Você pode nem gostar, mas não dá para negar que paixão nacional tem nome e sabemos muito bem que é “futebol”, afinal de contas, não é à toa que o rei do futebol é um brasileiro, não é meus caros amigos? Nos dias de jogo, os estádios sempre estão muito cheios de pessoas que vão torcer com toda força.

O Brasileirão está na boca do povo, para aqueles que amam futebol, não se fala em outra coisa, afinal de contas, as partidas são cada vez mais emocionantes. Afinal de contas, você sabe de tudo sobre o Brasileirão? Como ele começou? Como funciona? Bom, se você tem essas dúvidas, te responderemos agora mesmo.

Entenda tudo sobre o Brasileirão

Origem

Bem antes do Brasileirão existir, acontecia a Taça Ioduran que foi criada em 1922 e nada mais era do que uma competição que tinha como objetivo medir forças entre os campeões do futebol do Rio de Janeiro e São Paulo, vale lembrar que foi nessa época que o futebol ficou mais estabelecido aqui no país. Até 1959, o Brasil era o único país sul-americano a não ter competição nacional para definir seu campeão, foi então que nesse ano começou a primeira edição da Taça Brasil.

A competição nada mais era do que uma disputa de forma regionalizada, os grupos eram formados pela proximidade geográfica. São Paulo e Rio de Janeiro possuíam campeonatos estaduais e sempre contratavam os melhores jogadores do país, fazendo assim eles se tornarem os gigantes da época.

Entenda tudo sobre o Brasileirão

Com o passar do tempo, várias mudanças foram acontecendo com o campeonato, principalmente no nome que a partir de 1976, ficou sendo conhecido como Campeonato Brasileiro, atualmente é popularmente chamada de Brasileirão e a responsável por tudo isso era a antiga CDB (Confederação Brasileira de Desportos) que depois passou a se chamar CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Divisões do Campeonato

As séries A e B do Campeonato Brasileiro são disputadas na forma de pontos corridos, desde 2003. As séries que são formadas por 20 times jogam entre si em turno e returno. O campeão é o time que somar o maior número de pontos após um total de 38 rodadas.

Entenda tudo sobre o Brasileirão

Por outro lado, as séries C e D se misturam em fases desclassificatórias em grupos e fases eliminatórias em mata-mata, isso até que se chegue até ao campeão, aos desclassificados e aos rebaixados para outras divisões.

Classificação

Os times que ficarem entre os seis primeiros classificados do brasileirão, automaticamente estão classificados para a Copa Libertadores da América que a principal competição  de futebol entre clubes profissionais da América do Sul. Os quatro primeiros colocados entram na fase de grupos do torneio, enquanto os dois últimos disputam a fase preliminar.

Entenda tudo sobre o Brasileirão

Os times que ficarem entre a sétima e a décima segunda posição, são classificados para a Copa Sul-Americana que é uma competição alternativa.Já os quatro últimos colocados da série A, são rebaixados para a série B, assim, os quatro primeiros colocados da série B, sobem para a série A. O mesmo acontece entre as séries B e C, e C e D, assim todos os times se esforçam ao máximo na competição.

Está acompanhando o Brasileirão? Comenta aqui em baixo o que está achando e não esquece de comentar!