Se você anda enfrentando problemas com seu HD ou o considera muito lento, certamente já deve ter ouvido seu amigo geek dizer que você deveria particionar seu HD. Porém, será que isso é verdade ou apenas um mito de internet? É o que vamos descobrir!

Sim, amigo! É verdade! Particionar o disco rígido poderá deixa-lo muito mais veloz e ainda trazer grandes vantagens para o seu uso. Essa velocidade extra se deve ao fato de um disco rígido com diversas partições possui menor número de solicitações, acessos e modificações. Este fato faz com que o tempo de resposta de cada uma das ações que você realiza diminua consideravelmente. Logo, se você usa menos certas partições, certamente elas funcionarão muito mais rapidamente.

Além disso, com disco particionado o tempo de ‘procura’ que é feito para gravação ou busca de dados diminui bastante. Até porque ela é feita apenas no espaço limitado da partição e não em todos os 1000gb do seu HD até encontrar a informação ou fazer a gravação. E para fazer a partição, você só precisa de um programa para gerenciar partições! Simples e fácil.

Vantagens de particionar o HD

Existem inúmeras vantagens de particionar o HD que vão além da otimização de velocidade, vamos explorar algumas delas a seguir:

Formatar sem perder dados

Sabe quando você precisa fazer uma restauração de fábrica ou uma formatação? Um dos problemas é sempre realizar um backup em algum local seguro, sendo necessário até mesmo a compra de HD externo, pendrives gigantes e uso de nuvem para caber toda sua vida. Entretanto, se você dividir seu HD em diversas partes, pode utilizar uma delas apenas para colocar seus arquivos antes de formatar as demais partições, assim garantindo que seus arquivos estejam seguros quando você quiser desinstalar todos os seus programas ou ainda fazer alguma restauração de Windows.

Desfragmentando apenas o necessário

Se você possui um HD rígido há algum tempo sabe da importância de fazer a desfragmentação de disco regularmente. Porém, esse é um processo bastante demorado se for feito em todo o seu HD de uma vez só e para facilitar, basta você apostar nas partições. Através delas você pode desfragmentar apenas a partição necessária e não todo o disco. Você pode inclusive criar uma partição apenas para desfragmentação, colocando lá apenas os arquivos que precisem desse processo.

particionar hd tricurioso

Sistemas operacionais diversos

Você é apaixonado por Linux e gosta de fazer testes constantes, porém precisa do Windows para trabalhar? Você pode apenas criar uma partição na máquina e instalar seu Linux favorito nela, alterando na inicialização qual o sistema operacional será utilizado de cada vez. Legal, não é mesmo?

Segurança

Como bem sabemos, os crackers (hackers maléficos) são muuuito inteligentes e sabem bem que o mais comum é instalar o sistema operacional no disco C:, logo se alguém desejar invadir seu computador irá procurar primeiro por este disco. Ao fazer partições, você pode simplesmente deixar o sistema operacional em outra parte. É claro, isso não irá blinda-lo de forma alguma de invasões, porém pode dificultar um pouco da vida do irritante invasor, deixando-o frustrado por algum tempo.

Gostou e quer começar a particionar?

Caso você queria começar a fazer partições, porém não saiba por onde começar, aposte no EaseUS Partition Master Professional 13.5. Ele é um software muito popular de gerenciamento de partição que ajuda você em todo o processo e ainda possui ferramentas extremamente interessantes. O programa da EaseUS Software permite você migrar SO para SSD/HDD, ajuda a converter discos e partições, realiza formatações e backups seguros nas partições, clona seu disco ou partição, recupera partições perdida, mescla partições, verifica e explora partições, as oculta e também as limpa e altera os rótulos delas. Através dele você também pode executar alinhamento de SSD 4K, utilizar sua ferramenta de otimização de disco, cria disco incivilizável no WinPE e ainda suporta linha de comando.

Gostou? Desejamos boa sorte e sucesso nesta jornada! Hehe