A cebola é um dos vegetais mais comuns e é também um dos alimentos mais antigos conhecidos pela raça humana. De fato, as cebolas fazem parte da dieta humana há mais de 7.000 anos. Para se ter uma ideia, arqueólogos já descobriram vestígios de cebola que remontam a 5000 a.C., encontrados ao lado de pedras e assentamentos da Idade do Bronze.

Consequentemente, as cebolas podem ser encontrados de alguma forma em quase todos os pratos principais. Elas são excelentes em conferir um ótimo sabor à maioria das refeições, além de servir como um ótimo remédio para a saúde.

Pensando nisso, listamos aqui algumas curiosidades fascinantes que você provavelmente não sabia sobre a cebola. Confira!

6. Ela já foi usada como moeda

fatos curiosos que voce nao sabia sobre a cebola 6

Como já foi citado aqui, as cebolas têm uma longa história que remonta a séculos, mostrando que elas têm servido a muitos usos ao longo de todos esses anos. Pois bem, na Idade Média, as cebolas eram um alimento tão importante para os europeus que eles resolveram usá-las como uma forma comum de moeda. Na prática, essas pessoas usavam as cebolas para ajudar a pagar seus itens essenciais, como aluguel, e até as recebiam como presentes.

Por razões óbvias, as cebolas não seriam vistas como o presente de casamento ideal nos dias de hoje, mas o fato é que elas serviam como um presente de casamento relativamente comum durante esse período. Curiosamente, os sérvios ainda usavam cebolas como uma forma de moeda aceitável até meados do século XVIII.

5. Os cachorros devem evitá-la completamente

fatos curiosos que voce nao sabia sobre a cebola 5

Embora as cebolas sejam vegetais comumente usados em muitas refeições para os seres humanos, elas podem ser realmente tóxicas para os cães. Isso acontece por que a cebola contêm uma toxina chamada dissulfeto de alil propil, que causa a degradação dos glóbulos vermelhos no corpo dos cães. Na prática, isso pode levar ao desenvolvimento de um quadro de anemia hemolítica auto-imune secundária, que pode ser fatal para os cachorros.

Também é importante saber que, ainda que seja cozida ou frita, a cebola continua possuindo a toxina letal. A boa notícia é que apenas uma grande quantidade de cebola costuma ser fatal para os cães, mas qualquer quantidade pode ser problemática para esses animais de alguma forma. Algumas pessoas até supõem que os cães poderiam colher os benefícios nutricionais ao comer cebola, mas o fato é que os danos causados pelas toxinas mortais superam em muito os possíveis benefícios.

4. A cebola já serviu como um símbolo de adoração

fatos curiosos que voce nao sabia sobre a cebola 4

No Antigo Egito, a cebola não só tinha um papel importante como alimento, mas também era um símbolo de adoração. De fato, os antigos egípcios adoravam a cebola e acreditavam que os anéis circulares e a forma esférica do bulbo da cebola serviam como símbolos da vida eterna. Existem até rumores de que os trabalhadores que construíram as pirâmides foram alimentados com cebolas e pinturas representando esse objeto digno de culto já foram encontradas nas paredes internas das pirâmides e em vários túmulos.

Como acreditava-se que esse vegetal simbolizava a eternidade, as cebolas eram muitas vezes enterradas com os faraós. Curiosamente, as cebolas eram frequentemente encontradas na região pélvica, no tórax, nas orelhas e na frente dos olhos das múmias, mas elas também já foram encontradas presas às solas dos pés. Até o rei Ramsés IV foi sepultado com cebolas nas órbitas oculares!

3. Ela pode ser usada para limpar itens de metal

fatos curiosos que voce nao sabia sobre a cebola 3

Se você acabar precisando limpar alguns talheres ou outros metais em sua casa, saiba que a cebola pode ser uma solução perfeita e inesperada. As cebolas são realmente eficazes na remoção de marcas leves de ferrugem em pequenas peças de metal, como talheres e facas. A ferrugem pode ser facilmente removida desses metais simplesmente ao deixá-los em contato com uma cebola e permitindo que eles descansem por algumas horas. Em seguida, basta enxaguar o metal como faria normalmente e jogar a cebola fora, que por sua vez deverá estar cheia de ferrugem.

As cebolas também podem ser usadas para limpar as grades de churrasqueiras ao ar livre. De fato, o “método da cebola” para limpar a churrasqueira pode remover com êxito até mesmo sujeiras mais profundas. Basta girar a grelha em fogo alto por alguns minutos para aquecer as grades e depois borrifar as grades com suco de limão ou vinagre branco. Depois disso, corte uma cebola ao meio e esfregue o lado cortado para baixo ao longo das grelhas em movimentos constantes.

2. Ela pode ser usada até para prever a severidade do inverno

fatos curiosos que voce nao sabia sobre a cebola 2

Não seria incrível se pudéssemos prever a condição do tempo apenas com alguns vegetais em mãos? Pois bem, aparentemente, tudo o que você precisa são algumas cebolas para saber o que esperar durante o inverno! De fato, desde a Idade Média, as pessoas já acreditavam que a casca de uma cebola poderia prever a severidade do inverno. Na prática, uma pele grossa previa um inverno rigoroso, enquanto uma pele fina significava que um inverno mais ameno estaria chegando.

No entanto, vale mencionar que esse método de previsão do tempo só funciona com cebolas cultivadas no mesmo local onde pretende-se prever as condições climáticas, até porque as cebolas compradas em supermercados geralmente são cultivadas em outros lugares.

1. Ela realmente pode fazer você chorar

fatos curiosos que voce nao sabia sobre a cebola 1

Nós geralmente choramos por causa de eventos relacionados a coisas como morte, fins de relacionamento, violência ou até mesmo por conta das lembranças mais felizes. No entanto, uma cebola também tem uma maneira bem peculiar de provocar lágrimas. Na prática, esse vegetal nos deixa com lágrimas nos olhos porque libera uma substância química no ar que irrita os glóbulos oculares. O produto químico causador de tudo isso se chama “fator lacrimatório”, embora também seja conhecido simplesmente como “LF”.

Porém, existem algumas maneiras de se proteger de uma crise de lágrimas desencadeada por cebolas. Por exemplo, uma faca recentemente afiada cortará mais precisamente a estrutura da cebola, causando menos rupturas e uma menor liberação da substância que provoca as lágrimas. As cebolas também podem ser descascadas e embebidas em água para eliminar alguns dos compostos químicos. No entanto, é importante deixar claro que não há uma maneira 100% garantida de evitar o choro.

E você, gosta de usar a cebola no seu dia a dia? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!