Que cachorros são seres extraordinários todos nós sabemos, porém agora você ficará ainda mais surpreso com estas incríveis curiosidades sobre esta espécie maravilhosa.

1. Origem muito, muito antiga

Você sabia que a amizade entre cachorros e seres humanos é muito antiga? Pesquisadores estimam que tudo tenha começado há mais de 12 mil anos! Tudo porque os seres humanos tinham alimento e calor enquanto os cães provinham segurança e companheirismo. Logo, foi uma amizade que partiu de ambas as partes e que deu muito certo, não é mesmo?

2. Nada de cinza

Não, meus amigos. Os cachorros não enxergam apenas em preto e branco, na verdade seus olhos possuem cones de cor que fazem com que eles enxerguem em escalas de azul, vermelho e amarelo – ou seja, as cores primárias. Por isso, lembre-se de dar sempre brinquedos coloridos e barulhentos para que atraia a atenção dos pequenos peludos – eles preferem os azuis e amarelos.

curiosidades sobre cachorro tricurioso 2

3. A importância da castração

Você sabia que caso um cachorro não seja castrado, junto a uma cadela também não castrada, eles podem ter pelo menos 66 mil filhotes em seis anos? É claro que esta conta considera que cada filhote também terá seus filhos que terão filhos e assim sucessivamente. Por isso é de suma importância que a castração seja feita, do contrário cada vez mais doguinhos serão abandonados nas ruas.

4. Eles entendem você sim!

Sabe quando você diz algo para seu cachorro e parece que ele entende você? É porque ele realmente entende. Cães são capazes de compreender uma média de 250 palavras e gestos. Ou seja, há muito do que você faz que seu cachorro realmente compreende. Incrível, não é mesmo?

5. Inteligentes? Sim!

Pois bem, não é de hoje que sabemos que cachorros são inteligentes. Na verdade, eles são seres de extrema inteligencia e capazes de desempenhar as mais diferentes funções justamente devido a este seu talento incrível. Por isso, é possível ensina-los praticamente qualquer coisa desde que você siga o método correto e tenha certa persistência. E qual seria a raça de cachorro mais inteligente? Muitos acreditam que seja o Border Collie.

6. Origem do São Bernardo

Sabe porque a raça São Bernardo possui este nome? Esta história com certeza merece ser contada. Tudo começou em um Hospital de Grande São Bernardo que fica nos Alpes Suíços. Neste período o hospital utilizava da força e inteligência da raça para resgatar vítimas que se perdiam nas montanhas geladas.

7. Por que cães adoram a janela do carro?

Ao contrário do que muitos pensam, os cães não gostam da janela do carro por causa da brisa batendo no rosto. Na verdade, o olfato canino é de 10 mil a 100 mil vezes mais apurado do que o do ser humano, o que significa dizer que ao ficar na janela os cães são capazes de sentir cheiros a incríveis distâncias. O olfato para os cães é como nossa visão, logo sentir cheiros a tamanha distância e de forma tão rápida é como estar no céu dos cachorros.

8. Nada de latidos

Os latidos são uma das formas que os cachorros se utilizam para se comunicar, assim como o balançar da causa, o olhar, o chorinho e muito mais. Porém, você sabia que existe uma raça que não late? Ela é a única do mundo e seu nome é Basenji.

curiosidades sobre cachorro tricurioso 1

9. Raríssimo

Também sabemos que existem estudiosos que criam raças através dos cruzamentos e as aperfeiçoam a cada cria. Porém, você já parou para pensar em qual seria a raça mais rara de todo o mundo? O seu nome é Cesky Terriers e só para você ter ideia, nascem menos de 100 filhotes por ano nos Estados Unidos.

10. Detectores vivos de câncer e outras doenças

Ainda falando sobre seu olfato, você sabia que cães são capazes de detectar diversas doenças? Apenas pelo cheiro eles conseguem identificar se você possui câncer e diversas outras doenças. Outra curiosidade interessante é que também através do cheiro eles conseguem saber se você está triste, grávida e muito mais – tudo graças a produção hormonal e também dos odores que nosso corpo libera de acordo com cada doença ou condição.

Você sabia de tudo isso? Comente!