Os prédios são os grandes orgulhos da arquitetura atual, grandes arranha-céus preenchem os espaços urbanos de grandes cidades e capitais… Pensando neste contexto, você sabe dizer qual é o maior prédio da América Latina? Vem comigo, eu conto para você!

Ele se chama Gran Torre Santiago e fica localizado em Santiago, no Chile. O arranha-céu possui 300 metros de altura e fica na cidade de Santiago, no Chile. Ele faz parte do grande complexo Costaneira Center que possui um shopping center de 7 andares, dois hotéis e duas torres comerciais. A mente por trás do projeto foi o arquiteto argentino César Peli, o homem que comanda a Pelli Clarke Pelli Architects dos Estados Unidos. O complexo comercial foi responsabilidade da Watt International do Canadá e também do escritório de arquitetos Alemparte Barreta e Associados do Chile. A estrutura e engenharia foi responsabilidade da empresa chilena René Lagos e Associados Ing. Civiles Ltda.

qual e predio mais alto america latina tricurioso

Estrutura

O prédio segue o estilo de arquitetura pós-moderno, fica na Av. Andrés Bello 2425, Setor Nueva Tobalaba. Começou a ser construído em 2006 e foi concluído em 2014, sua inauguração aconteceu no mesmo ano. O prédio custou US$500 milhões e é de propriedade da famosa empresa chilena Cencosud. A Gran Torre Santiago possui 300 m de altura, tendo 265 m de altura até o telhado e 260 m até o último andar. Existem lá 64 andares, 6 subterrâneos e incríveis 24 elevadores. Inclusive, foi o primeiro edifício chileno a ter elevadores expressos capazes de percorrer 60 metros a cada 7 segundos. Incrível!

História

Seu projeto foi um símbolo para o complexo Costaneira Certer e teve sua construção iniciada em 2006 junto com todo o complexo. Seu prazo esperado de conclusão era 2009 para iniciar as atividades em maio de 2010, entretanto, devido a grande crise financeira de 2008-2009, foi necessário interromper as obras em janeiro de 2009, o que deixou 5000 trabalhadores sem emprego. Entretanto, no dia 17 do mesmo ano a obra foi retomada.

Foi no dia 18 de fevereiro de 2011 que a torre atingiu seus 226 m de altura, assim ultrapassando o Complexo Central Park de Caracas e se tornando o prédio mais alto da América do Sul antes mesmo de ser concluído. Então, ao atingir seus 300 metros de altura no dia 14 de fevereiro de 2012, foi possível conquistar o título de edifício mais alto de toda a América Latina. Em 2014 houve sua grande inauguração e em 2015 foi aberto o mirante Sky Costaneira.

Pensando em conhecer o lugar? Veja nossa visita ao Sky Costanera e surpreenda-se!

Mais sobre Sky Costanera

O Sky Costanera é composto pelos andares 61 e 62 da construção onde encontramos um belíssimo mirante que possibilita ver toda a cidade. Ele foi inaugurado em 11 de agosto de 2015 e possui uma grande plataforma de observação envidraçada no andar 61 e outra a céu aberto no andar 62. Em ambas é possível ter uma visão 360º de toda a cidade de Santiago.

qual e predio mais alto america latina tricurioso 2

Para acessar o mirante é necessário comprar um ingresso que pode ser encontrado no 1º subsolo do Shopping Costaneira Center. Então, você encaminhado para um elevador expresso que leva você até o topo do prédio onde existem binóculos e toda uma estrutura de vidro com indicações e guias. Em dias ensolarados é possível ver até 50 km ao redor do prédio, sendo o ponto de vista mais alto de toda a América Latina.

Existem visitações guiadas de tempos em tempos assim como eventos que ocorrem no topo. No dia em que eu subi havia música ao vivo (com cantor brasileiro!) e a promessa de uma degustação gratuita de vinhos chilenos (que infelizmente eu não vi acontecer). A vista é realmente de tirar o fôlego e caso você tenha como, aconselho que coloque em sua lista de locais para visitar ao longo de sua vida. Vale a pena.

Você sabia de tudo isso? Comente!