Os cílios são pequenos fios que fazem parte do nosso rosto desde o nascimento, entretanto você já se questionou sobre sua função em nosso rosto? Que tal descobrir agora? Vamos lá!

Pois bem, como bem sabemos os olhos sã uma das partes mais sensíveis e frágeis do corpo humano. Além de ter inúmeras estruturas ligadas a ele, o olho ainda enfrenta a exposição total, estando suscetíveis a ser atingidos por sujeira, poeira, vento, água e muito mais. Logo, é necessário que hajam protetores para esta grande e importante estrutura.

Esses protetores são as sobrancelhas, que protegem os olhos de ser atingidos por suor e outras sujeiras que podem escorrer, as pálpebras que os protegem fechando diante de qualquer perigo e ainda temos os cílios… Mas o que eles fazem? Segundo os cientistas do Georgia Institute of Technology, é o cílio que protegem os olhos de riscos invisíveis.

para que servem cilios tricurioso

Para chegar a essa conclusão foi necessário realizar um experimento onde foi utilizado cílios postiços feitos com fios de fios verdadeiros, fios falsos – sintéticos – e também uma membrana simples de papel. Os cílios e a membrana foram posicionados em volta de um recipiente com água para simular a umidade do olho e então começaram a jogar jatos de ar.

Assim, foi possível descobrir que a quantidade de água que evaporou no recipiente protegido por fiios reais foi 50% menor do que a do recipiente que possuía fios artificiais. Então, eles repetiram o teste e ao invés de utilizar apenas ar, também começaram a jogar poeira. Como resultado, foi possível ver que 50% das partículas jogadas foram retidas nos cílios. Ainda foi descoberto que quanto maior os cílios, maior a proteção. Isso além do sistema sensorial, quando algo chega próximo dos fios os olhos entendem que há uma ameaça e se fecham, assim se protegendo.

E se não tivéssemos cílios?

Nós possuímos de 100 a 150 fios em cada olho desempenhando o papel de cílios e com o passar do tempo eles caem e se renovam. Entretanto, caso arrancássemos todos, logo sentiríamos os efeitos. Nossos olhos ficariam muito mais secos, arderiam e sentiriam grande desconforto quando expostos à luz. Além disso, seriamos atingidos por muito mais organismos diretamente dos glóbulos oculares, o que não seria nada agradável.

Papel estético

Não é de hoje que as mulheres são apaixonadas por seus cílios e utilizam recursos e cosméticos para alonga-los e destaca-los. É possível aumenta-los, engrossa-los e colori-los ao utilizar máscara para cílios e hoje ainda existe o alongamento. O que é extensão de cílio? É um serviço estético onde são posicionados e afixados fios artificiais de cílio junto a seus fios naturais, assim os alongando e os deixando ainda maiores – este é um dos maiores sucessos estéticos dos últimos tempos.

para que servem cilios tricurioso 1

Curiosidades sobre os Cílios

  • Você sabia que os cílios não possuem o mesmo tamanho? Os fios centrais são maiores do que os das regiões externas e internas do olho.
  • Outra curiosidade interessante é que os cílios crescem muito mais rápido do que os cabelos, demorando apenas 90 dias para nascer novamente após crescerem.
  • O recorde de maior cílio do mundo foi para um homem que possui incríveis 6,99 cm de comprimento em seus fios. Já os fios de uma pessoa normal em geral possuem apenas 10 mm.
  • Eles são formados por água (3%) e queratina (93%)

Você sabia disso? Comente!