândia, Camboja, Laos e Vietnã. O Império Khmer tinha uma cultura mista de budistas e hindus que se estabeleceram após séculos de guerra.

O Império Khmer construiu alguns dos mais surpreendentes templos e monumentos no Sudeste Asiático que estão de pé até hoje, muitos dos quais estão em condições quase perfeitas. Mas, assim como as outras civilizações desta lista, o Império Khmer também desapareceu misteriosamente. Alguns estudiosos sugerem que a migração do povo tailandês pode ter superado lentamente o povo Khmer, da mesma forma que as tribos germânicas se infiltraram lentamente na metade ocidental do Império Romano.

Outros culpam as constantes guerras com as quais os Khmer viviam diariamente. Alguns historiadores vão ainda mais além e apontam que possíveis mudanças nas condições climáticas podem ter alterado o acesso da sociedade à água da chuva, causando uma migração em massa. Ou seja, teses até existem, mas ninguém ainda sabe ao certo a razão por trás do sumiço do Império Khmer.

1. Olmecas

civilizacoes que desapareceram misteriosamente 1

Os olmecas constituíram a primeira grande civilização mesoamericana e tinham uma cultura muito rica, embora um tanto bizarra e incomum. Sua proeminência durou de 1200 a 400 aC, com uma sociedade baseada em práticas religiosas sagradas para as quais eles construíram templos semelhantes a pirâmides. Muito parecido com o povo polinésio da ilha de Páscoa, eles também esculpiam cabeças de pedra maciças, algumas com até 3 metros de altura e pesando 8 toneladas!

Boa parte dessa cultura que viveu há muito tempo foi perdida com o tempo, de modo que nem sequer sabemos muito sobre a sua língua, embora acredita-se que “olmeca” é um termo que se traduz em algo como “pessoas de borracha”. Ainda mais interessante é o fato de que não existe um único traço que ajude a fornecer ideias sobre quem viveu ali, nem mesmo restos de ossos. As únicas coisas que puderam ser recuperadas foram alguns artefatos.

Acredita-se que os olmecas sumiram do cenário mundial por volta de 400 aC. Alguns sugerem que o clima insanamente úmido da Mesoamérica tenha sido a causa principal de tal sumiço. Mas, quanto às pessoas, à língua e à cultura, ainda não sabemos quase nada, o que é uma pena, pois a compreensão das características dessa sociedade poderia fornecer muitas informações importantes sobre a história da civilização humana como um todo.

E você, já tinha ouvido falar em alguma dessas civilizações? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!