Todos nós crescemos com um brinquedo favorito. Seja uma boneca adorável, um super-herói imponente ou algum ursinho de pelúcia para se aconchegar, o fato é que crianças e brinquedos constituem uma parceria perfeita. Esse é um fato universal da infância, pois mesmo em tempos bastante difíceis, nada impede a imaginação de uma criança de transformar um determinado objeto em um brinquedo, por mais simples que ele seja.

Pensando nisso, listamos aqui alguns fatos curiosos sobre brinquedos que você provavelmente desconhecia. Você vai ver que não é preciso ser criança para se encantar com esse mundo!

1. O brinquedo mais antigos do mundo são as bonecas. Uma coleção de esculturas em pedra encontradas enterradas com uma criança no cemitério Itkol II, no sul da Sibéria, são considerados os primeiros brinquedos já encontrados. As esculturas retratam pessoas e animais e datam de cerca de 2.500 aC.

2. Um chocalho de bebê feito em cerâmica foi encontrado perto de Ancara, na Turquia, sendo que os arqueólogos estimam que ele tem 4.000 anos. Como esses objetos costumam ser ambíguos quanto a sua finalidade (eles podem ter sido tanto brinquedos como também ícones religiosos), alguns argumentam que ele é, de fato, o brinquedo mais antigo do mundo. No entanto, pelas razões citadas anteriormente, não podemos afirmar com certeza.

3. Acredita-se que o ioiô seja o segundo brinquedo mais antigo do mundo, depois das bonecas. Embora sua origem exata seja desconhecida, acredita-se que ele foi inventado na China Antiga para ser usado originalmente como uma arma nas Filipinas por séculos. Curiosamente, acredita-se que o nome “ioiô” seja derivado de uma palavra da língua tagalo que significa “futuro”.

fatos curiosos envolvendo brinquedos 1

4. O bambolê se tornou um dos brinquedos mais populares em vários países no século passado, incluindo o Brasil, mas ele não era popular em todos os lugares. Os médicos britânicos notaram um aumento nos problemas nas costas e no pescoço relacionados ao uso do brinquedo, enquanto na Indonésia ele chegou a ser proibido por promover comportamentos supostamente “inadequados”. Curiosamente, até a União Soviética criticou o bambolê, dizendo que ele simbolizava “o vazio da cultura americana”.

5. Desde 1958, a Lego segue um sistema de fabricação muito preciso. Na prática, isso significa que um bloco de Lego fabricado em 1960 funcionará perfeitamente com um bloco de Lego fabricado nos dias de hoje. De fato, a melhor coisa sobre esses brinquedos é que você pode usar esses blocos para fazer qualquer coisa. Para se ter uma ideia, seis blocos padrão de oito pinos podem ser combinados em quase um bilhão de maneiras diferentes (915.103.765 para ser mais preciso).

6. Desde a sua introdução em 1978, mais de quatro bilhões de blocos Lego foram fabricados, o que equivale a mais do que as populações das três nações mais populosas do mundo juntas. No entanto, a Lego não domina apenas o mundo dos blocos, pois a empresa também é a principal fabricante de pneus do mundo, pelo menos no que diz respeito às unidades produzidas. Todos os anos, a Lego fabrica 306 milhões de pequenos pneus de borracha para seus kits. Em comparação, a Goodyear produz 181 milhões de pneus por ano.

fatos curiosos envolvendo brinquedos 2

7. A massinha de modelar foi inventada para limpar e reparar papéis de parede, tanto é que muitos restauradores de antiguidades ainda a utilizam para esse fim. Só foi em meados de 1954 que alguém considerou usá-la como um brinquedo.

8. Nos Estados Unidos, os bonecos baseados em figuras humanas (reais ou ficcionais) são tributados a uma taxa mais alta do que outros brinquedos. Por conta disso, a ToyBiz, que detinha os direitos de vários personagens da Marvel Comics, argumentou com sucesso no tribunal que seus bonecos dos X-Men e do Quarteto Fantástico eram baseados em mutantes e não em seres humanos, ganhando um reembolso dos impostos daquele ano e cortando sua taxa pela metade. Parece que os advogados da empresa foram os verdadeiros super-heróis…

9. Pouca gente sabe, mas o nome completo da boneca Barbie é Barbara Millicent Roberts. Ela e seu parceiro masculino, Ken, receberam tais nomes como uma forma de homenagear os dois filhos da sua criadora, Ruth Handler.

fatos curiosos envolvendo brinquedos 3

10. O brinquedo mais vendido de todos os tempos é o Cubo de Rubik, mais conhecido como “cubo mágico”. Mais de 350 milhões desses cubos coloridos já foram vendidos desde quando eles foram introduzidos no mercado em 1980.

11. O inventor da mola maluca, Richard James, abandonou sua família para se juntar ao que sua esposa chamou de “culto evangélico cristão” na Bolívia, mas não sem antes deixar a empresa em frangalhos e sua família atolada em milhões de dólares em dívidas. Sua esposa assumiu a empresa, endireitou as coisas e acabou vendendo a empresa por US $ 300 milhões. Por conta disso, embora Richard James seja o inventor oficial da mola maluca, Betty James costuma receber os créditos pelo brinquedo.

12. Quando foi apresentado pela primeira vez em 1952, o Sr. Cabeça de Batata era apenas uma coleção de olhos, narizes e bocas sem corpo. Por isso, as crianças deveriam ter sua própria batata para encaixar as partes que eram fornecidas pelo kit. O corpo de plástico só foi introduzido em meados de 1964, quando as regulamentações governamentais exigiam que as peças fossem menos afiadas, o que consequentemente tornou-as mais difíceis de serem pressionadas contra as batatas comuns.

fatos curiosos envolvendo brinquedos 4

13. O Sr. Cabeça de Batata também foi o primeiro brinquedo a ser anunciado na televisão. Essa campanha publicitária também foi a primeira voltada diretamente para as crianças, e não para os pais, ajudando o Sr. Cabeça de Batata a vender mais de um milhão de unidades em seu primeiro ano.

14. O jogo Monopoly foi criado por Charles Barrow, que estava desempregado durante a Grande Depressão. Outro fato curioso relacionado a esse brinquedo é que em 1983 foi estabelecido um recorde mundial da partida de Monopoly mais longa da história. O jogo durou um total de 1080 horas.

E quanto a você, qual é o seu brinquedo favorito? Compartilhe o post e deixe o seu comentário logo abaixo!