Além da sua história e cultura intrigantes, a China também é conhecida por sua culinária bastante excêntrica e variada. De fato, os chineses se orgulham de poder transformar praticamente quase qualquer coisa que tenha pernas ou asas em uma refeição “deliciosa” (dependendo do gosto do provador em questão). Ao viajar de um lado da China para o outro, é possível encontrar inúmeras variedades de iguarias diferentes, todas com personalidade e sabor regionais únicos.

Ao longo desse post, nós examinaremos alguns dos pratos mais estranhos que podem ser encontrados em boa parte do território chinês. Vale destacar que muitos desses pratos curiosos costumam ser servidos quentes e frescos por vários vendedores ambulantes de todo o país, portanto, mantenha os olhos abertos na sua próxima visita à China. Confira!

6. Pombo no espeto

comidas mais exoticas da china 6

Você já deve ter experimentado vários espetinhos de frango, linguiça e carne bovina ao longo de sua vida, mas você já viu um pombo inteiro assado sendo servido em um palito? Pois bem, essa iguaria é uma comida de rua popular no norte da China, contando com vários sabores disponíveis, como “picante” ou até mesmo “sabor churrasco”. Os pássaros são relativamente pequenos, então o tamanho da porção é geralmente um por pessoa.

Os vendedores geralmente reúnem uma grande quantidade desses pássaros sendo assados ao mesmo tempo no local. Quem já provou, diz que os pombos são conhecidos por serem salgados, suculentos e macios. Se você não gosta de pombos, saiba que a maioria dos vendedores também oferece codornas inteiras, caranguejos e lulas em espetos de tamanho semelhante. Além disso, os seus preços são muito acessíveis, o que torna essas iguarias bastante populares para quem vive na correria das grandes cidades.

5. Cigarras fritas

comidas mais exoticas da china 5

Em certas partes da China, as cigarras são encontradas aos montes, por isso não é de se admirar que elas possam ser encontradas “torradinhas” nos carrinhos de alguns vendedores de rua. De fato, é altamente recomendável comer esses insetos do ponto de vista econômico, já que isso pode salvar certas espécies de árvores dos ataques prejudiciais desses insetos. Embora comer insetos não pareça ser algo apetitoso, alguns turistas não medem esforços na hora de experimentar essas cigarras sem torcer o nariz.

Alguns habitantes locais adoram essa iguaria por causa do seu exterior crocante e seu interior que possui um suposto sabor amanteigado. Vale destacar que as cigarras são limpas e devidamente temperadas antes de serem fritas, para que você possa triturá-las em paz. Além disso, elas também são conhecidas por fornecer uma excelente quantidade de proteína.

4. Sopa de sangue de pato com massa

comidas mais exoticas da china 4

A sopa de sangue de pato com massa é um prato relativamente comum na culinária de rua chinesa, podendo ser encontrado em praticamente toda a China. Além disso, você também pode encontrar essa opção em alguns restaurantes especializados em massas. Antes de preparar a sopa, o sangue fresco de pato é resfriado até ficar congelado. No fim, o resultado é uma espécie de bloco de consistência semelhante ao tofu, só que com uma textura ainda mais suave.

Depois de ser cortado em pedaços pequenos, o sangue é cozido em uma sopa e servido com o popular macarrão de vidro (que é quase transparente), raiz de mostarda em conserva e coentro. Alguns habitantes locais adoram comer este prato como uma opção de almoço rápida e fácil, ou até como um lanche de fim de tarde ou início da noite. Vale destacar que o sangue de pato adiciona sabor e textura à sopa e supostamente combina muito bem com um copo de cerveja Tsingtao.

3. Ovo centenário

comidas mais exoticas da china 3

Ao contrário do que o seu nome dá a entender, essa iguaria não leva cem anos para ser preparada. No entanto, os seus métodos tradicionais de preparo envolvem a fermentação do ovo por vários meses em uma mistura de cinzas de madeira, argila, sal e óxido de cálcio. O resultado é um ovo preto extremamente liso, quase semelhante a um cristal, com uma clara de ovo saltitante e gelatinosa e uma gema suave e amanteigada.

Embora comer um ovo nesse estado não pareça ser uma coisa atraente, algumas pessoas que já tiveram a oportunidade de prová-lo dizem que o sabor é realmente puro e deixa um gosto fresco na boca. Você pode comer o ovo sem quaisquer acompanhamentos, mas também pode adicionar um pouco de molho de soja para obter um sabor mais “exclusivo”. Os habitantes locais também apreciam esse ovo misturado com mingau ou servido com tofu frio.

2. Balut

comidas mais exoticas da china 2

Se você estiver na China e um garçom levar um prato com o que parece ser ovos cozidos comuns para a sua mesa, saiba que existe uma possibilidade de que eles sejam, na verdade, uma iguaria chamada Balut. Estes ovos são fertilizados, com um embrião de pintinho meio desenvolvido lá dentro! Combinando a “textura saborosa do frango” com o “sabor leve e macio dos ovos mexidos”, um ovo Balut pode ser descrito como “o melhor dos dois mundos” por algumas pessoas.

Por causa de sua fama, alguns moradores locais recomendam aos visitantes do exterior que experimentem esse prato pelo menos uma única vez. Curiosamente, a parte favorita da experiência para muitas pessoas é fazer um pequeno furo na casca dos ovos para sugar e provar o caldo encontrado lá dentro. Bom apetite!

1. Cérebro de porco

comidas mais exoticas da china 1

Como sempre foi tradição, os chineses tentam usar o máximo de partes possível dos animais em suas refeições, como uma forma de evitar grandes desperdícios. Ao longo dos séculos, esses costumes se transformaram em iguarias criativas que continuam sendo uma parte crucial da culinária chinesa até hoje, de modo que um deses pratos é o excêntrico cérebro de porco cozido!

Embora a foto dessa comida possa parecer um tanto perturbadora, os cérebros geralmente são cozidos em caldo de carne picante e supostamente têm a consistência de tofu macio. Os habitantes locais adoram este prato por conta do seu sabor rico e amanteigado e por causa da sua textura supostamente deliciosa. A única dica compartilhada pelos chefs chineses é cozinhá-lo bem na panela para obter os melhores sabores e consistências possíveis.

E você, toparia experimentar essas comidas estranhas da China? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!