Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

Descubra quais são as franquias de fast-food mais valiosas do mundo

Para o bem ou para o mal, o fato é que as franquias de fast-food podem ser encontradas por toda parte. Se você mora em uma grande metrópole ou em uma cidade média, as chances são de que haja algum restaurante do tipo em algum lugar próximo.

Embora já se saiba que as refeições rápidas não são nada saudáveis e podem causar sérios problemas de saúde, elas ainda continuam sendo uma opção acessível e econômica em muitos casos. De fato, esse fator ajuda a explicar muito bem algumas das razões pelas quais o fast-food se tornou uma indústria tão lucrativa. Mas, quão lucrativa exatamente?

Bem, para termos uma melhor ideia da coisa toda, vamos dar uma olhada nas franquias de fast-food mais valiosas do mundo com base nas informações do Statista, um site especializado de estatísticas que coleta dados fornecidos por institutos de pesquisa de mercado. Confira!

6. Pizza Hut (US $ 7,5 bilhões)

Originalmente fundada na cidade de Wichita, no estado americano do Kansas, pelos irmãos Dan e Frank Carney, o primeiro restaurante da marca Pizza Hut abriu as suas portas em 1958. A franquia cresceu e se tornou conhecida globalmente por sua culinária ítalo-americana digna de elogios. No final de 2018, existiam cerca de 18.431 lojas em funcionamento, tornando a Pizza Hut a maior rede de pizzarias do mundo em termos de restaurantes em funcionamento.

A marca possui um patrimônio líquido estimado na casa dos US $ 7,5 bilhões, conquistando a sexta posição na lista das franquias de fast-food mais valiosas do planeta. Atualmente, a marca Pizza Hut é uma franquia global que faz parte da Yum! Brands. A empresa também possui outras marcas de destaque, incluindo Taco Bell, Kentucky Fried Chicken (KFC) e WingStreet.

Propaganda. Role para continuar lendo.

5. Domino’s Pizza (US $ 9,5 bilhões)

Em 1960, na cidade de Ypsilanti, no estado americano do Michigan, os irmãos Tom e James Monoghan adquiriram uma pequena rede de pizzarias local chamada DomiNick’s por cerca de US $ 1400. Embora a aquisição tivesse sido muito bem estudada antes mesmo da sua concretização, os irmãos mal sabiam na época que a franquia se tornaria a rede de pizzarias de maior sucesso em toda a história.

Conhecida por personagens de publicidade icônicos e prazos de entrega bastante rápidos, a franquia Domino’s tornou-se uma verdadeira potência no mundo das pizzas. Atualmente, a Domino’s é uma operação global que possui mais de 16.000 restaurantes em todo o mundo, abrangendo desde grandes nações a países em desenvolvimento. Atualmente, a franquia está avaliada em US $ 9,5 bilhões.

4. Subway (US $ 17,1 bilhões)

Bridgeport, no estado americano de Connecticut, é uma cidade portuária que serviu como o local de origem da franquia Subway, mais especificamente no ano de 1965. Com um investimento inicial de US $ 1.000, um homem chamado Fred DeLuca abriu uma lanchonete chamada “Pete’s Super Submarines”, que se transformaria em uma das franquias mais valiosas do mundo.

Hoje, a Subway é uma marca que é conhecida por seus sanduíches exclusivos e por se promover como uma alternativa mais saudável às opções tradicionais de fast-food. Com mais de 41.500 restaurantes em todo o mundo, a marca ostenta o título de franquia do ramo da alimentação com o maior número de restaurantes. A marca também apresenta um patrimônio líquido atualmente estimado em US $ 17,1 bilhões, tornando-a a quarta mais valiosa do gênero.

