Desde que o coronavírus foi descoberto lá na China em dezembro do ano passado, muitas coisas aconteceram, centenas e milhares de pessoas foram contaminadas, outras centenas morreram e algumas poucas pessoas tiveram curas clínicas.

Cientistas do mundo inteiro estão trabalhando incansavelmente para desvendar todos os mistérios por trás do novo vírus e enquanto isso, o governo decretou quarentena. Provavelmente você já viu circulando pelas redes sociais uma imagem dizendo que os cientistas descobriram um medicamento que ajuda a combater o coronavírus, mas afinal de contas, já existe mesmo algum medicamento capaz disso? É o que responderemos agora mesmo.

Já existe medicamentos para combater o coronavírus?

Entendendo o coronavírus

O coronavírus pertence à família de vírus chamada Coronaviridae, a nova variante do vírus foi encontrada na cidade de Wuhan, na China. O vírus passa de pessoa para pessoa e pode contaminar um outro indivíduo através da tosse, gotículas de saliva, espirro, catarro e principalmente através do contato próximo (abraço, aperto de mão e beijo) com outra pessoa que já esteja contaminada. Pessoas que tenham contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos também acabam contraindo a doença.

Os sintomas do coronavírus são parecidos com os da gripe, pacientes com a doença apresentam dificuldade de respirar, coriza, tosse, dor de garganta e febre, porém isso não quer dizer que dá para fazer o uso de medicamentos que já estamos acostumados quando apresentamos esses sintomas, por isso os cientistas estão realizando pesquisas e mais pesquisas.

Já existe medicamentos para combater o coronavírus?

Medicamentos em teste

Na última sexta (20/03), Salvador Illa, ministro da saúde da Espanha anunciou que que vários hospitais espanhóis iniciarão dois ensaios clínicos com pacientes para demonstrar a eficácia do remdesivir, medicamento que foi desenvolvido pela Gilead Sciences como um tratamento para a doença do vírus Ebola e infecções pelo vírus.

Três hospitais espanhóis já começaram a recrutar pacientes para realizar os testes e outros cinco devem aderir nos próximos dias. A hidroxicloroquina está sendo cogitada tanto para curar os casos mais graves como para tratar os mais leves e tentar reduzir a capacidade de transmissão do vírus. A hidroxicloroquina é baseada em um medicamento usado contra a malária há décadas e pode desempenhar um papel importante no tratamento do COVID-19, porém ainda está em fase de testes e estudos.

Já existe medicamentos para combater o coronavírus?

A busca pela vacina

Estados Unidos, China e Alemanha lideram as buscas pela vacina contra o coronavírus e na melhor das hipóteses, levarão cerca de 18 meses para que a preparação esteja completamente pronta para o uso generalizado. Aqui no Brasil, pesquisadores do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) também estão tentando desenvolver uma vacina contra o coronavírus.

Os pesquisadores brasileiros estão utilizando uma técnica diferente das que estão sendo usadas nos outros países, eles estão utilizando a plataforma tecnológica de mRNA que se baseia na inserção na vacina de moléculas sintéticas de RNA mensageiro (mRNA) que contêm as instruções para produção de alguma proteína reconhecível pelo sistema imunológico.

Já existe medicamentos para combater o coronavírus?

Por enquanto não existem medicamentos que sejam capazes de combater o coronavírus, porém as pesquisas continuam e esperamos que muito em breve possamos ter uma solução. Vale lembrar que a quarentena continua e todo cuidado é pouco nesse momento, então temos que lembrar de manter as nossas mãos sempre bem higienizadas e evitar ao máximo sair nas ruas.

Quais medidas você está tomando para se prevenir? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!