Assim como os tradicionais chocolates de coloração mais escura, o chocolate branco também é amado e idolatrado por muitas pessoas ao redor do mundo. A base desse alimento consiste em açúcar, leite e manteiga de cacau, uma combinação relativamente simples, mas capaz de dar origem a um produto com sabor suave e extremamente agradável.

Hoje em dia, muitos confeiteiros, chefs de cozinha e padeiros estão usando este chocolate em suas receitas para melhorar a sua doçura e consistência, o que ajuda a aumentar ainda mais a sua popularidade. No entanto, apesar de ser um alimento muito popular, o chocolate branco tem certas características que ainda são desconhecidas por boa parte do público.

Pensando nisso, nós do TriCurioso resolvemos compartilhar alguns fatos curiosos sobre esse alimento que você provavelmente não sabia. Sendo assim, pegue a sua barra de chocolate de dentro da geladeira, sente-se de maneira confortável e vamos explorar o que há por trás desse alimento de dar água na boca!

1. Se levarmos em consideração os termos mais técnicos, o chocolate branco não pode ser considerado um “chocolate de verdade”, até porque ele não possui cacau em pó ou licor de chocolate em sua composição. No entanto, ele contém algumas partes do grão de cacau e, mais importante, a manteiga de cacau.

2. Para que um produto alimentar seja rotulado como chocolate branco, é necessário que pelo menos 20% da sua massa seja constituída de manteiga de cacau pura. Açúcar e outros adoçantes também devem apresentar quantidades inferiores a 55%. No entanto, vale destacar que a quantidade mínima padrão da manteiga de cacau também pode sofrer variações a depender do país em questão.

fatos curiosos sobre o chocolate branco 1

3. O chocolate branco é algo relativamente novo em comparação com as barras de chocolate normais, isso porque as barras de chocolate tradicionais existem há mais de 200 anos. Alguns relatos históricos indicam que o chocolate branco foi visto pela primeira vez na Europa durante a Primeira Guerra Mundial, sendo que a Nestlé foi a responsável por introduzir o chocolate branco pela primeira vez nos EUA em meados da década de 1930.

4. O chocolate branco confere menos benefícios à saúde do que os chocolates tradicionais, pois ele apresenta menos agentes antioxidantes que os outros, principalmente se for comparado ao chocolate amargo. Isso ocorre porque o chocolate branco é feito da manteiga de cacau e não do cacau em pó. Como os antioxidantes são encontrados no cacau em pó e não na manteiga, o valor nutricional do chocolate branco acaba não sendo tão atrativo. Além disso, o chocolate branco tende a receber maiores quantidades de açúcar.

5. Embora não seja um dos melhores aliados quando o assunto é a manutenção da nossa saúde, o chocolate branco é feito com leite, o que o torna uma ótima fonte de cálcio. Como muito provavelmente você já deve saber, o cálcio pode ajudar a manter os ossos e os dentes fortes. Além disso, ele ajuda a manter o funcionamento normal dos músculos, nervos e coração. Portanto, embora pareça ser um grande vilão à primeira vista, o chocolate branco também tem o seu lado “mocinho” na história.

fatos curiosos sobre o chocolate branco 2

6. Uma das vantagens da falta de cacau e licor de cacau no chocolate branco é que as quantidades de teobromina e cafeína presentes na sua composição geralmente não são significativas o suficiente para causar reações alérgicas em pessoas que sofrem com alergias a esses compostos químicos. Vale destacar que a teobromina, um alcaloide amargo do cacaueiro, é o composto químico responsável pela alergia que muitos cães possuem com relação ao chocolate.

7. O chocolate branco é um excelente ingrediente para a elaboração de sobremesas. O chocolate branco é ótimo na elaboração de bolos e doces, sem falar que ele também combina bem com frutas, leite e até mesmo com o seu primo, o chocolate preto. Ou seja, ele é um alimento muito versátil.

8. Pouca gente sabe, mas a verdade é que nem todos os chocolates brancos são iguais. Dependendo de como são preparados, alguns deles podem diferir em quesitos como suavidade, cor, cremosidade e doçura. Desse modo, todas essas propriedades devem se alinhar perfeitamente para obter o melhor chocolate branco possível na hora de utilizá-lo na cozinha.

fatos curiosos sobre o chocolate branco 3

9. Basta analisarmos com atenção para percebermos que o chocolate branco não é tão branco assim. Na verdade, o termo “chocolate branco” serve mais como um disfarce, pois esse produto geralmente apresenta uma cor um pouco amarelada. Ele adquire essa cor porque é feito de manteiga de cacau (que é uma gordura), sem falar que também é misturado com ingredientes como aditivos espessantes que têm o amarelo como cor característica. Então, se você se deparar com um “chocolate realmente branco”, saiba que ele provavelmente nem é chocolate, mas sim algum outro produto de confeitaria

10. A manteiga de cacau usada para fazer o chocolate branco é uma gordura muito estável, com uma vida útil extremamente longa. Além de ser usada na produção de alimentos, a manteiga de cacau também é comumente usada na fabricação de pomadas cosméticas que buscam suavizar e proteger as mãos e os lábios rachados. Curiosamente, essa manteiga também pode ser usada na produção do revestimento de pílulas.

11. Não importa o tamanho do seu mau humor, o chocolate branco sempre pode ajudar a alegrar o seu dia. Isso acontece porque ele pode auxiliar a produção de hormônios que promovem a sensação de bem-estar no corpo. Por isso, se você está passando por um dia ruim ou está muito preocupado com algo, experimente dar uma mordida em um pedaço de chocolate branco para levantar o seu astral.

fatos curiosos sobre o chocolate branco 4

12. A manteiga de cacau é o principal ingrediente que permite que o chocolate permaneça sólido à temperatura ambiente e derreta na boca ao mesmo tempo. A razão por trás disso está no seu ponto de fusão, que corresponde a uma temperatura logo abaixo da média do corpo humano.

13. O chocolate branco pode ser combinado muito bem com café, de modo que várias cafeterias passaram a abraçar essa tendência ao longo do tempo. Acredita-se que a ideia de adicioná-lo a esse tipo de bebida surgiu nas cafeterias europeias em meados dos anos 80.

E você, também gosta de chocolate branco? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!