3. KFC (US $ 17,2 bilhões)

A Kentucky Fried Chicken, mais conhecida pela sigla KFC, é a marca mais antiga da nossa lista. Fundada em meados de 1930, a popular rede de restaurantes com foco no frango frito iniciou as suas atividades em uma pequena cidade chamada North Corbin, localizada no estado de Kentucky. Sendo idealizado por Harland “Coronel” Sanders, que continua sendo o mascote da empresa até hoje, o restaurante era originalmente chamado de Sanders Court & Café.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Graças a uma ótima gestão e boas estratégias de marketing, o restaurante de cidade pequena se transformou na cadeia de frango mais lucrativa do mercado e agora possui mais de 22.600 restaurantes em todo o mundo. Com todos esses números impressionantes, não é de surpreender o fato de que a KFC possui um patrimônio líquido atualmente estimado em cerca de US $ 17,2 bilhões.

2. Starbucks (US $ 45,8 bilhões)

Tendo sido fundada em 1971, a Starbucks é uma franquia relativamente nova em comparação com a maioria das outras marcas da nossa lista. Embora tenha começado as suas atividades como uma cafeteria relativamente pequena em Seattle, no estado americano de Washington, a Starbucks expandiu o seu cardápio e operações ao longo dos anos, tornando-se a segunda franquia de serviço rápido mais valiosa do mundo.

O conceito da cadeia de alto padrão especialmente segmentada para os entusiastas do café preocupados com a qualidade tem sido um grande sucesso. A “rainha global do café” agora tem em torno de 28.218 pontos de venda em todo o mundo. Para se ter uma ideia do seu crescimento, a empresa abriu uma média de 2 lojas diariamente entre os anos de 1987 a 2007. Essa rápida expansão é uma das muitas razões pelas quais a Starbucks está atualmente avaliada em US $ 45,8 bilhões.

1. McDonald’s (US $ 130,3 bilhões)

Desde a sua fundação em 1940, o McDonald’s se tornou a história de maior sucesso no ramo das franquias de fast-food. Setenta e nove anos atrás, quando os dois irmãos Richard e Maurice McDonald abriram a primeira loja, eles provavelmente não imaginavam que a sua empresa um dia empregaria cerca de 1,7 milhão de pessoas, o que a torna a segunda maior empregadora do mundo!

Hoje, o logotipo do McDonald’s, os famosos “arcos dourados”, pode ser encontrado em mais de cem países. No total, existem cerca de 37.855 restaurantes do McDonalds que distribuem milhões de hambúrgueres diariamente. Atualmente avaliada em cerca de US $ 130,3 bilhões, a franquia está bem a frente das rivais quando o assunto gira em torno do valor de mercado.

Propaganda. Role para continuar lendo.

E você, tem alguma preferência por alguma das franquias listadas aqui? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Mais

Curiosidades

Existem mais de 7.000 idiomas espalhados pelo mundo, são tantos que é completamente impossível saber de todos. Aqui no Brasil geralmente aprendemos nas escolas,...

Curiosidades

No passado, o conhecimento humano sobre as reações químicas não era tão profundo quanto é agora. Da mesma forma, os homens das cavernas não...

Curiosidades

Ahhhhh, o Playstation 3… com esse console passei horas das minhas madrugadas acordado, jogando os mais diversos jogos. Eu fui ganhar o PS3 somente...

Curiosidades

James Bond é indiscutivelmente um dos agentes especiais mais populares da cultura pop. Desde a publicação inicial do primeiro romance de Ian Fleming em...

Curiosidades

Muito provavelmente, você já deve ter assistido ao lançamento de algum foguete pela TV ou Internet. Da mesma forma, você também já pode ter...

Curiosidades

Carros e barcos são meios de transporte completamente diferentes, não é mesmo? Enquanto um foi feito para percorrer as estradas mundo afora, o outro...

Curiosidades

Se você já assistiu a um show aéreo, onde aviadores treinados e altamente habilidosos realizam todo tipo de manobras ousadas no ar com suas...

Curiosidades

O marshmallow é um confeito que sempre fez sucesso entre o público infantil, especialmente na América do Norte. Essa guloseima apresenta uma consistência bem...