A natureza tem o poder de nos impressionar toda vez que paramos para admirá-la, ela é perfeita em todos os sentidos e um verdadeiro presente. Inúmeras espécies de plantas e animais podem ser encontradas por aí e maior parte delas são bastante surpreendentes.

Os animais no geral são incríveis, alguns deles podemos ter em casa, já outros são impossíveis de domesticar, o fato é que nem assim eles deixam de chamar a nossa atenção. Prepare-se, pois hoje iremos conhecer quais são os mamíferos que são capazes de colocar ovo, é isso mesmo, você não leu errado, continue conosco, pois iremos explicar agora mesmo.
Quais são os mamíferos capazes de colocar ovos?

Classificação / Ordem

Os monotrematas são uma ordem de mamíferos que possuem a capacidade de por ovo, assim sendo completamente diferente dos marsupiais e dos placentários. Esses animais podem ser encontrados principalmente na Austrália, Tasmânia e Nova Guiné.

Acredita-se que os monotrematas tenham se originado durante o tempo Mesozoico. Apesar de conseguirem por ovos, esses animais apresentam várias características mamíferas importantes, como é o caso da presença de pelos, coração dividido em quatro câmaras, três ossículos auditivos e a presença de glândulas mamárias com produção de leite.
Quais são os mamíferos capazes de colocar ovos?

No geral, os monotrematas são animais bem peculiares e não somente pelo fato de serem mamíferos que possuem reprodução ovípara, a aparência deles também é um tanto quanto peculiar. Existem na natureza duas espécies conhecidas de monotrematas e vamos saber quais são elas agora mesmo.

Ornitorrinco

Com o bico semelhante a de um pato, o corpo parecido com o de uma lontra e uma cauda que lembra bastante a cauda do castor, os ornitorrincos prendem a atenção de qualquer pessoa que esbarrar com um deles. Certamente ele é o monotremata mais conhecido, ele é bem diferente de todos os animais de conhecemos, já que além de ser um mamífero que põe ovo, ele também é carnívoro e possui hábitos aquáticos, podendo ficar até dois minutos submerso.

Os ornitorrincos possuem os dedos das patas com membranas que os ajudam a se locomover embaixo da água. Seus olhos e ouvidos são protegidos com sobras de peles, assim fazendo com que não entre água e atinja os órgãos. Essa espécie constrói tocas perto de rios, lagos e córregos para morar.
Quais são os mamíferos capazes de colocar ovos?

Apesar de serem estranhos e ao mesmo tempo fofos, os ornitorrincos são perigosos, na verdade, apenas os machos, isso porque em cada um de seus tornozelos existe um esporão afiado e conectado a uma glândula interna cheia de toxinas. O veneno é capaz de matar mamíferos pequenos e causar dores insuportáveis em humanos.

Equidnas

Esses animaizinhos são na verdade uma família composta por quatro espécies que são bastante semelhantes aos ouriços. Os equidnas medem cerca de 45 centímetros de comprimento, possuem uma cauda que pode chegar até 10 centímetros e podem chegar a pesar sete quilos. Por terem uma dieta baseada em vermes e insetos, eles possuem uma boca tubular e uma língua longa e pegajosa, algo que se assemelha bastante com a língua do tamanduá;

A pele dos equidnas é coberta por espinhos que são usados para os proteger dos predadores. Quando se sente ameaçado, o animalzinho vira uma bolinha. Durante a época de reprodução, a fêmea bota um ovo minúsculo dentro de uma bolsa localizada no abdômen, onde é chocado por até 10 dias.
Quais são os mamíferos capazes de colocar ovos?

Essa espécie são bastante adaptáveis ao meio ambiente. As populações de equidna que residem em zonas montanhosas, hibernam durante o inverno, enquanto isso, as que vivem em zonas desérticas estão pouco ativas durante o verão.

Interessante, não acha? A natureza é mesmo surpreendente e podemos descobrir coisas novas relacionadas a ela todos os dias. Fique de olho aqui no TriCurioso, pois muito em breve voltaremos a falar sobre outros seres bastante curiosos que vivem por aqui.

Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!