Por se tratar de um país muito extenso e que abrange uma variedade de paisagens, não é de se admirar que o Chile tenha uma grande variedade de pratos culinários para oferecer. Embora muita gente acredite que os destaques dos alimentos chilenos geralmente fiquem por conta dos peixes e frutos do mar, existem outros pratos chilenos autênticos que podem ser facilmente encontrados em praticamento qualquer canto do país.

De fato, este post é dedicado aos alimentos chilenos populares que você pode encontrar em qualquer lugar, o que pode lhe ajudar, caso você esteja planejando fazer uma viagem para esse país incrível. Se você nunca chegou a considerar a comida chilena antes, este é um convite para colocar a cozinha do Chile em seu radar. Aqui estão destacados seis pratos chilenos populares que podem ser facilmente encontrados em todo o país. Confira!

6. Completo

comidas populares da culinaria do chile 6

O tal “completo” é uma variação de cachorro-quente muito consumida no Chile. De fato, depois de vê-lo em quase todas as esquinas, qualquer turista logo percebe que esse é um daqueles pratos que todo mundo deve experimentar. Ele é um cachorro-quente de tamanho grande (geralmente um pouco maior dos encontrados no brasil) e conta com vários tipos de alimentos no recheio, incluindo maionese, tomate, cebola, picles, chucrute, etc.

Embora possa ser um tanto surpreendente ver um cachorro-quente com tanta maionese, quem já provou diz que ele é bastante delicioso. O pão é levemente tostado e os tomates usados costumam ser frescos. Sendo assim, não é de surpreender que essa seja uma comida chilena tão popular, principalmente na correria do dia a dia.

Embora este seja uma das variações de cachorro-quente mais populares do país, existe uma outra variação quase igualmente popular chamada “italiano”. Na prática, é o mesmo cachorro-quente, mas com menos recheio.

5. Pebre

comidas populares da culinaria do chile 5

O pebre é um condimento tão popular que você poderá encontrar em qualquer mesa respeitável de algum restaurante chileno. Basicamente, o pebre é um condimento feito com tomates e recheado com cebola picada, pimentão, cebolinha, alho, coentro, óleo e vinagre. Geralmente é servido em um pequeno prato de barro e costuma ter um sabor levemente picante.

Também vale destacar que este condimento é normalmente servido com um pão quente chamado “pan amasado”. Outro fato que merece destaque é que, embora a receita do pebre seja bem tradicional, os ingredientes podem mudar regularmente com base no chef e na região. Além disso, o alimento que ele acompanha pode fazer toda a diferença no sabor final.

4. Cazuelas

comidas populares da culinaria do chile 4

As cazuelas são basicamente sopas ou ensopados. Pense nisso como uma comida caseira muito nutritiva, relativamente barata e bem confortável para o dia a dia. As cazuelas fazem parte da culinária nacional e tradicional do Chile há muitos anos, por isso vários turistas adoram conhecer de perto esse tipo de prato.

Estes pratos chilenos relativamente simples podem ser encontrados em muitas variações diferentes. A carne bovina, o porco, o cordeiro ou o frango (de preferência com osso) são cozidos em água ou caldo de carne com alho, cebola, orégano e páprica. Quando a carne fica macia, legumes são adicionados. Isso inclui batatas, espigas de milho, abóboras, cebolas e outros vegetais.

Os frutos do mar ou mariscos incluídos nas cazuelas também são bastante simples, geralmente se restringindo a amêijoas, camarões e ostras.

3. Chacarero

comidas populares da culinaria do chile 3

O chacarero é um dos mais populares sanduíches de carne que são servidos em todo o território chileno. Esse tipo de sanduíche costuma vir com os mesmos ingredientes básicos dos outros sanduíches, mas também conta com uma fatia fina de um bife de lombo que é de dar água na boca.

Também vale destacar que esse sanduíche muito popular no Chile pode ser encontrado com recheios variados. Você encontrará opções de recheios com abacate, tomate ou “completo”, que por sua vez inclui tomate, abacate, maionese e tudo mais o que tiver disponível.

2. Chorrillana

comidas populares da culinaria do chile 2

Este é um alimento chileno muito popular que consiste em um grande prato de carne fatiada com batatas fritas cobertas com ovos fritos e cebola frita. É um prato tipicamente mais comum na região de Valparaíso e muitos dizem que “não deve ser desperdiçado em quaisquer circunstâncias”.

Por razões óbvias, olhar para este enorme prato de batatas fritas com cobertura de ovos e cebolas pode não ser muito agradável para as pessoas que estão de dieta e buscam perder alguns quilos. No entanto, mesmo não sendo “chique” ou “exótico”, o fato é que este prato chileno é absurdamente popular no seu país de origem, onde é normalmente servido acompanhado de uma boa cerveja.

1. Empanada chilena

comidas populares da culinaria do chile 1

Um dos lanches favoritos do povo chileno, esse salgado assado podem ser encontrado em praticamente todos os cantos do país. O recheio da empanada mais tradicional é chamado de “pino”. Basicamente, o pino é uma mistura de carne picada, cebola, passas, azeitonas pretas e ovos cozidos.

Embora algumas pessoas possam comparar  as empanadas chilenas com as da Argentina, é importante destacar que as empanadas nos dois países são completamente diferentes. A diferença mais óbvia é o tamanho.  No Chile, as empanadas são enormes, apresentando praticamente o dobro do tamanho das empanadas da Argentina. A segunda diferença é a forma. Na Argentina, as empanadas geralmente apresentam uma forma de meia-lua, enquanto que no Chile elas costumam ser mais quadradas.

Em geral, você pode encontrar as empanadas chilenas sendo assadas ao ar livre, muitas vezes em um forno a lenha e acompanhadas de fritas. As empanadas tradicionais chilenas também podem ser encontradas com recheios de frutos do mar, que por sua vez são tipicamente fritos. Também existem versões vegetarianas das empanadas chilenas, cujo sabor também é dito ser bastante agradável.

Quer ficar por dentre de mais coisas sobre o Chile? Então se liga nessa dica!

Eduardo de Castro e Amanda Canabarro, redatores aqui do TriCurioso, estão viajando pelo Chile e resolveram aproveitar a oportunidade para registrar em vídeo várias coisas interessante sobre esse país incrível. Você pode acompanhar a aventura desses dois no canal Du Outro Mundo. Lá você vai encontrar vlogs bem interessantes, como esse aqui:

E você, já teve algum contato com a culinária do Chile? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!