Populares em todo o mundo, as cenouras são vegetais crocantes e altamente nutritivos. No entanto, o que mais chama a atenção é que muitas pessoas costumam acreditar que elas têm a capacidade de manter seus olhos saudáveis e melhorar a sua visão noturna. Mas, afinal de contas, como surgiu essa ideia? Será que os supostos benefícios da cenoura para a visão são realmente apoiados pela ciência?

Pois bem, ao longo desse artigo, nós vamos reunir informações que ajudam a explicar se as cenouras beneficiam seus olhos e se elas são capazes de fornecer outros benefícios para manter o corpo saudável.

A relação entre as cenouras e a saúde ocular

as cenouras sao realmente boas para a visao 1

Há muito tempo se acredita que comer cenouras regularmente pode promover a saúde ocular e consequentemente melhorar a visão, principalmente à noite. No entanto, o que pouca gente sabe é que, embora exista uma verdade nisso, a associação entre a cenoura e uma boa visão surgiu a partir de um mito.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os pilotos da Força Aérea Britânica começaram a usar a tecnologia dos radares para mirar e abater os aviões inimigos. Só que, em um tentativa de manter essa nova tecnologia em segredo, a precisão visual dos pilotos britânicos (especialmente à noite) passou a ser atribuída à ingestão de cenouras. Consequentemente, isso levou ao surgimento de uma campanha de propaganda de longa data que passou a promover o consumo de cenouras como uma forma de obter uma melhor visão.

De fato, esse vínculo “embelezado” entre comer cenoura e melhorar a visão noturna foi tão bem promovido que essa ideia permanece viva até os dias de hoje. No entanto, é importante deixar claro que, embora as cenouras não sejam exatamente os alimentos mágicos para os olhos que foram apresentados durante a Segunda Guerra Mundial, elas realmente possuem certos compostos que são muito bons para a saúde dos olhos.

A riqueza em antioxidantes que beneficiam a saúde ocular

as cenouras sao realmente boas para a visao 2

As cenouras compõem uma fonte rica de betacaroteno e luteína, que são antioxidantes que podem ajudar a prevenir danos oculares causados ​​por radicais livres. Os radicais livres são compostos que podem levar ao surgimento de danos celulares, envelhecimento e doenças crônicas, incluindo doenças oculares, quando seus níveis se tornam exageradamente altos.

O betacaroteno é o composto que dá cor a muitas plantas vermelhas, laranja e amarelas. As cenouras alaranjadas são especialmente ricas em betacaroteno, que os nossos corpos tendem a converter em vitamina A. De fato, a deficiência de vitamina A pode levar à cegueira noturna, que geralmente é reversível com a suplementação dessa vitamina. Além disso, a vitamina A é necessária para formar a rodopsina, que é o pigmento roxo-avermelhado e sensível à luz presente nas células oculares que ajuda a enxergar à noite.

Vale destacar que o corpo humano tende a absorver e utilizar o betacaroteno com mais eficiência quando comemos cenouras cozidas em vez de cruas. Além disso, a vitamina A e seus precursores são solúveis em gordura. Portanto, comer cenouras com uma fonte de gordura pode até melhorar a sua absorção.

Já as cenouras mais amarelas tendem a apresentar quantidades maiores de luteína, o que pode ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, uma condição na qual a visão passa a ser perdida gradualmente.

Outros benefícios da cenoura para a saúde

as cenouras sao realmente boas para a visao 3

Como podemos perceber, as cenouras realmente promovem olhos saudáveis, mas existem muitas outras razões para comê-las. A maioria das pesquisas feitas em torno desse vegetal baseia-se na sua concentração de carotenoides, incluindo luteína, licopeno e betacaroteno. Assim, os benefícios das cenouras para a saúde geralmente incluem:

  • Apoiar a saúde digestiva. As cenouras são ricas em fibras, o que ajuda a prevenir a constipação. para se ter uma ideia, uma única cenoura contém cerca de 2 gramas de fibra, ou 8% do valor diário (VD). Além disso, comer cenouras também pode melhorar o fluxo das bactérias intestinais benéficas para a digestão;
  • Podem reduzir o risco de câncer. Alimentos ricos em fibras, como no caso da cenoura, podem ajudar a proteger o corpo contra o câncer de cólon, promovendo a regularidade digestiva. Além disso, outros antioxidantes presentes na cenoura já demonstraram ter efeitos anticancerígenos;
  • Podem estabilizar o volume de açúcar no sangue. As cenouras têm um baixo índice glicêmico (IG), o que significa que elas não causam um grande aumento dos níveis de açúcar no sangue quando você as come. Seu conteúdo de fibra também ajuda a estabilizar os níveis de açúcar, promovendo a prevenção contra doenças relacionadas ao excesso de glicose;
  • São boas para o coração. As cenouras são ricas em licopeno, que age como um antioxidante protetor do coração. A cenoura também pode reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta e níveis de colesterol;
  • Ajudam a proteger a pele. Embora não sejam tão eficazes quanto o filtro solar, os antioxidantes betacaroteno e licopeno podem ajudar a proteger a pele dos danos causados ​​pelo sol;
  • Podem suportar a perda de peso. As cenouras costumam apresentar baixos níveis de calorias, sem falar que são ricas em fibras. Por conta disso, comê-las aumenta a sensação de saciedade, o que pode evitar excessos na alimentação e ajudar na perda de peso.

Uma palavra final

as cenouras sao realmente boas para a visao 4

Com tudo o que analisamos ao longo deste artigo, podemos perceber que a ideia de que as cenouras promovem olhos saudáveis e uma boa visão se originou de um mito, mas isso não significa necessariamente que isso não seja verdade.

De fato, as cenouras são especialmente ricas em antioxidantes como a luteína e o betacaroteno, que já demonstraram em estudos ter a capacidade real de proteger os olhos. Além disso, as cenouras também podem beneficiar a digestão, o coração, a pele e a saúde geral.

É importante mencionar que, se você deseja manter os seus olhos saudáveis, também deve estabelecer outros hábitos regulares de proteção da visão, como se exercitar, usar óculos de sol nos dias ensolarados, limitar o tempo na frente de telas luminosas, comer uma dieta equilibrada e não fumar.

Muito interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!