O mundo é repleto de pessoas, todas elas possuem as suas particularidades e são completamente únicas. Dentre tantas pessoas, podemos encontrar astros que se destacam no seu ramo, seja na televisão, no cinema, na ciência ou até mesmo no esporte.

Neste domingo (26/01) o mundo perdeu mais um grande astro e uma pessoa incrível. O jogador de basquete Kobe Bryant faleceu em um acidente de helicóptero, junto dele estava a sua filha Gianna de 13 anos e mais sete pessoas. Vamos relembrar agora a trajetória de Kobe.

 

Relembre a trajetória de Kobe Bryant

 

Nascimento

Kobe Bean Bryant nasceu no dia  23 de agosto de 1978 na Filadélfia, ele era o filho mais novo de Pam Bryant e Joe Bryant. Quando Kobe nasceu, o seu pai era jogador de basquete e inclusive jogou na liga NBA. Quando Kobe tinha seis anos, ele e a sua família se mudaram para a Europa, já que o seu pai iria jogar lá agora.

Início da Carreira

Em 1991, Kobe voltou para os Estados Unidos e foi nessa época que ele começou a se destacar no basquete. Quando Kobe estava no segundo ano do High School, o seu pai se tornou o seu treinador . Em 1996, o jogador foi escolhido para jogar no New Orleans Hornets, porém logo foi transferido para o Los Angeles Lakers sem ter realizado nenhuma partida.

 

Relembre a trajetória de Kobe Bryant

 

A carreira de Kobe começou mesmo em 1996 e desde então ele tinha vontade de jogar em Los Angeles, mesmo o seu agente dizendo que seria impossível ele jogar lá. Não demorou muito para o jogador se tornar um grande sucesso. Em 1997, Kobe foi o vencedor do concurso de enterradas de 1997.

Evolução

No início, Kobe teve minutos contados em quadra, na primeira temporada ele fez apenas 7,6 pontos por jogo, porém com a sua evolução, na segunda temporada ele acabou tendo mais tempo em quadra e a sua pontuação aumentou para 15,4.

 

Relembre a trajetória de Kobe Bryant

 

Kobe tornou-se o mais jovem jogador a participar do All-Star Game. O tempo ia passando e Kobe continuava evoluindo cada vez mais e a cada temporada que passava, ele acaba surpreendendo surpreendendo ainda mais as pessoas que acompanhavam os jogos.

A temporada de 1998 / 1999 foi curta devido a greve dos jogadores da NBA, ainda assim, Kobe foi o titular de todos os 50 jogos realizados. Nessa mesma época, o jogador começou a ser comparado com  Michael Jordan e Magic Johnson que também eram astros do basquete.

 

Relembre a trajetória de Kobe Bryant

 

Kobe começou a se tornar um dos melhores jogadores da NBA e se destacou principalmente na temporada 2000 / 2001, onde os Lakers só perderam um jogo na pós temporada.

Polêmica

Em 2003, Kobe foi acusado de estupro por uma funcionária de um hotel no Colorado. Na época o jogador já era casado e assumiu o adultério, porém, disse que a relação foi consensual . O caso acabou indo para o tribunal, mas o caso acabou sendo acabou sendo arquivado, pois a vítima não havia comparecido ao julgamento.

Kobe e a funcionária do hotel chegaram a um acordo de indenização, o jogador concordou em pagar US$ 20 milhões. Por conta da polêmica, a carreira de Kobe ficou comprometida e aí o jogador percebeu que precisava de algo novo.

 

Relembre a trajetória de Kobe Bryant

 

Depois do ocorrido, o jogador voltou à quadra e começou a se chamar de “Black Mamba”, em referência à uma espécie de cobra que tem este nome e costuma atacar suas vítimas de forma extremamente rápida e mortal.

Em 2004, Shaquille O’Neal deixou os Lakers, na qual ele liderou por um bom tempo, após isso, Kobe liderou a equipe durante 3 finais seguidas da NBA. Na temporada 2007 / 2008, Kobe teve o seu melhor ano individualmente e isso só fez ele se tornar ainda mais conhecido.

 

Relembre a trajetória de Kobe Bryant

 

Aposentadoria

Em abril de 2013, Kobe rompeu o tendão de aquiles e isso de certa forma atrapalhou os Lakers naquela temporada. Em novembro do mesmo ano, o jogador assinou um contrato de 2 anos. Ainda em 2013, Kobe começou a sofrer com constantes contusões e queda de performance. 

Kobe começou a receber críticas negativas e ele já não estava mais jogando como antes, então em 2015 ele escreveu uma carta aberta ao público onde ele anuncia a sua aposentadoria para abril de 2016.

 

Relembre a trajetória de Kobe Bryant

 

No dia 13 de abril de 2016, Kobe jogou a sua última partida na NBA contra o Utah Jazz e marcou 60 pontos. Nesse jogo,  ele se tornou o jogador mais velho a fazer pelo menos 50 pontos em um jogo na NBA.

Empreendedorismo

Em 2013, antes de se aposentar, Kobe começou a sua carreira no mercado financeiro, em parceria com Jeff Stibel, ele fundou a Bryant Stibel que atualmente já possui mais de US$ 2 bilhões em ativos.

Bryant também investiu em várias marcas, como é o caso da bebida esportiva Body Armour que ganhou bastante destaque nos últimos anos, principalmente quando foi vendida para a Coca-Cola em 2018.

 

Relembre a trajetória de Kobe Bryant

 

Oscar

Em 2016, Kobe fundou a Granity Studios, uma empresa especializada em mídia esportiva. A empresa foi a responsável pelo lançamento do curta-metragem animado Dear Basketball que foi roteirizado pelo próprio Kobe.

Na cerimônia do Oscar de 2018, Dear Basketball acabou ganhando o prêmio de melhor curta-metragem de animação, assim marcando a primeira vitória no Oscar de qualquer atleta profissional.

Morte

No dia 26 de janeiro deste ano, por volta das 10h00, um helicóptero com 9 pessoas caiu nos arredores de Calabasas, no sul da Califórnia, um tempo depois foi confirmado que Kobe e sua filha Gianna de 13 anos estavam entre as vítimas. 

O acidente não deixou sobreviventes e relatórios preliminares afirmaram que o helicóptero teria caído durante uma densa névoa e segundo algumas testemunhas, antes de cair, o helicóptero estava em chamas.

Curiosidades

  • Kobe foi um dos únicos atletas a ser escolhido no draft da NBA direto do High School;

  • Juntamente com o pivô Shaquille O’Neal e o técnico Phil Jackson, Kobe levou os Lakers a três campeonatos consecutivos da NBA em 200, 2001 e 2002;
  • Ao longo de 20 anos de carreira, ele participou 18 vezes do All-Star Game, o que é um número bem alto;

    Relembre a trajetória de Kobe Bryant

  • Em 2008, Kobe foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da NBA;

  • Quando se mudou para a Itália ainda na infância, Kobe conheceu  Oscar Schmidt e virou um fã do ala da Seleção Brasileira;

  • Kobe também era um grande fã do futebol brasileiro e já expressou admiração pelo Ronaldinho Gaúcho em 2013, quando recebeu uma camisa do Atlético pelas mãos do jogador brasileiro;

    Relembre a trajetória de Kobe Bryant

Infelizmente perdemos mais um grande astro tragicamente e lamentamos bastante por isso. Certamente a dor é enorme e falta da presença física também, então desejamos que toda a família e amigos de Kobe, assim como das demais vítimas do acidente possam ser confortadas.

Você acompanhava o Kobe? comenta aqui em baixo e compartilha esse post!