Se você é uma pessoa que costuma observar atentamente o mundo a sua volta, já pode ter notado uma tendência peculiar entre os homens nos últimos anos: as barbas. De fato, parece que elas voltaram com força depois de muitas décadas sendo características exclusivas dos homens das montanhas e daqueles que não gostam de “perder tempo” dando uns retoques na barbicha.

Esse retorno triunfal das barbas trouxe de volta os holofotes para os seres humanos em todo o mundo, mas o que mais chama a atenção é o fato de que as pessoas geralmente esquecem que não somos a única espécie que possui pelos faciais de tamanho considerável. Animais como orangotangos, cabras, leões, bisões e até certas espécies de porcos podem produzir quantidades impressionantes de pelos faciais. Mas por que será que essas criaturas possuem barbas?

Para entender o propósito por trás desses animais barbudos, devemos primeiramente observar a mudança de relacionamento que os humanos tiveram com os pelos e cabelos ao longo da história.

A curiosa relação entre humanos e os pelos do corpo

por que alguns animais possuem barba 1

Embora nós, seres humanos, não compartilhamos a mesma quantidade de pelos encontrada nos nossos primos símios, é possível ver claramente que eles não desapareceram completamente. Muitos cientistas acreditam que isso se dá pelo fato de que eles podem estar ligados ao desenvolvimento do homem na idade adulta e à capacidade de gerar filhos. Quando chega o período da puberdade e os pelos faciais dos homens começam a crescer naturalmente, isso meio que “sinaliza” às mulheres que este é um parceiro potencialmente valioso.

Dito isto, embora muitos humanos compartilhem um elo simples entre a testosterona e a capacidade de um homem de ter uma barba cheia de imponência, o fato é que essa conexão nem sempre é direta, de modo que existem muitos fatores (genéticos, ambientais e hormonais) que podem afetar o comprimento e a espessura da barba em questão. Mesmo assim, certas mulheres ainda são atraídas por barbas independente do tamanho, o que sugere que esses pelos sirvam como uma característica viril e relacionada à força. Ou seja, a barba é geralmente relacionada a coisas como virilidade sexual e um bom parceiro em potencial.

Centenas de milhares de anos atrás, o cultivo de uma longa barba seria semelhante à elaborada dança de acasalamento de um pássaro macho, ou seja, servindo como uma sinalização para as suas parceiras em potencial. Outras teorias propõem que a manutenção dos pelos faciais teria sido uma forma natural de camuflagem, tornando os homens caçadores mais eficazes, sem falar que quanto mais o rosto estivesse coberto por pelos, consequentemente maior seria a sua aptidão física e capacidade de se reproduzir.

Além disso, é interessante pensarmos que, enquanto caçavam outras criaturas, alguns animais nunca conseguiam se refrescar adequadamente nas savanas quentes, em grande parte devido às suas camadas de pelo. Os seres humanos, no entanto, quando começaram a apresentar um crescimento gradual de uma espessa camada de pelos no corpo, conseguiram suar e manter o corpo fresco, aumentando o nível de resistência e melhorando as suas capacidades de caçador e reprodutor.

Tá, mas por que alguns animais possuem barba?

por que alguns animais possuem barba 2

A explicação de por que os animais possuem barba está intimamente ligada a algumas das mesmas razões pelas quais os humanos têm pelos faciais. Lembre-se de que quase tudo que você vê em um animal se desenvolveu de uma maneira específica e por um motivo inerente. A evolução raramente comete erros (embora órgãos vestigiais surjam de tempos em tempos), de modo que uma determinada característica pode ser continuamente mantida muito depois de seu objetivo inicial ter sido cumprido (por exemplo, as penas de um pavão) .

Ou seja, de um modo geral, tudo tem um propósito, sendo que os pelos faciais de certos animais não são exceção. Para os leões machos, que geralmente exibem jubas impressionantes, essa característica dos pelos faciais é um dos principais fatores que afetam a sua capacidade reprodutiva. Os machos que não têm uma juba grande são geralmente considerados “leões de baixo escalão”, sendo mais submissos e regularmente intimidados, de modo que eles raramente têm a chance de se reproduzir com uma fêmea.

Por outro lado, os leões com maior juba são frequentemente os mais dominantes e com o mais alto nível de aptidão reprodutiva. Em outras palavras, a capacidade de cultivar uma juba muito grande pode servir como um sinal de que o corpo tem excesso de “recursos reprodutivos”, o que pode fazer toda a diferença na hora de atrair as leoas. De fato, esse excesso de recursos é atraente para as fêmeas e invejado por outros machos, criando uma hierarquia de liderança e domínio sexual.

No caso dos orangotangos (especificamente os orangotangos-de-sumatra), a plenitude de suas bochechas e a aparência dos pelos faciais são, novamente, considerados pelas fêmeas da espécie um sinal de virilidade e maturidade sexual. Isso pode levar anos para se desenvolver, mas a questão é que um orangotango bem barbudo sempre acaba tendo boa sorte com as fêmeas. O mesmo acontece com os bodes, que lambem regularmente as suas barbas e as mantêm com uma aparência renovada, pois elas são extremamente atraentes para as cabras.

Outros usos das barbas e algumas considerações finais

por que alguns animais possuem barba 3

É importante deixar claro que outros animais, como o bisão-americano e o markhor do Himalaia, ostentam barbas para manter-se aquecidos durante as estações frias. De fato, uma grande quantidade de calor costuma ser perdida na cabeça de todos os animais, portanto, ter uma camada extra de pelo pode representar uma grande diferença entre o congelamento do cérebro e a sobrevivência do respectivo animal até a primavera.

Em todos os casos, como é verdade em muitos dos fenômenos da natureza, a razão para o crescimento de uma longa barba em um determinado animal é uma questão de aptidão adicional. Na prática, algum benefício adicional é obtido ou desfrutado pela presença desses pelos faciais, o que aumenta o nível de sobrevivência ou as chances de reprodução do animal em questão. Então, da próxima vez que você decidir raspar a barba e começar tudo de novo tempos depois, pense em qual mensagem você pode estar enviando para o mundo!

Muito interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!