As histórias de vingança protagonizadas por mulheres podem ser extremamente satisfatórias, até porque o lado feminino da sociedade muitas vezes é negligenciado e subestimado, embora grandes avanços tenham sido feitos nos últimos anos. Nos primeiros dias de Hollywood, a vingança das mulheres girava em torno da busca por um detetive para corrigir seus erros ou vingar seus agressores, mas a coisa tem mudado bastante desde então. Agora, elas fazem vingança com as suas próprias mãos!

Em essência, mulheres que desejam vingança têm sido um tema recorrente para a trama de vários filmes, geralmente à custa da percepção moderna de que as mulheres são capazes de resolver seus próprios problemas. Pensando nisso, nós do TriCurioso resolvemos listar alguns filmes muito interessantes que giram em torno de mulheres duronas com sede de vingança. Confira!

7. A Vigilante (2018)

filmes de vinganca protagonizados por mulheres 7

O longa-metragem ‘A Vigilante’ apresenta Olivia Wilde como você nunca a viu antes: notavelmente fria, surpreendentemente calculista e incrivelmente violenta. Ela estrela como uma mulher que foi vítima de abuso doméstico das piores maneiras, o que faz com que a protagonista prometa nunca mais deixar que ela (ou qualquer outra pessoa) passe por esse mesmo tipo de situação.

Depois que a notícia de suas façanhas se espalha, mulheres, homens e crianças a procuram por causa da sua marca patenteada de vingança, ao mesmo tempo em que ela se torna uma vigilante que persegue os agressores sem piedade. O filme também reconhece que as vítimas de abusos domésticos reagem aos ataques de várias maneiras diferentes, mas ao mesmo tempo sempre acabam compartilhando a mesma sensação de querer recuperar a saúde emocional após o trauma.

6. Menina Má.Com (2005)

filmes de vinganca protagonizados por mulheres 6

A premissa do filme começa quando uma adolescente chamada Haley (Ellen Page) encontra um fotógrafo (Patrick Wilson) em uma cafeteria que a convida para visitar sua casa. No entanto, o que ele não sabe é que Haley está plenamente consciente de suas segundas intenções e planeja garantir sua vingança antes mesmo do ato.

Quando ele pensa que atraiu o prêmio perfeito, a garota vira a mesa e o torna prisioneiro em sua própria casa. Ela o amarra e inicia sua própria marca de tortura psicológica que tende a manter qualquer telespectador grudado na tela até o momento final.

5. Carrie, A Estranha (1976)

filmes de vinganca protagonizados por mulheres 5

Na adaptação de 1976 do clássico romance de terror de Stephen King, Sissy Spacek interpreta Carrie White, uma garota tímida de uma família excessivamente religiosa que não é muito apreciada na escola. Enquanto ela luta para sobreviver ao abuso verbal de seus colegas de classe e até mesmo da sua própria mãe, ocorrências bizarras a fazem perceber que ela pode ter poderes sobrenaturais.

Um colega de classe empático (que por acaso é um dos garotos mais populares da escola) chega a convidá-la para o baile de formatura, fazendo com que ela tente se divertir, apesar de suas suspeitas. No entanto, suas verdadeiras motivações acabam sendo reveladas e o filme toma um rumo sombrio quando Carrie dá início a sua vingança.

4. Pieta (2012)

filmes de vinganca protagonizados por mulheres 4

Os filmes de vingança podem ser um gênero um tanto previsível, mas não é possível prever muito bem os caminhos tomados por ‘Pieta’, um filme sul-coreano bastante aclamado pela crítica.

Kang-do (Lee Jung-jing) é um agiota cujo trabalho é coletar pagamentos pendentes para seu chefe mafioso. Especificamente, Kang-do fere gravemente as pessoas para que seu chefe possa cobrar reivindicações de seguro. Ele faz o seu trabalho sem pensar em arrependimentos, até conhecer uma mulher (Jo Min-su) que afirma ser sua mãe e que passa a lhe dar lições dolorosas com relação ao seu comportamento hostil.

3. Valente (2007)

filmes de vinganca protagonizados por mulheres 3

O filme ‘Valente’ retrata de uma forma muito interessante o preço que a violência acarreta em uma pessoa que não está acostumada a ser o seu autor. Jodie Foster estrela o longa-metragem como uma mulher que é a única sobrevivente de um ataque enquanto passeava no parque com o seu namorado.

À medida que processa sua dor, ela decide se vingar dos homens que cometeram o assassinato. Enquanto ela passa pelo processo de compra de armas, aprendendo a usá-las e cometendo execuções, ela se vê obrigada a abraçar lados de si mesma que antes se recusava a reconhecer que estavam lá, o que é muito interessante, visto que a protagonista passa a se conhecer melhor justamente quando tenta colocar seus planos vingativos em prática.

2. Lady Vingança (2005)

filmes de vinganca protagonizados por mulheres 2

Quando Lee Geum-ja (Lee Yeong-ae) vai para a prisão ao ser injustamente acusada de sequestrar e matar crianças, ela passa 13 anos atrás das grades longe de sua filha. Durante esse período, ela fantasia em se vingar matando o policial que forçou a sua confissão, bem como o professor que se transformou no pivô da sua desgraça.

Parte da trilogia ‘Vingança’, de Park Chan-wook, que inclui o aclamado pela crítica ‘Oldboy’, ‘Lady Vingança’ é um thriller com um enredo bastante complexo que não é tão abertamente violento quanto os outros filmes do diretor, mas que ainda consegue ter uma conclusão satisfatória, especialmente para as jovens vítimas do verdadeiro assassino.

1. Kill Bill: Volume 1 (2003)

filmes de vinganca protagonizados por mulheres 1

O início de uma trilogia de filmes sem meias palavras com relaçãp à vingança nua e crua de uma mulher, ‘Kill Bill: Volume 1’ é a história de uma ex-assassina conhecida apenas como “A Noiva”, cujo dia do seu casamento foi destruído por seu ex-amante ciumento. De fato, ele foi responsável não apenas pelo desastre ocorrido naquele que deveria ser o dia mais feliz da vida da protagonista, mas também pela morte de seu filho ainda não nascido e pelo fato de que o seu ataque a colocou em coma por quatro anos.

Quando ela acorda no hospital, ela inicia a produção de uma lista de vingança preenchida com todos os nomes daqueles que contribuíram para que sua vida lhe fosse roubada. Ela sistematicamente rastreia cada pessoa em uma série de assassinatos em sua jornada rumo à vingança contra Bill. Cheio dos diálogos peculiares e do visual sanguinário característico de Quentin Tarantino, esse filme mostra que a vingança é um tema que pode render grandes produções do cinema.

E você, gosta de filmes com essa temática? Compartilhe o post e deixe o seu comentário logo abaixo!