Se você costuma viajar por vários lugares ao redor do mundo, já deve ter visto flamingos andando de um lado para o outro com suas penas cor-de-rosa vibrantes que se destacam facilmente contra a paisagem ao redor. De fato, há muitas coisas estranhas que se destacam nesses pássaros, incluindo suas pernas extraordinariamente longas e seu comportamento “maníaco” em grupos, balançando os bicos para frente e para trás como se fofocassem com os vizinhos.

No entanto, não demora muito para você perceber que o detalhe mais peculiar compartilhado por esses animais é que eles costumam ficar apoiados em uma perna só por várias horas seguidas, até mesmo quando dormem! Como quase tudo na natureza selvagem pode ser explicado de alguma forma, ou pelo menos teorizado, a pergunta que fica é: por que os flamingos ficam apoiados em uma única perna?

Uma visão geral sobre os flamingos

por que os flamingos ficam apoiados em uma perna so 1

Para quem não ainda conhece os flamingos, eles são grandes pássaros que se reúnem em grandes bandos ao redor do mundo e são comumente reconhecidos por suas pernas em forma de gancho, cor rosa, preferências de habitat únicas e natureza social. Eles passam grande parte do tempo em fontes rasas de água, geralmente em águas altamente ácidas ou cáusticas, como piscinas de sal e lagoas de alta salinidade.

Embora isso possa parecer uma tortura para os seres humanos que podem ficar escaldados quando o banho é muito quente, os flamingos podem beber água doce quase fervente de gêiseres e nascentes, sem falar que eles têm muito pouca concorrência de outras espécies e predadores, pois poucas espécies estão dispostas a enfrentar essas águas. Além disso, a pele dura e semelhante a couro das suas pernas os protege de danos nas águas ricas em toxinas.

Os flamingos mergulham a cabeça debaixo d’água e capturam pequenos crustáceos e algas através de suas patas. Existem seis espécies de flamingos ao todo, sendo que elas tendem a variar entre tons de rosa, salmão e vermelho, devido às pequenas diferenças na dieta de frutos do mar. Basicamente, todos os flamingos gostam de camarão, que é rico em pigmentos carotenoides que dão às penas um tom rosado.

Todos esses comportamentos e adaptações incomuns, incluindo a sua escolha peculiar de habitat, estão claramente interconectados, tornando os flamingos uma ave estranha, mas que pode ser facilmente compreendida. O único problema é que, como os flamingos se adaptaram para viver em um ambiente extremo, a adaptação a qualquer outra coisa nova levará tempo, o que eles podem não ter.

Vale destacar que o aumento das atividades de mineração, os efeitos das mudanças climáticas e a pesca comercial podem ameaçar as áreas de alimentação e os ecossistemas dos quais essas aves dependem, portanto, apesar de seu número estar na casa dos milhões, suas áreas de criação e alimentação altamente específicas podem colocar essa espécie em risco.

Entendendo como e por que os flamingos ficam apoiados em uma única perna

por que os flamingos ficam apoiados em uma perna so 2

Ao longo dos anos, foram propostas muitas hipóteses sobre o motivo pelo qual os flamingos escolheriam alternar as pernas com tanta frequência, em vez de permanecerem firmes como os humanos. Alguns especialistas sugeriram que essa seria uma maneira de descansar os músculos em uma perna de cada vez, ou talvez uma maneira de conservar o calor, aproximando a perna do corpo.

Dado tudo o que sabemos até agora sobre o habitat e o comportamento dos flamingos, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia descobriram recentemente que a estrutura dos ossos e articulações que sustentam as pernas de um flamingo é um pouco contra-intuitiva, de modo que elas são menos estáveis ​​quando ambas as pernas estão em uso.

Quando um flamingo levanta uma perna, seu peso corporal é capaz de se deslocar para a frente e de se equilibrar perfeitamente na perna ereta abaixo do corpo. De fato, o estudo constatou que, curiosamente, é necessário menos esforço para ficar em uma perna do que em duas, tornando essa a posição preferida quando um flamingo não está andando, socializando ou alterando seu local de alimentação. Em outras palavras, é simplesmente uma postura mais fácil para o flamingo ficar estável e seguro.

Além disso, os flamingos podem permitir que apenas uma metade do cérebro adormeça, um fenômeno chamado “sono de ondas lentas unihemisférico”. Portanto, um flamingo pode realmente dormir em pé sobre uma perna, enquanto a parte do cérebro que controla a perna levantada repousa. Consequentemente, quando o pássaro quer dar uma folga à outra metade do cérebro, ele pode simplesmente trocar de perna e se acomodar confortavelmente em sua nova posição sem maiores problemas.

Uma palavra final

por que os flamingos ficam apoiados em uma perna so

Agora que já sabemos como os flamingos conseguem ficar apoiados em uma única perna, a questão que fica é: por que eles desenvolveram essa habilidade? Bem, existem algumas teses propostas para tentar explicar isso, como o fato de que ser capaz de dormir em pé no meio do bando é muito mais seguro do que encontrar um lugar em terra para se estabelecer, onde um predador poderia transformar esse pássaro rosa brilhante em uma refeição rápida.

Além disso, dada a toxicidade e a alta salinidade das águas em que os flamingos se encontram, é menos provável que os predadores mergulhem no local. Também é importante observar que, embora as pernas de um flamingo estejam cobertas por escamas protetoras, isso não acontece em todo o seu corpo. A terra circundante de poças e salinas do seu habitat também pode ter areia ou solo bastante ácido, o que pode ser desagradável para o animal se sentar ou dormir.

Por conta desses fatores, acredita-se que os flamingos desenvolveram pernas escamosas para que pudessem sobreviver em ambientes ácidos e longe da competição, consequentemente desenvolvendo o hábito de ficar de pé em uma perna com a ajuda dos seus padrões de sono unihemisféricos. No fim das contas, essas caraterísticas fizeram com que os flamingos se tornassem algumas das criaturas mais fascinantes e atraentes do mundo!

Criaturas muito interessantes, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!