Completar 18 anos de idade é um dos momentos mais esperados quando somos mais novos, bom, na verdade nem todo mundo espera tanto, mas o fato é que essa idade é bastante comentada por ser considerada o início da maioridade civil.

Quando chega uma determinada idade, é hora de começar a planejar uma nova vida, deixar a casa dos pais e começar tudo do zero. É uma decisão difícil, mas necessária, afinal de contas, não dá para viver para sempre na casa dos pais, não é mesmo? Hoje iremos conhecer a média de idade em que os jovens deixam a casa dos seus pais em alguns dos países do mundo.

Jovens estão saindo da casa dos pais cada vez mais tarde

Análise

Segundo Andrea Breen, professora da Universidade de Guelph, a necessidade econômica é uma das principais razões pelas quais os jovens vivem com os pais por mais tempo. Nas palavras dela:

Mais e mais famílias precisam combinar renda para suprir necessidades básicas, incluindo moradia, alimentação, assistência médica e acesso à educação. A necessidade econômica está levando jovens adultos a permanecerem (ou voltarem) na casa dos pais e também é um fator importante em muitos adultos mais velhos que se mudam para morar com seus filhos que já são adultos.

Jovens estão saindo da casa dos pais cada vez mais tarde

No geral, boa parte dos jovens do ocidente preferem passar mais tempo morando com os pais do que se mudarem para a casa própria. Entre os países europeus em que a maioria dos jovens fica com a mãe e o pai por mais tempo, se destaca Montenegro, Croácia, Eslováquia e Itália.

Pesquisas

O Eurostat divulgou dados de uma pesquisa no ano passado que mostra algumas médias de idade em que as pessoas saem das casas dos pais, são elas:

Jovens estão saindo da casa dos pais cada vez mais tarde

  • Montenegro – 32 anos;
  • Croácia – 31 anos;
  • Eslováquia e Itália – 30 anos;
  • Espanha, Portugal e Polônia– 29 anos;
  • União Europeia – Superior a 25 anos
  • Luxemburgo – 20 anos;
  • Suécia – 18 anos.

Dentre tantos outros motivos, os jovens passam mais tempo na casa dos pais devido ao fornecimento de cuidado familiar, principalmente na Austália, Canadá, EUA e Grã-Betanha. Morar sozinho trás uma ideia de independência e apesar de muitos jovens sonharem com isso, nem sempre as condições permitem, principalmente aqui no Brasil que a média para isso acontecer é aos 24 anos.

Jovens estão saindo da casa dos pais cada vez mais tarde

Segundo o IBGE, 1 em cada 4 adultos entre 25 e 34 anos ainda moram com os pais. Nos últimos 10 anos, o número de jovens entre 25 e 30 anos que vivem com os pais aumentou em mais de 40%. Filhos que passam mais tempo na casa dos seus pais acabam recebendo o nome de “filho canguru” e se tiver até 25 anos, são muitas vezes considerados como adolescentes.

Caso curioso nos EUA

Recentemente um caso curioso foi noticiado, se tratava de Christina e Mark Rotondo, um casal que entrou na justiça para obrigar o filho de 30 anos sair de casa. A documentação judicial informava que Michael Rotondo não ajudava nos custos da casa e nem mesmo nos afazeres domésticos, além de ter ignorado  as ofertas de ajuda financeira de seus pais para que fosse viver em outro local.

Jovens estão saindo da casa dos pais cada vez mais tarde

Os pais de Michael disseram que o filho tinha voltado para a casa deles há 8 anos após ficar desempregado, esse tempo todo ele administrava um site que não dava tanto lucro.  O homem já havia recebido 5 cartas de despejo entre fevereiro e maio, porém recusou todas. O casal venceu e Michael disse que não gostou nada do resultado e que ainda entraria com um recurso.

O que você acha sobre o assunto? Deve existir idade máxima para deixar a casa dos pais? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar o post!