Nosso corpo é uma máquina incrível, isso não é novidade para ninguém, inclusive já falamos algumas vezes sobre ele aqui no TriCurioso. É bem verdade que certas ações que acontecem no corpo humano são praticamente inevitáveis, como é o caso do espirro, bocejo e do suor.

Muitas dessas ações são tão comuns de ocorrerem no dia a dia que já estamos bem acostumados, afinal de contas, elas são bastante essenciais. Apesar de ser importante para o nosso corpo, o suor costuma não agradar muitas pessoas, principalmente por conta do mau cheiro, mas afinal de contas, por que o suor tem mau cheiro? Caso você já tenha se perguntado isso, continue conosco pois iremos responder agora mesmo.

Por que o suor tem mau cheiro?

O que é o suor?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é o suor, certo? Bom, o suor é um líquido que é produzido pelas nossas glândulas sudoríparas, existem cerca de dois milhões dessas glândulas distribuídas pelo nosso corpo, menos na região dos mamilos, lábios e órgãos genitais.

As glândulas sudoríparas possuem uma parte em forma de espiral e é nessa parte onde o suor é produzido e um longo ducto liga a glândula à abertura ou ao poro que fica na superfície da pele. Essas glândulas são divididas em duas, sendo elas:

Por que o suor tem mau cheiro?

  • Glândulas Sudoríparas Écrinas – São aquelas que podem ser encontradas em todo o corpo e principalmente na palma das mãos, planta dos pés e na testa. Elas são glândulas pequenas que funcionam desde o nascimento de uma pessoa;
  • Glândulas Sudoríparas Apócrinas – Elas também podem ser encontradas em todo o corpo, porém são mais comuns na região das axilas e também na região genital-anal. Essas glândulas terminam nos folículos capilares e não nos poros. Diferente das Écrinas, as Apócrinas são grandes e somente são ativadas durante a puberdade. Elas são ricas em proteínas e ácidos graxos, isso faz com que o suor tenha um aspecto espesso e amarelado, por isso das manchas amareladas nas roupas, na parte das axilas.
  • Por que o suor tem mau cheiro?

Para quê serve o suor?

Já vimos algumas vezes aqui no TriCurioso que existe motivo para tudo e isso é um fato, não é mesmo? Bom, não seria nada diferente com o suor. O suor que produzimos tem a função de “refrigerar” o nosso corpo, fazendo assim com que ele não esquente muito.

Quando suamos, nosso corpo acaba se livrando do excesso de calor que é produzido pelo metabolismo ou até mesmo pelo esforço muscular. Sem o suor, o corpo humano não conseguiria realizar a manutenção da temperatura, assim podendo ocasionar em alguns problemas.

Por que o suor tem mau cheiro?

Por que o suor tem mau cheiro?

Agora que já sabemos o que é o suor e qual a sua função, chegou a hora de responder a pergunta que dá título à essa matéria. O mau cheiro do suor acaba incomodando muitas pessoas, porém é comum vermos alguém que está bastante suada e não está com esse mau cheiro, já percebeu isso? Bom, isso ocorre porque na verdade o suor não tem cheiro.

Pois é meus caros amigos, pasmem, na verdade, o que acontece é que nossa pele está repleta de bactérias e quando suamos, essas bactérias começam a metabolizar as proteínas e os ácidos graxos presentes no suor, assim elas acabam produzindo substâncias que possuem um odor não tão agradável.

Por que o suor tem mau cheiro?

Esse mau cheiro também pode acabar sendo consequência de má higiene pessoal, estresse, deficiência de magnésio, uso de vestimentas feitas com material sintético, má alimentação, diabetes, hipotiroidismo, consumo excessivo de açúcar e distúrbios genéticos.

É válido lembrar que sempre é bom consultarmos um médico para ver se está tudo bem com o nosso corpo.

Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!