Muito provavelmente você já deve conhecer a marca Oreo, que por sua vez envolve uma grande linha de biscoitos deliciosos formados a partir de duas bolachas unidas por um centro de recheio cremoso. No entanto, além disso, você provavelmente nunca pensou muito sobre a marca, afinal de contas, é apenas uma linha de biscoitos, não é mesmo? Mas verdade é que essa linha de biscoitos tem muito mais história para contar do que parece!

Os produtos Oreo são alguns dos mais populares do mundo dos biscoitos e existem há muitos anos no mercado. A história da marca Oreo começou com uma disputa entre dois irmãos e até hoje vemos vários mistérios envolvendo esses biscoitos, como de onde vem o nome deles ou até mesmo a proporção específica que abrange a quantidade de biscoito e recheio.

Pensando nisso, resolvemos listar aqui algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre essa linha de biscoitos. Caso queira, você até pode pegar um pacote de Oreo e um copo de leite para acompanhar a leitura. Garanto que a experiência ficará muito mais deliciosa!

7. Os biscoitos Oreo têm uma longa história que inclui dois irmãos rivais e outras empresas de biscoitos

coisas que voce nao sabia sobre os biscoitos oreo 7

Em meados da década de 1890, os irmãos Jacob e Joseph Loose tinham ideias diferentes sobre o que o futuro deveria reservar para a sua corporação, a American Biscuit and Manufacturing Company. Jacob, que havia sido presidente da empresa durante um período considerável, teve que abandonar o cargo em 1897 devido a uma doença, o que fez com que Joseph aproveitasse a ausência do irmão para tentar colocar em prática as suas próprias jogadas.

Basicamente, Joseph achou que seria interessante unir forças com suas concorrentes de longa data, a New York Biscuit Company e a United States Baking Company, formando assim a gigante National Biscuit Company (Nabisco). Como já era de se esperar, Jacob não ficou nada feliz com o novo rumo que a empresa havia tomado. Por isso, logo depois de ficar totalmente recuperado, ele decidiu formar a sua própria empresa com o acionista John Wiles, chamada Loose-Wiles Biscuit Company. No entanto, a empresa de Jacob sempre ficou aquém do sucesso da Nabisco.

6. Eles são veganos e kosher

coisas que voce nao sabia sobre os biscoitos oreo 6

Os biscoitos Oreo são tecnicamente veganos, de acordo com o site Delish. Os ingredientes dessas guloseimas são bastante simples e incluem açúcar, farinha, óleo, cacau, xarope de milho com alto teor de frutose, fermento, amido de milho, sal, lecitina de soja, vanilina e chocolate.

Eles são “tecnicamente veganos” porque, embora não haja ingredientes de origem animal na lista, a empresa tem o cuidado de alertar que a contaminação cruzada com laticínios é possível. Outro fato que merece destaque é que os biscoitos Oreo são kosher (alimentos que obedecem à lei judaica) desde 1997, quando a banha foi removida da sua lista de ingredientes.

5. A marca Oreo apareceu pela primeira vez nos mercados em meados de 1912

coisas que voce nao sabia sobre os biscoitos oreo 5

Embora a Nabisco tenha sido fundada anos antes, os biscoitos Oreo foram fabricados pela primeira vez no início de 1912, sendo lançados logo depois como parte de um trio de “biscoitos da mais alta classe”, que incluía outras marcas do mesmo conglomerado, como Mother Goose Biscuit e Veronese Biscuits. Curiosamente, essas duas últimos marcas já se foram, mas os biscoitos Oreo foram capazes de resistir muito bem ao teste do tempo.

4. É a marca de biscoitos mais vendida do mundo

coisas que voce nao sabia sobre os biscoitos oreo 4

A marca Oreo não é apenas a marca de biscoito mais vendida no mundo, com mais de US $ 2 bilhões em vendas anuais, mas é também responsável por um aumento anual de em 2,1% na receita líquida da Mondelez, o conglomerado internacional que controla a marca. Também vale destacar que a linha Oreo também tem uma presença massiva nas mídias sociais, provando ser uma marca que entende o meio no qual está envolvida.

3. Existe uma música escrita especialmente sobre os biscoitos Oreo

coisas que voce nao sabia sobre os biscoitos oreo 3

Em 1992, o músico Weird Al Yankovic lançou um álbum intitulado “Off the Deep End”, que incluía uma música especialmente dedicada ao Oreo. Soando como uma paródia da música “The Right Stuff”, de New Kids on the Block, “The White Stuff” serviu como uma homenagem ao biscoito e seu recheio cremoso. Na letra da canção, ele diz que outras guloseimas simplesmente não servem, pois os biscoitos Oreo são tudo o que ele realmente precisa.

2. Há uma proporção muito específica entre a quantidade de biscoito e recheio

coisas que voce nao sabia sobre os biscoitos oreo 2

Todo biscoito Oreo conta com uma proporção muito específica de exatamente 71% de biscoito e 29% de recheio. No entanto, é importante deixar claro que essa proporção pode variar de acordo com o tipo de biscoito. Por exemplo, o Double Stuf equivale a cerca de 1,86 vezes a quantidade de recheio de um Oreo regular, enquanto que a versão Mega Stuf detém cerca de 2,68 vezes a quantidade de creme.

1. Ninguém sabe exatamente de onde veio o nome “Oreo”, mas existem algumas teorias

coisas que voce nao sabia sobre os biscoitos oreo 1

Isso até pode surpreender muita gente, mas o fato é que a fabricante dos biscoitos Oreo, a Nabisco, nunca revelou oficialmente o significado por trás do nome (se é que realmente existe algum). No entanto, nós vivemos em um mundo cheio de gente com a mente criativa, por isso não chega a ser surpreendente o fato de que algumas pessoas já chegaram a desenvolver algumas teorias próprias.

Alguns pensam que a palavra “Oreo” representa o próprio biscoito, com os dois “O’s” sendo as bolachas e o “RE” representando o creme, de acordo com o site Serious Eats. Uma outra teoria aponta que, como a embalagem original apresentava uma coloração dourada, é possível que o nome da linha de biscoitos pode ter vindo da palavra “or”, que é o termo na língua francesa usado para descrever o “ouro”.

Uma outra teoria aponta para uma possível inspiração em uma classe de estimulantes do apetite chamada “orexígenos” como a fonte do nome. No entanto, uma das teorias mais curiosas é a que afirma que a palavra vem de “Oreodaphne”, que é o gênero de flor encontrado nos biscoitos Hydrox, que por sua vez serviram de inspiração para a criação dos biscoitos Oreo.

E você, gosta dos biscoitos Oreo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário logo abaixo!