Pois é minha gente, a dois anos atrás eu estava neste mesmo site escrevendo sobre o alistamento militar e hoje, com 18 anos, estou oficialmente servindo o Exército Brasileiro.  Durante toda minha vida ouvi falar sobre que esse momento iria chegar, afinal todos os homens da minha família serviram, porém a ficha só foi cair quando fui convocado no começo deste ano. Quem me conhece sabe que já faz um tempo que eu tenho uma barba e um cabelo razoavelmente grandes, quer dizer… tinha né, porque acabei que tive que raspar os dois para entrar para o exército. Mas você sabe o porquê disso? É realmente obrigatório o homem cortar o cabelo e raspar a barba quando for servir? Vamos descobrir agora!

Não vou mentir para vocês, eu realmente fiquei bem triste pelo fato de ter que raspar a barba e o cabelo para ter que servir (mais pela barba do que pelo cabelo), porém já vinha trabalhando isso dentro de mim e estava preparado para este momento, afinal todo homem de 18 anos tem plena consciência de que pode ser chamado ou não.

por que o homem tem que cortar o cabelo no

Bom, nesse pouco tempo que estou no exército, descobri que lá dentro tudo é padronizado, desde o jeito de se vestir a farda, até a forma de como se passa o cadarço no coturno, tudo lá tem um jeito correto de ser feito e com o corte de cabelo não é diferente. O homem de 18 anos, ao se tornar militar é obrigado a cortar se cabelo por uma questão de padronização da tropa, ou seja, para todos ficarem iguais. Questões de higiene também explicam o porque de militares terem que cortar o cabelo, afinal numa guerra o soldado não teria muito tempo para lavar seus cabelos, não é mesmo?

Mas como é feito esse corte de cabelo? É raspado na zero? Não, seu cabelo não será raspado na zero caso seja chamado para servir. Como eu disse anteriormente, pra tudo lá se existe um padrão, então vamos a explicação. O corte da nuca pode variar de quartel para quartel, alguns iram adotar passar maquina número 2, outros podem optar por um corte mais curto, como número 1,5. Já na parte de cima, onde os homens costumam fazer o famoso topete, será cortado com uma máquina número 3 (esse, diferente da nuca, não varia).

E por que temos que raspar a barba também?

Pois é, guerreiro… eu sei que é difícil, mas caso você seja convocado pode ir dando adeus a sua barba. No quartel não é permitido o uso da barba, em hipótese alguma, os superiores inclusive indicam raspar a barba todo dia, sem exceções. O uso da barba, pode levar a punições lá dentro (famoso faxinex).

por que o homem tem que cortar o cabelo no exercito 1

Os motivos de tal norma também se dirigem a higiene e padronização, afinal não será sempre que o militar poderá ter acesso a água, seja em campos de batalha ou de treinamento, ou seja, um rosto sem barba fica mais fácil de ser limpo, concorda?

Lembrando que apenas sargentos e subtenentes possuem a permissão de deixar os pelos faciais crescerem, sendo esse caso especifico restringido somente ao bigode. Nada de barba fechada.

E aí, o que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar para aquele amigo que vai se alistar esse ano 😀