No ano de 1963, o lendário cineasta Alfred Hitchcock lançava o filme “Os Pássaros”, um de seus thrillers mais emblemáticos. O filme tentou analisar o que aconteceria se bandos de aves subitamente se voltassem contra a população de uma pequena cidade costeira da Califórnia. De fato, o filme foi inspirado em um evento da vida real, um ataque de pardelas que ocorreu em Capitola, também na Califórnia, em 1961. Na ocasião o ataque foi ligado ao envenenamento por diatomáceas das anchovas comidas pelos pássaros.

Filmes como “Os Pássaros” gostam de explorar a possibilidade da natureza em se tornar vingativa, mas a perspectiva de ferimentos e até mortes causadas por pássaros agressivos está longe de ser algo exclusivo da ficção. Por isso, resolvemos listar algumas das aves mais perigosas do mundo. Você vai ver que até mesmo alguns pássaros relativamente pequenos podem se tornar grandes ameaças. Confira!

6. Abutre-barbudo

saiba quais sao as aves mais perigosas do mundo 6

O abutre-barbudo é um dos abutres mais antigos do mundo. Os membros dessa espécie podem pesar até 7 kg e apresentar uma envergadura de até 2,8 m. Eles habitam as regiões montanhosas altas do sul da Europa, sul da África e Ásia. As suas enormes asas permitem que os abutres-barbudos deslizem sem esforço pelas altas montanhas, o que ajuda na busca por carniça e ossos.

Os seus ataques contra humanos são raros, mas quando ocorrem, podem ser mais graves do que muita gente imagina. Para se ter uma ideia, o seu bico extremamente forte permite que esses abutres abram os ossos da vítima e acessem a medula com certa facilidade. Por isso, acho que nem é necessário dar maiores explicações sobre o por quê da presença dessa ave na lista, não é mesmo?

5. Gaivota-prateada

saiba quais sao as aves mais perigosas do mundo 5

Medindo até 67 cm de comprimento, a gaivota-prateada é uma espécie de gaivota geralmente encontrada na Europa Ocidental. Essas gaivotas são notórias por roubar comida e atacar seres humanos. Elas contam com uma envergadura de 1,6 m e possuem garras longas e afiadas, portanto, essas aves definitivamente podem causar ferimentos graves.

Assim como outras aves, as gaivotas-prateadas também se tornam mais agressivas e costumam atacar durante a época de nidificação. Além disso, recomenda-se manter uma distância segura desses pássaros porque eles costumam atacar em equipe, o que pode complicar ainda mais o lado da vítima. Se uma gaivota-prateada está sozinha e sendo provocada, ela imediatamente pede ajuda a outras aves adultas.

4. Emu

saiba quais sao as aves mais perigosas do mundo 4

O emu comum é um animal bastante corpulento e que possui pernas bem longas e surpreendentemente fortes. Por causa disso, quando se sentem encurralados, esses animais costumam chutar as suas vítimas. Para se ter uma ideia, as garras dos dedos dos emus são capazes de eviscerar os animais nas condições certas, embora as fatalidades humanas sejam extremamente raras.

Apesar de que os ataques fatais não sejam recorrentes, certos relatos de ataques de emu que resultam em uma série de feridos não são incomuns na Austrália e em parques de animais selvagens, fazendas e zoológicos espalhados por todo o mundo. Para efeito estatístico, mais de 100 casos do tipo ocorreram apenas em 2009.

3. Gymnorhina tibicen

saiba quais sao as aves mais perigosas do mundo 3

Este pássaro de tamanho médio vive em pradarias, campos, parques e jardins na maior parte da Austrália. Na primavera, quando chega o período de nidificação, esses animais se tornam muito agressivos, um comportamento natural para proteger seu ninho. Sendo assim, caso se deparem como uma ameaça, eles podem atacar sem pensar duas vezes.

Como o habitat dessas aves australianas inclui áreas residenciais (ruas e parques), é preciso ter cuidado ao permanecer perto delas. Caso se sintam ameaçadas, elas podem atacar qualquer pessoa sem hesitar, o que consequentemente pode resultar em ferimentos graves na pele ou nos olhos.

2. Avestruz

saiba quais sao as aves mais perigosas do mundo 2

O avestruz é o maior pássaro da Terra. Nativos da África, os avestruzes habitam savanas, desertos e pastagens em todo o continente. Um avestruz crescido pode pesar até 150 kg e medir 2,8 m de altura. Ao contar com uma velocidade máxima de 69 km/h, eles também são os pássaros mais rápidos do mundo. No entanto, a coisa mais importante que você precisa saber sobre esse pássaro enorme é que um simples chute dessa criatura pode matar um ser humano.

As pernas longas e poderosas são a principal arma de um avestruz. Ao contrário de outros pássaros, os avestruzes têm apenas dois dedos em cada pé, sendo que cada um deles conta com garras que podem medir até 10 cm de comprimento. Com essas pernas poderosas, os avestruzes podem superar os seus predadores com certa facilidade.

Se necessário, eles também podem usar chutes poderosos para escapar dos seus predadores, como leões e leopardos. Por causa disso, é preciso ter muito cuidado ao se aproximar desses animais, até porque um ataque dessas aves pode terminar em ferimentos graves ou até mesmo em morte.

1. Casuar-do-sul

saiba quais sao as aves mais perigosas do mundo 1

O casuar-do-sul é certamente a ave mais perigosa do mundo. Na prática, essa é uma ave que definitivamente pode causar um ataque fatal aos seres humanos, assim como os avestruzes. Considerando o tamanho, o casuar-do-sul é o segundo maior pássaro do mundo, pesando até 80 kg e podendo chegar até 1,7 m de altura. Assim como no caso dos avestruzes, as pernas são as suas armas mais poderosas.

Existem três dedos em cada pé de um casuar. Esses dedos são equipados com garras afiadas que podem chegar até 13 cm de comprimento. Assim, um único golpe de um casuar-do sul-pode resultar em quebra de ossos, ferimentos graves ou até na morte, em casos mais extremos.

Os ataques de casuares costumam ser raros, mas se essas aves se sentirem provocadas ou acharem que a presença de humanos representa uma ameaça aos filhotes, elas podem definitivamente atacar com muita força de vontade. Vale destacar que os casuares podem atacar qualquer região do corpo da vítima, sem falar que eles costumam pular em cima da presa para imobilizá-la. Por causa desses fatos, as lesões causadas por essas aves podem ser muito críticas e até resultar em morte.

E você, já conhecia as características predatórias de algumas dessas aves? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!