Ver o seu time favorito jogar pode ser nada mais que um hobby para muita gente, mas para as pessoas envolvidas neste negócio, há muito dinheiro para ser ganho. O ramo esportivo é um negócio multibilionário e o valor de um time pode depender de vários fatores, sendo que os resultados da equipe, os patrocínios e as receitas das bilheterias são as principais fontes de renda dos clubes.

Para entender melhor como o dinheiro é distribuído no mercado esportivo, a revista Forbes lança todos os anos uma lista das equipes mais valiosas do mundo, e nós do TriCurioso resolvemos compartilhar a versão mais recente desse levantamento. Você vai ver que cada equipe nesta lista vale bilhões de dólares!

Ficou curioso? Então continue lendo o post para descobrir quais são as equipes mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes.

8. Los Angeles Lakers (US $ 3.7 bilhões)

os clubes esportivos mais valiosos do mundo 8

Segundo a Forbes, o valor médio de uma equipe da NBA é de US $ 1,9 bilhão. No entanto, algumas equipes podem atingir valores muito maiores. O Los Angeles Lakers, por exemplo, vale US $ 3,7 bilhões e é uma das equipes mais influentes do mundo.

No entanto, a equipe pode cair algumas posições nas listas dos próximos anos. Isso porque, no início deste ano, Magic Johnson deixou o seu cargo como presidente de operações de basquete do time e criou um drama público com os proprietários, o que manchou um pouco a imagem da equipe.

7. New England Patriots (US $ 3.8 bilhões)

os clubes esportivos mais valiosos do mundo 7

Quando pagou cerca de US $ 172 milhões pela aquisição do New England Patriots, o bilionário Robert Kraft não sabia que aquele seria um dos melhores investimentos de toda a história do mundo esportivo. O motivo? O New England Patriots vale hoje o equivalente a US $ 3,8 bilhões, tornando-se o 7º clube esportivo mais valioso do mundo.

É importante mencionar que uma parte significativa do sucesso do Patriots tem a ver com o ótimo trabalho em conjunto do quaterback Tom Brady com o técnico Bill Belichick. Desde 1994, a equipe venceu o Super Bowl seis vezes.

6. Manchester United (US $ 3.8 bilhões)

os clubes esportivos mais valiosos do mundo 6

O Manchester United ainda é uma das equipes mais valiosas do planeta, tendo um valor de mercado estimado em US $ 3,8 bilhões. Mas embora esse seja um valor invejável, ele representa uma diminuição significativa se comparado aos US $ 4,12 bilhões que o clube chegou a valer no ano passado.

A redução no seu valor de mercado tem a ver com as atuações da equipe nos últimos anos. Embora seja um time extremamente popular e vitorioso, o time tem apresentando um desempenho bem abaixo do esperado nas competições que disputa. Por isso, se o time não se recuperar rapidamente, existe uma chance de cair algumas posições nas listas dos próximos anos.

5. New York Knicks (US $ 4 bilhões)

os clubes esportivos mais valiosos do mundo 5

O New York Knicks é o time de basquete mais valioso do mundo, com um valor de mercado girando na casa dos US $ 4 bilhões. O que mais chama a atenção é que esse valor representa um aumento de 11% se comparado ao ano anterior.

A equipe pertence ao bilionário James Dolan, que durante uma entrevista à ESPN, revelou que alguém chegou a oferecê-lo US $ 5 bilhões pela aquisição da franquia, mas ele não achou o valor atraente. “Nem sempre é uma questão de comprar ou vender um determinado bem. Sempre existe uma paixão envolvida”, disse Dolan à ESPN.

4. Barcelona (US $ 4.02 bilhões)

os clubes esportivos mais valiosos do mundo 4

O todo poderoso Barcelona vale US $ 4,06 bilhões e é uma das equipes mais valiosas da Europa. Esse gigante clube catalão costuma investir na contratação de grandes craques, como Lionel Messi, o atleta mais bem pago no mundo, e o uruguaio Luiz Suares, que tem ganhado muito destaque nos últimos anos.

Sem grandes surpresas, O Barcelona é uma das equipes mais populares do mundo e tem conquistado inúmeros torcedores fora da Espanha, inclusive no Brasil. Segundo a Forbes, a sua receita anual gira em torno de 785,5 milhões. Curiosamente, o Barcelona costuma revezar o posto de time mais valioso da Europa com o seu maior rival, que por sua vez é o próximo time da nossa lista.

3. Real Madrid (US $ 4.24 bilhões)

os clubes esportivos mais valiosos do mundo 3

O Real Madrid é a equipe mais valiosa da Europa, com um valor de mercado estimado em US $ 4.240.000.000. Embora seja um valor astronômico, muitas pessoas ficarão surpresas ao saber que o Real não ocupa o primeiro lugar da lista dos clubes mais valiosos.

O Real Madrid é uma das equipes mais populares do mundo e investe milhões todos os anos na compra de alguns dos melhores jogadores do mundo. Segundo a Forbes, a equipe teve uma receita de US $ 854,8 milhões entre os anos de 2017 e 2018. Além disso, vale destacar que o Real Madrid venceu três das últimas quatro edições da Liga dos Campeões, o que ajudou a aumentar o seu valor de mercado em 10%.

2. New York Yankees (US $ 4.6 bilhões)

os clubes esportivos mais valiosos do mundo 2

O clube de beisebol New York Yankees tem um valor de mercado estimado em incríveis US $ 4,6 bilhões. De certo modo, todo esse valor agregado não é nenhuma surpresa, já que estamos falando de um clube que obtém um lucro operacional de US $ 30 milhões através de uma receita anual de US $ 712 milhões.

Sendo assim, faz todo sentido o New York Yankees ser o time de beisebol mais rico do mundo e o segundo clube esportivo mais valioso.

1. Dallas Cowboys (US $ 5 bilhões)

os clubes esportivos mais valiosos do mundo 1

Segundo a Forbes, o time de futebol americano Dallas Cowboys possui um valor de mercado na casa dos US $ 5 bilhões, o que o transforma no time mais valioso do mundo. Curiosamente, o Dallas está na primeira posição desde 2016 e também possui o maior lucro resultante de patrocínios e receitas de bilheteria do mundo. Para se ter uma ideia, só no ano de 2017, o clube faturou aproximadamente US $ 365 milhões com isso!

O Dallas Cowboys pertence ao magnata Jerry Jones, que por sua vez é dono da equipe desde meados de 1989. Jones tem um patrimônio líquido avaliado em mais de US $ 6 bilhões e é muito apaixonado pelo futebol americano.

E você, já desconfiava da presença de algum dos clubes esportivos listados aqui? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!