A Igreja Católica está por aqui há bastante tempo, estimasse que ela existe aproximadamente a dois mil anos, ou seja, um bom tempo. Com o passar dos anos, ela cresceu e foi conquistando seu espaço a ponto de conseguir praticamente dominar vários reinos nos tempos antigos.

Quando pensamos em Igreja Católica, logo algumas coisas passam pela nossa cabeça, entre elas: vaticano, papa, padre, frei, dentre tantas outras certo? Por falar nisso, afinal de contas existe diferença entre padre e frei? Bom, se você já teve essa dúvida em algum momento, te responderemos agora mesmo.

Qual a diferença entre Padre e Frei?

Padre

A palavra “padre” vem do termo latino “pater” que significa “pai”. O termo é atribuído para aquele que possui o papel de líder espiritual de uma comunidade religiosa. Para se tornar um padre, é necessário cumprir alguns pré-requisitos, entre eles está ser homem e cumprir uma longa caminhada de estudos no seminário, além disso, deve-se haver verdadeiro compromisso com a vocação religiosa – isso inclui o celibato. 

Após alguns anos de estudo, o homem recebe o Sacramento da Ordem que lhe permite celebrar o sacrifício da missa, além de confissões e outras funções do ministro. Todos os padres desempenham a mesma função, independente de estar em uma ordem religiosa ou em uma diocese.

Qual a diferença entre Padre e Frei?

Aqui no Brasil, os padres diocesanos precisam cumprir um período propedêutico que é equivalente a um ano, além disso, devem fazer faculdade de filosofia e teologia, além da formação diaconal que dura aproximadamente 8 anos, ou seja, é necessário um bom tempo para finalizar todos os estudos.

Frei

O termo “frei” também vem do latim, mais precisamente de “frater” que significa “irmão” ou “frade”.  Frei é o título dado aos homens consagrados que pertencem a uma ordem religiosa mendicante e que vive normalmente em um convento, ele podem ser clérigos ou até mesmo leigos.

Qual a diferença entre Padre e Frei?

Na verdade, o termo correto para ser usado na Igreja é Frade, “Frei” seria o que os Frades usam para chamarem entre si, porém o termo ficou tão popular que é bastante usado por qualquer pessoa hoje em dia. Na ordem militar, é comum ouvirmos o termo “freire” que possui basicamente o mesmo significado.

Outros Títulos

Dentro da Igreja Católica existem também alguns outros títulos que as pessoas costumam confundir, entre eles estão:

  • Cardeal – Considerados como os “Príncipes da Igreja”, os Cardeais são aqueles que prestam assistência ao Papa em diversas atividades da Igreja, eles também são chamados de “purpurados” devido suas roupas que são da cor vermelho-carmesim; 
  • Bispo – Os Bispos são considerados como sucessores dos apóstolos e recebem com a ordenação episcopal a missão de santificar, ensinar e governar uma Igreja. Para um Padre se tornar Bispo, é necessário ter uma fé sólida eminente, piedade, zelo, boa reputação, pelo menos 35 anos de idade, ser sacerdote a pelo menos 5 anos, além de mestrado ou doutorado em teologia;
  • Arcebispo – É o Bispo que normalmente está à frente de uma arquidiocese, consequentemente, ele pode também ficar responsável por uma ou mais dioceses;

Qual a diferença entre Padre e Frei?

  • Monsenhor – É um título de honra conferido pelo Papa aos sacerdotes da Igreja Católica por serviços prestados à Igreja ou simplesmente pelo exercício de funções eclesiástica de governo ou de diplomacia;
  • Capelão – É a nomeação dada ao ministro religioso que está autorizado a prestar assistência e a realizar cultos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares, dentre outras corporações, geralmente é oficiado por um Padre.

Interessante perceber que todos esses títulos existem a um bom tempo, alguns mais do que outros. Mesmo com o passar dos anos, a Igreja continua mantendo sua tradição e segue rigorosamente a sua doutrina, aliás, foi assim que ela conseguiu ser respeitada desde que surgiu.

Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!