Não dá para negar que os professores possuem um papel extremamente fundamental na formação de todos nó. Eles nos acompanham praticamente em todas as fases da nossa vida, seja na escola, na creche, no cursinho, ou até mesmo na faculdade ou universidade.

Como todos sabem, no dia 15 de outubro é comemorado o dia dos professores, nada mais digno do que eles terem um dia só deles, não é mesmo? Mas você sabe qual a origem desse feriado? Bom, se você já teve essa dúvida, nós temos a resposta e te contaremos agora mesmo.

Qual a origem do dia dos professores?

No Brasil

Como todos bem sabemos, Dom Pedro I foi o primeiro imperador do Brasil, ele esteve no trono entre 1822 e 1831, nesse período de tempo muitas coisas aconteceram, entre elas, no dia 15 de outubro de 1827, ele baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país.

Nesse decreto várias coisas eram faladas, entre elas: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia parecia ser inovadora e revolucionária, porém não chegou a ser cumprida.

Qual a origem do dia dos professores?

120 anos após o decreto, um professor paulista chamado Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também pela grande necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

Na rua Augusta, número 1520 existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho” e foi lá que aconteceu essa primeira comemoração. O discurso do professor Becker, além de sugerir a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pelas frases ” Professor é profissão. Educador é missão” e “Em Educação, não avançar já é retroceder”.

Qual a origem do dia dos professores?

A comemoração foi um sucesso, logo se espalhou pelo país inteiro e muitos professores começaram a aderir a ideia. O dia 15 de outubro só se tornou um feriado oficial a partir do dia  14 de outubro de 1963, pelo Decreto Federal 52.682.

No Mundo

15 de outubro é dia do professor somente aqui no Brasil, ele é um feriado escolar nacional, em outros países as datas variam, como por exemplo na Índia que é comemorado no dia 5 de setembro, na Malásia a data é comemorada no dia 16 de maio, já na China o dia da comemoração é 10 de setembro, nos Estados Unidos o feriado não é oficial, mas é comemorado na primeira terça-feira de maio.

Qual a origem do dia dos professores?

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) proclamou em 1994 o dia 5 de outubro como o dia mundial dos professores, embora não seja um feriado, é uma data que serve para lembrar da importância dos professores.

Sabemos que o trabalho dos professores não é nada fácil, principalmente aqui no Brasil, porém não devemos nunca nos esquecer da grande importância deles. Para finalizar essa matéria, vamos deixar uma frase da grandiosa Cora Coralina:

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Você lembra o nome de todos os seus professores? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!