Certamente você já viu que em alguns países o trânsito se move pelo lado inverso, isso se chama mão inglesa. Nestes locais os carros tem seus volantes no lado direito e trafegam pelo lado esquerdo da pista, trazendo uma forma totalmente diferente de ver o mundo! Hehe. Vamos conhecer mais sobre isso?

Sentido de circulação

Primeiro é preciso entender o conceito de sentido de circulação. Este é o termo dado para a forma como os veículos são conduzidos em ruas e rodovias em cada país do mundo. Ele define o sentido da circulação tanto de passageiros quanto de pedestres.

Em 1968 foi realizado na Convenção de Viena das Nações Unidas um conjunto de regras que são primordiais no trânsito de inúmeros países – que fazem parte das Nações Unidas. Porém, capa localidade possui seu próprio código com suas leis e instruções, aqui no Brasil ele se chama Código de Trânsito.

tudo sobre mao inglesa tricurioso

O nome ‘Mão Inglesa’

A circulação de um país é definida pelo lado onde trafegam os veíuclos. Logo, os países possuem a circulação no lado esquerdo (LHT – left-hand traffic também chamado de mão inglesa) ou do lado direito (RHT – right-hand traffic). O apelido ‘mão inglesa’ vem do fato de que a Inglaterra é um país conhecido por seu trânsito, tendo sido originado por lá este tipo de direção.

Volante e tráfego

Em quase todos os casos e países o volante fica ao lado oposto ao do sentido de circulação, ou seja, se você trafega pela esquerda terá o volante do lado direito e vice-versa. Entretanto, existem locais onde esta não é uma regra.

As Ilhas Virgens Americanas, por exemplo, dirigem pelo lado esquerdo, entretanto devido a facilidade de importação de carros dos Estados Unidos, não é incomum vê-los dirigindo carros com a direção ao lado esquerdo… Já pensou que confusão? O mesmo ocorre em países como Peru, Campoja, Mianmar, Rússia, Coreia do Norte e diversos outros países que importam seus carros dos Estados Unidos, Japão ou China e que mesmo tendo a mão inglesa, acabam dirigindo carros com a RHT.

Estradas de fronteira

Quando há uma estrada que faz fronteira entre países com diferentes sentidos de circulação, é comum que haja um cruzamento em diagonal para que os automóveis do país que vão sair consigam acessar o sentido usado no país onde irão entrar. Este tipo de cruzamento pode ser tanto nivelado quanto desnivelado conforme as possibilidades do país.

Entretanto, de qualquer forma o motorista terá um ponto de transição onde precisará rodar o volante em 45º na direção do sentido que irá entrar. Seria como entrar na contramão de onde você está, o que se torna muito confuso para diversos motoristas. Alguns destes cruzamentos estão entre o Brasil e a Guiana, a Angola e a Namíbia, a China e a Índia entre outros.

tudo sobre mao inglesa tricurioso 2

Características específicas da mão inglesa

  • Ao dirigir você verá o tráfego da direção oposta vir pela direita
  • As ultrapassagens são feitas pela direita
  • Os pedestres irão olhar para a direita e depois para a esquerda em vias de mão dupla
  • As rotatórias giram em sentido horário – não anti-horário como estamos acostumados
  • Tanto os pontos quanto as paradas de ônibus ficam à esquerda da via
  • As placas de trânsito são todas no lado esquerdo da via
  • O banco do motorista e o volante ficam no lado direito do carro, o que significa dizer que será necessário usar a mão esquerda para fazer as trocas de marchas

Quais países hoje utilizam a mão inglesa?

São sete lugares na Europa: Reino Unido, Irlanda, Ilha de Man, Guernsey, Jersey, Malta e Chipre. Alguns países da Commonwealth e outras ex-colônias britânicas como Austrália, Barbados, Hong Kong, Singapura, Nova Zelândia, Bangladesh, Índia, Paquistão, Sri Lanka, Malásia, África do Sul e Trinidad e Tobago também utilizam-se da mão inglesa, mas outros – Canadá, Gâmbia, Gana, Nigéria, Serra Leoa e os Estados Unidos dirigem pela direita. Os países da Ásia que usam a circulação pela esquerda são Tailândia, Indonésia, Butão, Nepal, Timor-Leste e Japão. Na América do Sul,somente a Guiana e o Suriname dirigem pela esquerda.

Você sabia de tudo isso? Comente!