A aracnofobia, o medo excessivo de seres aracnídeos (principalmente com relação às aranhas), é uma das fobias mais comuns. De fato, estima-se que entre 3,5% a 6% da população global apresente algum medo com relação às aranhas. No entanto, você já parou para pensar no que torna essas criaturas rastejantes de múltiplas pernas seres tão temidos?

Alguns podem pensar que isso tem a ver com o fato de que elas aparecem e desaparecem quase instantaneamente, de modo que elas podem estar em algum lugar em um segundo e desaparecer em um piscar de olhos. Outras pessoas podem dizer que a aracnofobia pode estar relacionada a como como os filmes retratam as aranhas. No entanto, existe um outro detalhe nas aranhas que é capaz de assustar muita gente: a quantidade absurda de olhos que muitas espécies possuem!

Ao longo desse artigo, nós vamos abordar alguns tópicos que nos ajudarão a entender toda a ciência por trás dos olhos inquietantes de várias espécies desses seres aracnídeos.

Quantos olhos as aranhas têm?

quantos olhos as aranhas tem 1

Como você já pode ter desconfiado, não existe uma resposta simples para esta pergunta, pois ela pode variar a depender da espécie de aranha em questão. Existem mais de 40.000 espécies diferentes de criaturas que tecem teias encontradas no planeta, com mais sendo descobertas todos os dias. Desse modo, o número de olhos que cada aranha possui varia dependendo da família e da espécie. Curiosamente, o número de olhos e sua disposição na cabeça da aranha também é frequentemente usado para fins de classificação.

A maioria das pessoas assume que a resposta para essa pergunta está entre dois a oito olhos. De fato, a maioria das aranhas tem 8 olhos, mas espécies de aranhas da família Caponiidae, por exemplo, têm apenas 2 olhos, o que é uma ocorrência incomum no mundo das aranhas. O que é ainda mais incomum é que algumas aranhas Caponiidae têm a capacidade de dar origem a um número adicional de olhos à medida que vão ficando mais velhas.

A maioria das espécies de aranhas tem oito olhos, mas o que mais chama a atenção é que eles geralmente são organizados em arranjos diferentes. Enquanto algumas têm pares muito bem agrupados de grandes olhos primários na frente com três pares de olhos secundários ao longo da região lateral da cabeça, outros têm arranjos de olhos muito específicos e únicos, chegando a ser algo até meio “assustador”.

por outro lado, alguns exemplos de aranhas com 6 olhos incluem as das famílias Anapidae, Scytodidae, Dysderidae e Sicariidae, enquanto as aranhas da família Miagrammopes e Symphytognathidae geralmente apresentam “apenas” 4 olhos.

Existem aranhas sem olhos?

quantos olhos as aranhas tem 2

Por mais estranho que isso possa parecer, o que você talvez ainda não sabe é que algumas aranham podem não possuir um olho sequer. Isso mesmo, existem aranhas sem olhos! Em 2012, Peter Jäger, uma cientista do Instituto de Pesquisa Senckenberg, em Frankfurt, descobriu a primeira espécie de aranha-caçadora a não contar com absolutamente nenhum olho. Essa aranha sem olhos foi encontrada em uma caverna a cerca de 100 km da caverna Xe Bang Fai no Laos, no sul da Ásia. Jäger nomeou a espécie de aranha “Sinopoda Scurion”.

Cientificamente falando, é muito estranho ver que, enquanto a maioria das aranhas caçadoras tem 8 olhos, a Sinopoda Scurion não possui nenhum. Os cientistas acreditam que essa espécie de aranha evoluiu de tal forma para se adaptar à escuridão dentro das cavernas. A base para essa tese tem a ver com o fato de que, ao longo dos anos, mais espécies de aranhas sem olhos foram descobertas em diferentes cavernas pelo mundo. Telemidae, Cicurina e a Aranha-lobo da caverna Kauaʻi são outros exemplos de aranhas sem olhos.

No entanto, independente de ter vários olhos ou não ter nenhum, a questão é que todas as aranhas sempre apresentam uma maneira diferente de observar o mundo. Mas, será que ter 8 olhos realmente lhes dá uma vantagem sobre outros animais? Para entender isso, precisamos compreender o funcionamento dos olhos das aranhas.

Como funcionam os olhos de uma aranha?

quantos olhos as aranhas tem 3

Os olhos das aranhas podem ser divididos em dois tipos: primários e secundários. O principal par de olhos, geralmente encontrado na frente da cabeça do animal, são os olhos primários, enquanto que os menores localizados ao longo das laterais da cabeça são os olhos secundários. Acredita-se que os olhos secundários sejam derivados dos olhos compostos dos ancestrais das aranhas. No entanto, eles não possuem as facetas separadas que são frequentemente associadas aos olhos compostos.

Os olhos primários em outros artrópodes são capazes de detectar apenas a direção da luz, mas no caso das aranhas, os olhos primários também são capazes de formar imagens. Os olhos primários também são chamados de olhos anteromediais (AME) devido à sua colocação. Esse conjunto principal de olhos é geralmente usado para focalizar na imagem da presa e reunir detalhes sobre o ambiente.

Os olhos primários são fixos, mas é notável que as aranhas não conseguem mover suas cabeças como os seres humanos e outros animais. Assim, essas criaturas precisam de olhos adicionais para ajudar os olhos primários na captação do maior ângulo de visão possível. Curiosamente, os olhos secundários não têm a mobilidade da retina vista nos olhos primários e, portanto, são ainda mais imóveis.

O papel dos olhos secundários varia de espécie para espécie. Na maioria das espécies, eles atuam como analisadores de movimento e ajudam as aranhas a detectar o movimento de presas e predadores nas regiões laterais. Eles também ajudam as aranhas a medirem certas distâncias. Em algumas espécies de aranhas, os olhos secundários também possuem uma camada de tecido retrorrefletor chamada “tapetum lucidum”, que auxilia a visão em condições de pouca luz.

Uma palavra final

quantos olhos as aranhas tem 4

Embora até faça sentido pensar que um número maior de olhos levaria a uma melhor visão geral, esse não é necessariamente o caso. Na verdade, 99% das aranhas com 4 pares de olhos ainda têm uma visão relativamente ruim. É exatamente por isso que a maioria das aranhas confia mais no olfato e no paladar para procurar comida.

Sensores de toque na forma de estruturas semelhantes a cabelos ou cerdas também ajudam essas criaturas a verificar o ambiente ao seu redor. No entanto, é importante deixar claro que algumas aranhas de caça, como as aranhas-saltadoras, costumam ter uma excelente visão.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!