Era uma vez em… Hollywood é o mais novo filme do grande Quentin Tarantino. Ele foi produzido pela Columbia Pictures e estreou em 15 de agosto aqui no Brasil e finalmente poderemos ir aos cinemas conferir mais esta obra deste grande diretor! Mas sem mais delongas, vamos as curiosidades!

Ahhhh! Antes de qualquer coisa, leia nossa crítica completa: Era Uma Vez Em… Hollywood – Tarantino Acertou?

Enredo e elenco matador!

O filme roda em Los Angeles dos anos 60 e acompanha a história de um tor famoso de televisão e seu dublê que já está um tanto velho para o que faz. Juntos, eles embarca em uma aventura ao criar seus nomes na indústria cinematográfica de Hollywood. Nele vemos Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie como protagonistas, isso além de Emile Hirsch, Margaret Qualley, Timothy Olyphant, Dakota Fanning, Austin Butler, Bruce Dern e Al Pacino!!!

Parceria quebrada

Este é o primeiro filme de Tarantino que não é produzido em associação ao Harvey Weinstein que desde as acusações de abuso sexual. Depois do ocorrido, Tarantino cortou relações com ele e com sua produtora, The Weinstein Company.

A evolução do sonho

Tudo começou em julho de 2017 quando Tarantino falou sobre seus planos pela primeira vez. Desde então, firmou parceria com a Sony Pictures que precisou cumprir uma série de exigências do diretor, incluindo até mesmo o direito pelo corte final. O elenco começou a ser unido em julho de 2018 quando Pitt, DiCaprio e Margot foram requisitados juntos a Zoë Bell e Kurt Russel que se uniram ao elenco entre janeiro e junho do mesmo ano. As filmagens iniciaram entre junho e novembro em Los Angeles.

era uma vez em hollywood curiosidades tricurioso

Críticas positivas

Muitos estão dizendo que o longa é ‘uma carta de amor de Tarantino aos anos 60 em Los Angeles’. O elenco também foi muito elogiado embora o final trouxe certa divisão dentre o público. No Rotten Tomatoes o longa recebeu o Certificado Fresco e a marca de 85% de aprovação baseada em 394 críticas.

Lançamento

O filme foi lançado em 21 de maio de 2019 no Festival de Cannes – como eu queria estar lá… hehe. Depois, em 26 de julho já estava nas telinhas dos Estados Unidos, sendo que seu lançamento oficial comercial foi em 14 de agosto.

Orçamento e receita

O filme teve o excelente orçamento de 90 milhões de dólares e até agora já faturou US$113 milhões. Ou seja, estamos indo muito bem não é mesmo?

era uma vez em hollywood curiosidades tricurioso 2

Polêmica de Bruce Lee

Muito tem se falado sobre a polêmica partcipação de Mike Moh interpretando Bruce Lee no longa, inclusive a filha do astro se manifestou demonstrando seu desagrado com a aparição. Vamos entender o que aconteceu… (cuidado com spoilers).

Na cena vemos Bruce Lee em combate com Cliff Booth (Brad Pitt), este momento funciona como um flashback da perspectiva de Cliff que demonstra uma luta amigável que resulta em empate. A cena é apresentada de forma ambígua e deixa a dúvida: foi tudo imaginação do personagem ou ele realmente lutou com Bruce Lee?

Mas enfim, independente destes pormenores, a crítica não gostou. Isso porque Bruce Lee teria sido retratado de forma estereotipada e racista – entretanto esta não era a intenção. A cena serve apenas para que o público entenda como Cliff vê a si mesmo ao ficar orgulhoso de ter ‘supostamente’ enfrentado o grande lutador de igual para igual. Logo, o objetivo não seria retratar o ícone de forma fiel, mas sim conforme a mente de Cliff. E agora? Só vendo para saber.

Gostou das curiosidades? Comente!