Curiosidades, Entretenimento

7 coisas que você não sabia sobre os bastidores do filme do Doutor Estranho

7 coisas que você não sabia sobre os bastidores do filme do Doutor Estranho

Com efeitos visuais feitos para rivalizar com qualquer produção moderna e um elenco estelar incluindo nomes como Benedict Cumberbatch, Benedict Wong e Tilda Swinton, o filme ‘Doutor Estranho’, de 2016, serviu como um verdadeiro portal emissor de uma das mais novas, emocionantes e promissoras franquias solo do Universo Cinematográfico Marvel (MCU).

Agora que o arco da história do personagem Tony Stark chegou ao seu fim, provavelmente haverá um papel maior para Stephen Strange no MCU daqui para frente, à medida que ele observa o tecido do universo. De fato, o diretor Scott Derrickson já era incrivelmente apaixonado pelo Mago Supremo antes mesmo de conseguir levar a história da origem do personagem para as telonas.

Pensando nisso, listamos aqui alguns fatos místicos sobre os bastidores de ‘Doutor Estranho’ que todo fã deveria conhecer. Confira!

7. A cinematografia foi inspirada na animação ‘Fantasia’

Por mais incrível que possa parecer, o diretor de fotografia Ben Davis afirmou que uma das maiores influências usadas na cinematografia de ‘Doutor Estranho’ foi a animação ‘Fantasia’, lançada pela Disney no ano de 1940. Davis explicou como ‘Fantasia’ inspirou o estilo visual de ‘Doutor Estranho’ dizendo: “A animação tem um fundamento muito psicodélico… e eu aproveitei isso, eu acho, quando estava conversando com a Marvel sobre a produção do filme”.

O produtor Kevin Feige disse que a concepção da magia no MCU também foi influenciada pela trilogia ‘Matrix’, bem como pelos trabalhos dos cineastas Hayao Miyazaki e Stanley Kubrick.

6. Um astrofísico real trabalhou no filme

Na tentativa de aproximar a ficção da realidade, a Marvel Studios chegou a contratar um astrofísico chamado Adam Frank para trabalhar como consultor científico em ‘Doutor Estranho’. Na prática, ele ajudou os cineastas a descobrir como retratar seres humanos passando por mudanças no tempo e no espaço.

Frank até sugeriu algumas linhas de diálogo e determinados pontos de vista para os personagens. Já as cenas de afetar a realidade nas quais as cidades são dobradas, espelhadas e distorcidas foram influenciadas pela arte matemática de M.C. Escher.

5. O uso massivo da computação gráfica fez com que Mads Mikkelsen ficasse confuso em algumas cenas

Mads Mikkelsen, mais conhecido como o vilão Kaecilius, disse que, enquanto estava filmando algumas cenas do filme, ele chegou a perder a noção do que estava acontecendo ao seu redor, pois havia muitos efeitos de computação gráfica e telas verdes envolvidas, especialmente nas cenas ambientadas na Dimensão Espelhada.

Outro fato curioso com relação à Mikkelsen é que ele é o terceiro ator da Marvel a interpretar Hannibal Lecter, sendo que os dois anteriores foram Brian Cox, de ‘X-Men 2’, e Anthony Hopkins, da trilogia Thor. No caso de Mikkelsen, ele interpretou o psiquiatra canibalista em uma série da NBC.

4. O filme tem algumas referências do Pink Floyd

Há uma tonelada de referências à banda Pink Floyd escondidas em ‘Doutor Estranho’. Por exemplo, quando Strange decide qual relógio usar, a música “Interstellar Overdrive” pode ser ouvida na trilha sonora. Além disso, quando ele termina com Christine, ele aparece vestindo uma camiseta com a capa do álbum solo de Syd Barrett, ‘The Madcap Laughs’.

No entanto, o mais incrível de tudo é que as referências são recíprocas: o álbum ‘A Saucerful of Secrets’ do Pink Floyd inclui imagens do próprio Mago Supremo, retiradas da edição #158 da série de quadrinhos ‘Strange Tales’, além de fazer uma referência ao personagem na letra de “Cymbaline”.

3. Morgan Freeman chegou a ser considerado para o papel do Ancião

O Ancião é um homem asiático nos quadrinhos, então a decisão da Marvel de escalar uma mulher branca (Tilda Swinton) no papel acabou gerando muito controvérsia. De fato, alguns críticos consideraram a escolha como um exemplo do suposto processo de “branqueamento” que ocorre em alguns setores da indústria cinematográfica.

No entanto, o raciocínio de Kevin Feige e Scott Derrickson para tal mudança é que eles não queriam que o personagem aderisse aos estereótipos asiáticos, embora fosse possível criar um personagem asiático que não carregasse tais estereótipos. De fato, antes de decidir tornar o personagem uma mulher celta, atores como Morgan Freeman, Bill Nighy e Ken Watanabe chegaram a ser considerados.

2. Originalmente, a irmã de Strange, Donna, iria aparecer no filme

Nas histórias em quadrinhos, a morte da irmã mais nova de Stephen Strange, Donna, foi o que o inspirou a entrar no campo da medicina e a se tornar um médico cirurgião. Pouca gente sabe, mas a ideia inicial dos produtores era que isso também fosse retratado no filme, tanto é que a jovem atriz Lulu Wilson foi escalada para interpretar Donna e até chegou a participar das filmagens de algumas cenas.

No entanto, como o corte das cenas para a montagem do filme havia se tornado um processo mais complexo que o esperado, sem falar que havia preocupações com a duração do filme, todas as cenas com sua participação foram cortadas, o que deixou um tanto ambíguo o motivo pelo qual Strange se tornou médico.

1. Benedict Cumberbatch quase não conseguiu o papel de protagonista do filme

Benedict Cumberbatch sempre foi a principal escolha dos produtores para o papel de Stephen Strange no Universo Cinematográfico Marvel, mas o que pouca gente sabe é que ele quase teve que recusar a oferta, pois ele estava muito comprometido em interpretar Hamlet nos teatros na mesma época em que as gravações de ‘Doutor Estranho’ estavam marcadas para começar.

A opção alternativa analisada pelos produtores do filme foi Joaquin Phoenix, mas ele logo recusou o papel, pois relutava em assumir o compromisso de fazer os vários filmes exigidos pela Marvel. Foi só quando a data de lançamento de ‘Doutor Estranho’ foi adiada de julho de 2016 para novembro do mesmo ano que Cumberbatch foi capaz de participar das filmagens e assumir definitivamente o papel do Mago Supremo.

Curiosidades bem interessantes, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: