Desde a criação do primeiro automóvel, toda montadora de carros espera que os seus produtos caiam nas graças do público. Embora algumas fabricantes acabem vindo à falência com o passar do tempo, outras até conseguem construir verdadeiros impérios no mundo automotivo. No entanto, poucas empresas chegaram a conseguir fazer isso como a empresa italiana de supercarros Ferrari.

Entre todas as fabricantes de veículos, a Ferrari é uma das mais reconhecidas e desejáveis. No entanto, embora essa marca do cavalo empinado seja muito conhecida ao redor do mundo, ainda existem alguns tesouros escondidos na sua história que o observador casual pode não reconhecer. Para ajudar a trazer à tona alguns deles, listamos aqui seis fatos surpreendentes que você provavelmente não saiba sobre a Ferrari. Confira!

6. A Ferrari já nasceu com o foco no esporte a motor

coisas que voce nao sabia sobre a ferrari 6

Embora muita gente conheça a Ferrari por conta dos seus carros esportivos impressionantes, tanto no passado quanto no presente, algumas pessoas ainda podem não estar totalmente cientes do quão influente foi o esporte a motor no início da Ferrari. Na verdade, a empresa começou as suas atividades com um único objetivo em mente: vencer corridas.

De fato, o que sempre mexeu com o emocional do fundador da Ferrari, Enzo Ferrari, foram as corridas de carro. Ele realmente amava a velocidade, a competição e a sensação de vencer. Felizmente para Enzo, ele foi muito bom em vencer corridas, tão bom que, na verdade, ele acabou produzindo sua própria linha de carros (com a ajuda da Alfa Romeo) para competir. Talvez seja por conta de coisas assim que a gente sempre ouve alguém falar sobre a importância de fazer algo que gosta, não é mesmo?

5. A empresa iniciou as suas operações logo após a Segunda Guerra Mundial

coisas que voce nao sabia sobre a ferrari 5

Enzo Ferrari já corria bastante antes da Segunda Guerra Mundial estourar nos anos 30. No entanto, com todo o planeta em conflito e o envolvimento da Itália com as potências do Eixo, Enzo achou que era inviável tentar fabricar veículos para o público.

Após o fim da guerra, Enzo finalmente conseguiu trabalhar em seus carros. Como tal, alguns modelos foram adiados e, inevitavelmente, acabaram saindo apenas em 1947. O primeiro carro construído pela Ferrari para a disputa das corridas daquela época foi o 125 S.

4. A Ferrari é uma das equipes mais bem-sucedidas na história do automobilismo

coisas que voce nao sabia sobre a ferrari 4

Como já foi dito acima, a Ferrari tem uma herança profunda e rica nos esportes a motor em várias categorias. Sendo assim, com todo esse intenso foco nas corridas e no desenvolvimento de novas tecnologias, não é de se admirar o fato de que essa gigante italiana seja uma das equipes de maior sucesso no mundo das corridas.

Na Fórmula 1, sem dúvida a categoria mais importante para a Ferrari, ela possui mais pontos do que qualquer outra equipe no geral histórico. No entanto, com a mudança de regras ao longo dos anos, a Ferrari se viu caindo no grid e tendo problemas com mais frequência. Embora a equipe tenha toda a capacidade de solucionar seus problemas na F1, ela também resolveu apostar as suas fichas em outras categorias (como o WEC, IMSA, etc.) e parece que tal investida está produzindo resultados promissores até agora.

3. Ela fatura milhões apenas com a gestão da marca em produtos personalizados

coisas que voce nao sabia sobre a ferrari 3

Quando você pensa nas fontes de renda das fabricantes de automóveis, o que geralmente vem à sua mente? Bem, na maioria das circunstâncias, boa parte do seu faturamento vem da produção de veículos, correto? Só que a Ferrari, por outro lado, também consegue ganhar rios de dinheiro com a gestão de licenças e a fabricação de produtos com a sua marca de renome mundial.

Esta é uma notícia muito chocante para muitos, especialmente quando você considera que seus carros são incrivelmente caros e que essa montadora sequer precisa gastar dinheiro em publicidade. Então, como eles tiram tanto proveito de sua marca? Bem, basicamente, é tudo uma questão de reconhecimento. A Ferrari, assim como a Coca-Cola, é conhecida em todo o mundo e costuma ser associada a coisas como luxo, velocidade e sucesso.

Sendo assim, se levarmos em conta todo esse contexto, faz sentido que a Ferrari ganhe muito com a sua própria marca, até porque, muita gente faz questão de obter uma mochila, camisa, sapatos ou qualquer outra coisa da Ferrari.

2. Ela tem o seu próprio parque de diversões

coisas que voce nao sabia sobre a ferrari 2

Certamente, lugares como Universal Orlando Resort e a Disneyland são locais ótimos para quem busca muito lazer e diversão. No entanto, para os entusiastas de carros, esse locais podem parecer um tanto obsoletos em certos casos. De fato, esses parques são geralmente projetados para crianças e nem sempre as pessoas aficionadas por coisas mais diferentes encontram neles um “bom momento de diversão”. Felizmente para os entusiastas de carros, existe um lugar perfeito para os amantes da velocidade: o Ferrari World.

Embora isso possa parecer uma piada, eu posso lhe garantir que estou falando muito sério. A Ferrari tem, de fato, um parque de diversões, que por sua vez fica localizado em Dubai, afinal de contas, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é o lugar perfeito para combinar com o alto status da Ferrari. Por isso, se você gosta de Ferraris e gosta de emoções, o Ferrari World é o lugar ideal. Ah, caso tenha a oportunidade de visitar o parque, não deixe de experimentar a montanha-russa, que por sua vez é a mais rápida do mundo!

1. O seu logo faz referência a um piloto da Itália que serviu ao país na Primeira Guerra Mundial

coisas que voce nao sabia sobre a ferrari 1

Um dos logotipos mais facilmente reconhecidos no mundo é o famoso “cavalo empinado” da Ferrari. Mas embora esse símbolo tenha ficado famoso devido à sua associação com a marca Ferrari, o que pouca gente sabe é que ele já era usado muito tempo antes de aparecer na lataria de carros multimilionários.

Muito antes de Enzo correr, um famoso ás da Força Aérea Italiana chamado Francesco Baracca fazia verdadeiros estragos no céu, destruindo inimigos à esquerda e à direita. Ele era incrivelmente ousado e muito habilidoso, tornando-se uma lenda nas Forças Armadas da Itália. Aparentemente, Enzo gostou tanto do emblema de cavalo que Francesco usava em seu avião que resolveu adotá-lo como o logo de sua empresa.

Uma empresa com uma história muito rica, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!