Curiosidades

21 coisas que você provavelmente não sabia sobre pontos turísticos famosos

21 coisas que você provavelmente não sabia sobre pontos turísticos famosos

Muitos dos pontos turísticos mais famosos do mundo servem como símbolos icônicos de um tempo passado. De certo modo, eles fornecem aos visitantes de todo o mundo uma visão sobre uma determinada época e o patrimônio de uma cidade ou cultura. No entanto, apesar de notáveis, existem alguns fatos curiosos que você talvez não conheça sobre esses pontos turísticos mundialmente famosos, que por sua vez atraem turistas de todos os cantos do mundo.

Pensando nisso, listamos aqui algumas curiosidades que muita gente desconhece sobre alguns dos pontos turísticos mais visitados do mundo. Você vai ver que muitos lugares já conhecidos nos roteiros turísticos ainda podem nos surpreender com características ou histórias inusitadas. Confira!

Big Ben

1. Pouca gente sabe, mas a verdade é que o Big Ben é o sino, não a torre. O nome real da estrutura é Elizabeth Tower desde meados de 2012, quando foi renomeada para homenagear a atual rainha. Anteriormente, era oficialmente chamada de “a torre do relógio”, mas apelidada de “torre de Santo Estêvão”.

2. Existe uma prisão na torre que foi usada em 1880 para aprisionar um parlamentar que se recusou a jurar lealdade à rainha pela Bíblia. Curiosamente, seu encarceramento foi muito curto: apenas uma noite.

3. No topo da torre, há uma lâmpada extra chamada Ayrton Light, que foi instalada para que a rainha Vitória pudesse ver os membros do parlamento depois do expediente.

Taj Mahal

4. Cerca de 1.000 elefantes foram usados na construção do Taj Mahal. Eles transportavam os materiais necessários para a construção do mausoléu.

5. A fundação do Taj Mahal é feita de madeira e existe um risco muito real de que ela desmorone completamente algum dia. No entanto, os construtores da obra foram sábios o suficiente para projetar a construção de tal forma que, caso isso realmente aconteça, ele provavelmente vai desmoronar “para fora”, não danificando muitas partes internas.

6. Existem réplicas do Taj Mahal em Dubai e em Bangladesh. O Taj Mahal de Bangladesh é um modelo de tamanho similar ao original, porém com cores extras. Ele foi criado para que as pessoas mais pobres de Bangladesh pudessem ver o Taj Mahal sem precisar desembolsar uma grana para visitar o original na Índia

Grande Esfinge de Gizé

7. Embora possa surpreender a muitos, a verdade é que a Grande Esfinge de Gizé não é uma esfinge, pelo menos não em termos técnicos. Na verdade, uma esfinge real tem asas, o corpo de um leão e o rosto de uma mulher. No entanto, a “esfinge” do Egito não tem asas e apresenta o rosto de um homem.

8. Acredita-se que a Grande Esfinge de Gizé foi originalmente pintada em tons de vermelho, amarelo e azul e pode ter usado uma coroa nos primeiros anos após sua edificação.

9. Um devoto muçulmano chamado Muhammad Sa’im al-Dahr tentou destruir a esfinge ao ver os camponeses locais fazendo oferendas à Esfinge na esperança de aumentar sua colheita. Embora não tenha conseguido acabar com a Esfinge por completo, ele chegou a destruiu o seu nariz. Muhammad Sa’im al-Dahr foi posteriormente linchado por conta do seu comportamento rebelde.

Torre de Pisa

10. Certa vez, Benito Mussolini tentou consertar a torre fazendo furos em sua base para posteriormente enchê-los de cimento. Infelizmente, as coisas pioraram e a torre inclinou-se ainda mais! Em 2008, algumas alterações na sua estrutura foram feitas com bases científicas e a inclinação da torre deixou de piorar.

11. A torre originalmente inclinava na outra direção, mas à medida que a inclinação foi aumentando, o peso fez com que ela se deslocasse para o outro lado. Ou seja, embora já tenha sido uma torre que apontava para o norte, agora ela é uma torre inclinada para o sul.

12. A Torre de Pisa é uma torre sineira. Um dos sinos tinha a melancólica tarefa de tocar para marcar a execução de um traidor. Esse sino ficou popularmente conhecido como “sino do traidor”, embora o seu nome oficial seja San Ranieri.

Estátua da Liberdade

13. Embora fosse um presente de Napoleão III (e não necessariamente da nação francesa), os americanos tiveram que pagar pelo pedestal e contribuíram em boa parte dos custos de produção da própria estátua.

14. As cidades de Boston e Filadélfia angariaram fundos para ganhar o direito de ter a estátua, mas no fim das contas a escolhida acabou sendo Nova York, que por sua vez era uma cidade vista como mais “intercultural”.

15. Em 1985, a estátua recebeu uma nova tocha e seu rosto foi movido porque estava um pouco deslocado do centro. A estátua também recebeu uma plástica no nariz e seu braço foi deslocado ligeiramente para uma posição melhor.

A Grande Muralha da China

16. Na China, o muro é conhecido como “O Dragão da Terra” ou “O Muro Longo”.

17. O rejunte usado para unir os tijolos da parede era feito com arroz pegajoso, que por sua vez é comumente encontrado na culinária chinesa.

18. Embora seja uma construção imponente, a muralha não cumpriu o seu principal dever de proteger a nação a qualquer custo. Isso porque Ghengis Khan violou e controlou partes do muro durante o seu reinado.

Torre Eiffel

19. O engenheiro francês Gustave Eiffel fez com que o projetista da torre (Maurice Koechlin) incluísse um apartamento no terceiro andar para uso particular. Até mesmo o empresário Thomas Edison visitou o lugar uma vez. Hoje o local está aberto ao público.

20. A torre tem a sua própria cor de tinta oficial, comumente chamada de “marrom da Torre Eiffel”. Curiosamente, a estrutura foi originalmente pintada em uma cor marrom-avermelhada e posteriormente ela chegou a ser repintada em amarelo! Atualmente, a torre é pintada em três tons da tal cor “marrom da Torre Eiffel”.

21. Os ingleses, não querendo ser superados pelos franceses, decidiram que iriam construir a sua própria versão no ano de 1891, chamada Watkin’s Tower, que até chegou a ter a sua construção iniciada no Wembley Park, em Londres. No entanto, quando a primeira etapa foi concluída, a torre provou ter uma estrutura muito instável e permaneceu incompleta até ser demolida em 1907.

Pontos turísticos com detalhes muito interessantes, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: