Praticamente tudo o que existe atualmente no mundo possui um valor, sejam casas, carros, livros ou até mesmo um pote de sorvete. Precisamos do dinheiro para pagar coisas que são essenciais para a nossa vida e até mesmo o que não é tão essencial assim. Estamos acostumados a ver valores em quase tudo.

Existem diversos objetos caríssimos espalhados pelo mundo e obviamente nem todos podem comprá-los, mas você já parou para pensar quanto vale o planeta terra? Bom, nós pesquisamos sobre o assunto e você irá se surpreender com a resposta , mas já dá para imaginar que vale bastante quando olhamos a imensidão que é o nosso planeta.

Quanto vale o planeta Terra?

Gregory P. Laughli

Antes de mais nada, precisamos conhecer o Gregory P. Laughli. Gregory é um professor de astronomia e astrofísica na universidade de Yale. Em 1994 ele recebeu recebeu um PhD em Astronomia e Astrofísica pela Uiversidade da Califórnia em Santa Cruz. Entre 1999 e 2001 Gregory trabalhou para a Nasa como cientista planetário no Ames Research Center em Mountain View.

Dentre tantos artigos de Gregory já publicou, está um de 2014 sobre negociação de alta frequência , mostrando que, mesmo que um trader ganhasse apenas 51% dos negócios, seria garantido um lucro se fizesse negócios suficientes.

Quanto vale o planeta Terra?

Valor da Terra

Em 2009, Gregory criou uma fórmula para calcular o valor da terra e o resultado foi 5 quatrilhões de dólares, na época o valor era cerca de 100 vezes o produto interno bruto (PIB) de todos os países juntos. O cientista divulgou a fórmula em seu blog pessoal, você pode verificar na imagem abaixo:

Quanto vale o planeta Terra?

A fórmula desenvolvida pelo cientista calcula a massa, soma da idade da estrela que ilumina o planeta, sua temperatura, tamanho, entre outras características e é capaz de gerar um valor que poderia ser estipulado como seu preço final. Segundo Gregory, pequenos planetas que não são tão iluminados e possuem altas temperaturas, não valem quase nada.

Segundo Gregory,  a conta feita para determinar o valor de um planeta não considera elementos vitais, como a presença de água líquida ou atmosfera rica em oxigênio. Para ele, essa fórmula mostra o quão preciosa é a Terra. Nas palavras do cientista os cinco quatrilhões de dólares:

É o valor de toda a infraestrutura acumulada na história do homem. Espero que isso incentive as pessoas a preservarem o que temos.

Quanto vale o planeta Terra?

Gregory ainda afirmou que Vênus valeria menos que um centavo (barato, não?) já que a sua temperatura ambiente é o suficiente para derreter até mesmo chumbo. Marte valeria US$ 14 mil e o exoplaneta Gliese 581 c que foi descoberto em 2010 teria um valor de US$ 60 mil.

Independente do valor da terra, devemos cuidar bem dele, afinal de contas ele é o nosso lar e se ele não está bem, sofreremos várias consequências.

Interessante, não acha? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!