A crescente popularidade dos museus dedicados à comida acabou dando origem a várias opções divertidas para qualquer pessoa escolher. Com tantos museus assim em todo o mundo, há muitas opções para selecionar, já que cada museu se concentra em um determinado alimento ou tipo de comida para fornecer conhecimento aos amantes da culinária. Assim, cada local mostra a história do item e várias curiosidades divertidas sobre o alimento em questão.

Pensando nisso, nós do TriCurioso resolvemos listar os melhores museus dedicados ou relacionados à comida. Eles variam de lugares que apresentam apenas um alimento específico a lugares que contam com a representação de um gênero inteiro. O que podemos ter certeza á que todos os visitantes dos museus listados compartilharão emoções distintas ao visitar cada um deles. Descubra a seguir quais museus dedicados à comida valem a pena para aqueles que desejam aproveitar ao máximo as suas preferências!

6. Museu da batata frita

museus dedicados a comida que todo mundo deveria conhecer 6

O Frietmuseum é um museu que foi especialmente criado com o intuito de ser totalmente dedicado às batatas fritas. Esse local pra lá de curioso fica localizado na região de Bruges, no noroeste da Bélgica. Várias perguntas sobre a história das batatas fritas são examinadas e respondidas neste museu, aprofundando o conhecimento dos visitantes sobre um dos aperitivos preferidos de muitos de nós, apreciadores de comida.

Os três pavimentos do museu analisam a história das batatas fritas de uma maneira bem peculiar. A trajetória da batata frita é contada através de exposições no primeiro andar. Máquinas de fabricação de chips, obras de arte e vários outras amostras retratam a diversão por trás das batatas fritas no segundo andar. Se você é mais do tipo “comilão”, saiba que ema cafeteria fica localizada no térreo, vendendo batatas fritas especiais de estilos diferentes.

5. Museu do sorvete

museus dedicados a comida que todo mundo deveria conhecer 5

San Francisco é uma cidade mundialmente conhecida por conta da emblemática ponte Golden Gate e da sua arquitetura vitoriana que confere um charme muito especial à região. No entanto, que pouca gente sabe é que San Francisco também possui um curioso Museu de Sorvete. Este museu, como seu próprio nome já indica, é totalmente dedicado a essa sobremesa amada por muitos, oferecendo várias exposições que mostram a história e os sabores por trás dessa delícia gelada.

Os visitantes gostam de conferir principalmente as apresentações coloridas da deliciosa história do sorvete, mas vale destacar que esse museu também gosta de satisfazer os seus visitantes com amostras de sabores exóticos. Por lá, é possível encontrar alguns sabores de sorvetes bem inusitados para experimentar, incluindo manteiga de amendoim pegajosa e wasabi. No entanto, também é possível encontrar os sabores mais tradicionais.

4. Museu da batata

museus dedicados a comida que todo mundo deveria conhecer 4

O estado americano de Idaho é conhecido nacionalmente pela sua grande produção de batatas. Por conta disso, nada mais apropriado do que criar um “Museu da Batata”. De fato, o “Potato Museum” já apareceu em várias listas da mídia especializada como um dos principais museus de comida do mundo. Também vale destacar que Blackfoot, a região de Idaho onde este museu está localizado, é o local ideal em oferecer a melhor experiência para quem é fascinado por batatas.

O passeio ao Potato Museum inclui uma análise profunda sobre a história da batata e a sua importância para o estado de Idaho. Por lá, é possível se deparar com várias exposições e belos murais dedicados a celebrar a comida e a comunidade. A taxa de entrada é de apenas US $ 6 e sai ainda mais barata para as crianças que desejam visitar as exposições do museu.

3. Museu do macarrão instantâneo

museus dedicados a comida que todo mundo deveria conhecer 3

O ramen (ou lámen) é um alimento amado em praticamente todo o mundo. Embora muitos restaurantes chiques tenham entrado na onda do macarrão instantâneo nos últimos anos, o fato é que o ramen continua sendo mais conhecido como a comida favorita de quem gosta de uma refeição barata e que pode ser feita em casa. Se você é um amante desse alimento, saiba que o CupNoodles Museum, localizado em Osaka, no Japão, conta com uma enorme quantidade de peças que ajudam a contar a história da refeição instantânea através de várias exposições.

Os visitantes geralmente gostam de ver os pacotes de sabores internacionais para ver quanta variedade existe por aí. Há também exibições de pacotes de molho especiais, além de alguns sabores de edição limitada que não são mais vendidos. Ou seja, o CupNoodles Museum é uma visita obrigatória para todos os fanáticos por macarrão instantâneo.

2. Museu das sobremesas

museus dedicados a comida que todo mundo deveria conhecer 2

O Dessert Museum é um museu inteiramente dedicado às sobremesas que fica localizado na área de Pasay, nas Filipinas. Este é um dos museus visualmente mais bonitos, pois conta com uma decoração rosa muito chamativa e um design com características impressionantes, sendo que a experiência já chega a valer a pena apenas com base nisso. Além disso, o fato de todo mundo adorar sobremesas naturalmente agrega ainda mais apelo a esse museu.

Várias sobremesas são oferecidas para os visitantes provarem durante as visitações, como rosquinhas e cupcakes. Também há exposições interativas altamente divertidas, como nadar em granulado e correr por uma floresta de doces. A combinação de experiências divertidas proporcionadas por coisas como exibições, comidas deliciosas e o simples fato de aprender um pouco da história por trás das sobremesas, fazem do Dessert Museum um museu que todo amante da comida deveria visitar pelo menos uma vez na vida.

1. Museu da comida nojenta

museus dedicados a comida que todo mundo deveria conhecer 1

O Disgusting Food Museum tem dois locais para visitação: uma na área de Los Angeles, nos Estados Unidos, e outra na área de Malmo, na Suécia. Como o seu próprio nome já dá a entender, esse museu pra lá de inusitado é totalmente dedicado à exposição de alguns dos alimentos menos atraentes e mais nojentos já criados na história da culinária.

Alguns dos itens exclusivos em exibição incluem porquinhos-da-índia assados do Peru, queijo infestado de larvas da Sardenha, tubarão envelhecido da Islândia e frutas fedorentas da Tailândia. Por razões óbvias, todos esses alimentos podem fazer com que você tenha ânsia de vômito, mas ainda assim podem proporcionar uma experiência divertida de entretenimento para aqueles quem têm coração e estômago fortes.

E você, gostaria de visitar algum dos museus listados? Qual você acha que tem o tema mais interessante? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!