Ter um animal de estimação sempre foi meu sonho de infância, principalmente quando eu assistia seriados do Disney Channel e via os personagens com um. Durante um período da minha vida, pesquisei bastante sobre animaizinhos, dentre eles estava o cachorro (padrão de todo mundo, não é mesmo), o gato e também o hamster, afinal eles são muito fofinhos… bem, nem tão fofinhos assim. Estava conversando esses dias com um amigo meu e descobri que os hamsters, bichinhos tão bonitinhos, comem seus filhotes… Pois é, pasmem assim como eu. 

Tendo essa informação em mãos, decidi pesquisar um pouco pra saber o porque eles fazem isso e se era verídico, afinal fica até difícil de acreditar que uma coisa dessas possa acontecer, não é mesmo? 

por que o hamster come os filhotes

O Hamster é um dos animais de estimação  mais populares dentre a população, principalmente entre crianças, então não é de se estranhar a presença dos roedores em casas com pequeninos. Assim como todo animal, o hamster precisa de cuidados específicos, desde o tipo de alimentação, até o lugar onde ele vai viver (gaiolas ou afins). Mas o que muitos não sabem sobre esse pet é que comum ele comer os filhotes, isso mesmo. Lembrando que isso não é somente dele, há outros animais também que seguem essa tradição, mas hoje focaremos apenas no hamster. 

Vale ressaltar aqui que a progenitora nem sempre come o filhote logo após o parto, mas digamos que esse seria o procedimento habitual deles. Após uma investigação cientifica, alguns pontos foram listados para explicar este ocorrido e dentre eles estão: A mãe notar alguma anomalia ou sinal de fraqueza no filhote e por esse motivo querer manter apenas aqueles que ela tem certeza que conseguiram sobreviver. A presença do macho na jaula também pode irritar a hamster, levando ela a comer a cria.

por que o hamster come os filhotes 1

Outra coisa que pode levar a hamster a comer o filhote é ela dar luz a uma ninhada muito grande, podendo gerar muito estresse à progenitora, por esse motivo ela acaba ingerindo 2 ou 3 filhotes.  Se a mãe se sentir fraca após dar a luz, ela também pode comer alguma cria com o objetivo de se fortificar e obter os nutrientes necessários. 

Como evitar isso acontecer?

Se você tem hamsters e não quer que isso aconteça, essa parte do post é para você. Existem algumas técnicas para evitar que mãe coma os filhotes após o parto e eu listarei elas aqui pra vocês: É muito importante tirar o macho da jaula durante ou após o parto, para evitar que a progenitora se estresse. Ficar perto da jaula durante e após o parto também não é uma boa ideia, então sempre deixe a hamster em um local tranquilo e sozinha enquanto tem as crias. 

por que o hamster come os filhotes 2

Outra coisa: Não toque nas crias até elas terem no minimo 14 dias, porque se durante esse tempo elas tiverem o seu cheiro, as mães podem acabar rejeitando-as. Por final, lembre-se, a progenitora sempre têm que ter um alimento por perto, caso contrário o filhote pode virar este alimento. 

Mas e aí, o que achou? Comente logo abaixo! 😀