A década de 1970 foi uma era que ficou conhecida por ser palco de grandes mudanças no setor cinematográfico. Foi nesse período que Hollywood começou a se arriscar mais na criação de histórias ousadas, dando recursos a cineastas mais provocadores e visionários. Consequentemente, essa abordagem também chegou ao gênero de ficção científica, dando origem à criação de filmes ambiciosos que mudariam Hollywood para sempre.

A ambição das histórias e as técnicas de produção usadas nos filmes de ficção científica dos anos 70 apresentavam elementos diferentes de tudo o que já havia sido visto em Hollywood. Embora nem todos os filmes desse gênero tenham sido grandes sucessos de bilheteria nesta década, muitos deles deixaram sua marca e são lembrados até os dias de hoje.

Pensando nisso, listamos aqui alguns filmes de ficção científica dos anos 70 que continuam sendo impressionantes até mesmo para os padrões de hoje. Você vai ver que alguns filmes são verdadeiras obras-primas capazes de sobreviver à ação do tempo com maestria. Confira!

7. Solaris (1972)

filmes de ficcao cientifica que ainda sao relevantes nos dias de hoje 7

Andrei Tarkovsky é conhecido por seus filmes de ficção científica desafiadores, e Solaris está entre os melhores do tipo. A história segue um cientista que é enviado para uma estação espacial onde um tripulante havia morrido misteriosamente e outros pareciam ter ficado loucos. Enquanto ele investiga as ocorrências estranhas, ele começa a ter visões de sua esposa morta, dando origem a uma sequência de acontecimentos imprevisíveis.

O filme consegue abordar uma história pessoal e íntima no meio do cenário da ficção científica, o que é genial. Além disso, Tarkovsky também não teve receio de deixar a história ser contada de maneira lenta e hipnótica, o que a tornou ainda mais cativante.

6. Os Invasores de Corpos (1978)

filmes de ficcao cientifica que ainda sao relevantes nos dias de hoje 6

A história de Os Invasores de Corpos já foi contada várias vezes nas telonas, mas esse remake de 1978 é considerado o melhor de todos. O filme apresenta ótimas performances de Donald Sutherland, Jeff Goldblum e Leonard Nimoy na história de uma pequena cidade sendo lentamente dominada por alienígenas.

Há uma sensação estranha e paranoica em todo o filme, o que é extremamente eficaz, visto que a história fica cada vez mais tensa e fascinante, atraindo a atenção do público o tempo todo. É exatamente por conta disso que, mesmo depois de vários outros remakes, esse continua sendo o melhor relato da história.

5. Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)

filmes de ficcao cientifica que ainda sao relevantes nos dias de hoje 5

Nos anos 70, a carreira de Steven Spielberg no cinema estava decolando com um dos seus filmes de maior sucesso, Tubarão. No entanto, ele realmente passou a se consolidar como um grande contador de histórias com o seu próximo filme, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, que trata do fascínio por parte dos humanos de tentar encontrar vida inteligente no universo.

O filme é estrelado por Richard Dreyfus como um homem de família cuja vida é virada de cabeça para baixo após um encontro com um OVNI. O filme é repleto do tipo de magia característica das produções de Spielberg, o que ajuda a explicar por que esse longa continua sendo um de seus filmes mais relevantes até hoje.

4. Mad Max (1979)

filmes de ficcao cientifica que ainda sao relevantes nos dias de hoje 4

Mad Max: Estrada da Fúria provou para o público moderno que essa franquia ainda tem muita gasolina restante no tanque. No entanto, Mad Max, de 1979, é o filme que começou tudo e ainda se mantém como uma emocionante aventura de ficção científica misturada com ação.

Mel Gibson interpretou Max na primeira versão, ambientada em um mundo à beira da destruição, especialmente depois que a família de Max é morta por uma gangue de motoqueiros, o que o faz buscar vingança. Por mais selvagem que seja o filme mais recente da franquia, as cenas de ação do filme original continuam impressionantes até os dias de hoje.

3. Laranja Mecânica (1971)

filmes de ficcao cientifica que ainda sao relevantes nos dias de hoje 3

Stanley Kubrick já era considerado uma mente genial quando produziu em 1968 um dos maiores filmes de ficção científica já feitos: 2001 – Uma Odisseia no Espaço. Kubrick voltaria ao gênero anos mais tarde para a criação de um filme muito diferente e muito mais sombrio com Laranja Mecânica. O filme se passa em um futuro não muito distante e segue um jovem louco que passa seu tempo cometendo crimes hediondos com seus amigos. Eventualmente, ele acaba sendo preso e passa por um procedimento experimental para “curá-lo”.

Laranja Mecânica não é um filme fácil de assistir, pois apresenta um personagem principal incrivelmente desprezível, mas ainda assim é uma visão brilhante da natureza da violência combinada com uma bela dose de ficção científica.

2. Alien – O Oitavo Passageiro (1979)

filmes de ficcao cientifica que ainda sao relevantes nos dias de hoje 2

Ridley Scott dirigiu o filme de terror e ficção científica Alien – O Oitavo Passageiro em 1979, dando início a uma franquia que ainda está em andamento até os dias de hoje. O filme segue a história de uma pequena equipe de uma nave espacial industrial que responde ao sinal de um farol de emergência em um planeta estranho e logo se torna o alvo de uma criatura alienígena em constante evolução.

O design da criatura no filme se tornou um dos monstros mais icônicos de todos os tempos. O filme também apresentou a protagonista Ellen Ripley, interpretada por Sigourney Weaver, que se tornaria uma das maiores heroínas de ficção científica de todos os tempos. Sem dúvidas, Alien – O Oitavo Passageiro é um thriller intenso que consegue ser sangrento e brilhante nas medidas certas.

1. Star Wars (1977)

filmes de ficcao cientifica que ainda sao relevantes nos dias de hoje 1

É impossível falar sobre o gênero de ficção científica em geral sem citar Star Wars. A ambiciosa história espacial de George Lucas que conta com sabres de luz, batalhas espaciais e personagens memoráveis, mudou Hollywood para sempre e se tornou uma das maiores franquias do mundo do entretenimento.

Embora os fãs continuem divididos sobre a qualidade dos enredos dos filmes mais recentes, muitos deles relembram a primeira vez que foram apresentados a esta franquia como um momento significativo em suas vidas. De fato, ver o quão longe a franquia chegou e quão amada ela continua sendo prova que Star Wars é certamente um dos filmes mais importantes a da década de 70.

E você, curte filmes de ficção científica? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!